Evans ironiza direção de prova “inconsistente de forma consistente” e dispara: “Desgraça”

Uma punição controversa na corrida 1 do eP de Portland impediu que Mitch Evans vencesse a prova. O neozelandês, que seria líder do campeonato sem a decisão, não escondeu a revolta e disparou contra os comissários da Fórmula E após chegar em terceiro na corrida 2

Mitch Evans conseguiu fazer uma grande rodada dupla no eP de Portland da Fórmula E, no último fim de semana. Depois de garantir a pole para a corrida 1, o neozelandês cruzou a linha de chegada em primeiro; um dia depois, chegou em terceiro lugar. No entanto, a vitória de sábado (29) foi tirada do piloto da Jaguar devido a uma punição controversa por toque em Jake Hughes ainda na quinta volta — e a decisão da direção de prova revoltou Evans, que não escondeu a irritação após a segunda disputa.

Mitch classificou a decisão como uma “desgraça”, questionou a velocidade em torno do julgamento e ressaltou o fato de que teria ultrapassado Nick Cassidy no Mundial de Pilotos caso não fosse o incidente. Na ocasião, Evans não mexeu o volante, mas Hughes se moveu levemente para a direita, tocou a asa dianteira do neozelandês e sofreu com um furo de pneu.

“Ainda estou frustrado”, disse Evans. “Honestamente, acho que a decisão foi uma desgraça, mas fazer isso durante a corrida também foi. Essa realmente doeu e, para ser honesto, estou bem revoltado com isso. Não estou feliz. Isso não vai passar ao longo da noite, não vai desaparecer. Com aquele resultado, eu estaria liderando o campeonato”, disparou.

Evans imediatamente recebeu apoio de outros pilotos, que também não concordaram com a decisão. António Félix da Costa, que herdou a vitória da corrida 1 após a punição ao rival, concordou com a revolta de Mitch logo depois da corrida. Segundo o neozelandês, a direção de prova tem sido inconsistente de maneira consistente, o que resultou no desabafo após a disputa.

Ao invés de liderar o campeonato, Evans deixa Portland 12 pontos atrás de Cassidy (Foto: Jaguar)

“Então, espero que os caras naquela sala [dos comissários] percebam isso. Deixei muito claro que não estou feliz. E acho que precisamos discutir internamente alguns dos processos que serão feitos no futuro”, pontuou.

“Sobre consistência, acho que, por ironia, tem sido consistentemente inconsistente. Vou tentar deixar isso para trás, porque a frustração ainda está muito grande no meu sangue”, finalizou Evans.

Fórmula E 2024 chega ao fim com o eP de Londres, que acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.