Günther aproveita toque de Vergne em Cassidy e vence em Nova York na Fórmula E
Maximilian Günther assistiu de camarote quando Jean-Éric Vergne tentou uma ultrapassagem sobre Nick Cassidy. Os dois se tocaram e abriram caminho para o alemão virar líder e vencer. Lucas Di Grassi teve corrida limpa e terminou em terceiro
Tudo indicava uma briga pela vitória apenas entre Nick Cassidy e Jean-Éric Vergne. Afinal, os dois estavam em primeiro e segundo desde a largada. Eis que uma tentativa estabanada de ultrapassagem do francês sobre o neozelandês abriu caminho para o triunfo de Maximilian Günther neste sábado (10) no eP de Nova York 1.
Vergne tentava forçar a barra para cima de Cassidy, que tinha menos bateria. Nick tentou fechar a porta, mas só conseguiu forçar um toque e custar tempo aos dois. Günther, que nada tinha a ver com a história, ganhou duas posições numa tacada só. Jean-Éric ainda salvou o segundo lugar, isso enquanto Lucas Di Grassi herdou o pódio.
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Cassidy ainda salvou o quarto lugar. Robin Frijns fechou o top-5, seguido por Sébastien Buemi e Oliver Rowland. A zona de pontos teve ainda André Lotterer, Sam Bird e René Rast.
A corrida teve um brasileiro no pódio. Para o outro, frustração tremenda. Sérgio Sette Câmara foi punido ainda nas voltas iniciais por infração técnica na largada. Cumprindo um drive-through, restou terminar em 18°, último dentre os que viram a bandeira quadriculada.
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Saiba como foi o eP de Nova York 1
A corrida começou com uma largada boa de Lynn, que subiu para segundo, mas só para por tudo a perder com um erro na freada da curva 1. Cassidy seguia liderando, ainda com Vergne em segundo. Buemi, Günther e Lynn fechavam o top-5. A zona de pontos chegou ao fim da primeira volta também com Di Grassi, Wehrlein, Sims, Rowland e Lotterer. Sette Câmara perdeu posições, surgindo em 15°.
Cassidy e Vergne ensaiavam abrir alguma vantagem na liderança, isso enquanto Buemi segurava quem vinha atrás. Ainda assim, os minutos iniciais de corrida eram de relativa calmaria.
O jogo só começou a mudar na volta 6, quando Lynn acionou o modo ataque. Só que não deu muito certo, com o britânico perdendo três posições e caindo para oitavo na missão de acionar potência extra. Günther e Di Grassi, percebendo que o rival da Mahindra tinha perdido tempo demais, acionaram o modo ataque também e nem perderam posição.
Vergne e Buemi acionaram o modo ataque na volta 7, sem perder posições também. O bicampeão era segundo colocado, e em condições de passar Cassidy. Foi por pouco, mas o novato conseguiu segurar a liderança após acionar a potência extra na volta 8.
A primeira rodada de modo ataque se encerrava com o seguinte top-5: Cassidy, Vergne, Buemi, Günther e Di Grassi. A novidade: o bicampeão era capaz de pressionar um pouco mais.
O primeiro grande incidente da corrida veio na volta 11. Wehrlein perdeu o ponto de freada e encheu a traseira de Lynn, que rodou e perdeu posição para Rowland. Só que o ex-F1 foi quem realmente se complicou: o volante ficou torto após o toque e o abandono foi inevitável.
Na volta 12, mudança nas posições de pódio: Günther passou Buemi, que claramente tinha menos ritmo do que os outros. Enquanto isso, Vergne acionava o segundo modo ataque para colocar pressão em Cassidy novamente. Não adiantou: o neozelandês acionou no giro seguinte e seguiu líder.
A corrida se aproximava da metade com uma full course yellow, o safety-car virtual da Fórmula E. O motivo: Evans teve problema mecânico e estacionou em trecho perigoso da pista. Na altura da relargada, o top-10 era o seguinte: Cassidy, Vergne, Günther, Di Grassi, Rowland, Frijns, Buemi, Lynn, Lotterer e Sims.
A corrida se aproximava dos 15 minutos finais ainda cozinhando em banho-maria. Cassidy apesar de liderar, tinha um problema sério: alto consumo de bateria. Eram 2% de energia a menos que Vergne. O novato precisava tirar o pé, segurando todo mundo no pelotão dianteiro.
A corrida chegava nos 10 minutos finais sem mudanças na briga pela vitória. Vergne já tinha até usado o FanBoost, sem sucesso. Mesmo que ainda em primeiro, Cassidy tinha a falta de bateria ainda como um perigo constante.
No fim das contas, o maior problema de Cassidy tinha nome, sobrenome e até nome do meio. Vergne mergulhou para fazer a ultrapassagem, um lance que terminou com os dois se tocando. Melhor para Günther que assumiu a primeira posição e partiu para a vitória.
Fórmula E 2020/21, eP de Nova York, Corrida 1:
1 | M GÜNTHER | BMW | 38 voltas | |
2 | J VERGNE | DS Techeetah | +2.072 | |
3 | L DI GRASSI | Audi | +2.832 | |
4 | N CASSIDY | Virgin Audi | +4.623 | |
5 | R FRIJNS | Virgin Audi | +5.239 | |
6 | S BUEMI | Nissan | +6.370 | |
7 | O ROWLAND | Nissan | +6.581 | |
8 | A LOTTERED | Porsche | +7.826 | |
9 | S BIRD | Jaguar | +8.489 | |
10 | R RAST | Audi | +11.917 | |
11 | A LYNN | Mahindra | +14.912 | |
12 | A DA COSTA | DS Techeetah | +15.289 | |
13 | N DE VRIES | Mercedes | +27.523 | |
14 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +27.698 | |
15 | N NATO | Venturi Mercedes | +28.472 | |
16 | T BLOMQVIST | NIO | +28.746 | |
17 | J ERIKSSON | Dragon Penske | +41.106 | |
18 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +49.849 | |
19 | J DENNIS | BMW | +8 voltas | NC |
20 | A SIMS | Mahingra | +9 voltas | NC |
21 | S VANDOORNE | Mercedes | +12 voltas | NC |
22 | M EVANS | Jaguar | +24 voltas | NC |
23 | O TURVEY | NIO | +27 voltas | NC |
24 | P WEHRLEIN | Porsche | +28 voltas | NC |