Evans sai de 9º para bater Frijns e vencer eP de Roma 2022 na Fórmula E
Mitch Evans fez corrida sensacional em Roma e escalou o pelotão saindo do nono lugar para vencer primeira da temporada pela Jaguar. Robin Frijns e Stoffel Vandoorne completaram pódio da corrida 1
Mitch Evans fez uma corrida espetacular para vencer a corrida 1 do eP de Roma, neste sábado (9), pela temporada 2021/2022 da Fórmula E. O neozelandês da Jaguar largou em nono lugar, mas escalou o pelotão e assumiu a liderança com aproximadamente dez minutos para o encerramento da corrida — e não largou mais. Robin Frijns ocupou a liderança por boa parte da disputa, mas precisou se contentar com o segundo lugar. Após sair na pole, Stoffel Vandoorne completou o pódio em terceiro.
Em corrida bastante movimentada e com muita briga pela liderança, Robin Frijns e Stoffel Vandoorne brigaram pela liderança por boa parte da corrida, com a participação ocasional de Nyck de Vries e António Félix da Costa. No entanto, os pilotos não conseguiram manter o rendimento e viram a escalada de Mitch Evans, que tomou posição por posição até assumir a ponta.
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O final de semana da Fórmula E em Roma continua neste domingo, com a classificação para a corrida 2 às 5h40 e a segunda disputa a partir das 9h45 (sempre no horário de Brasília).
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Confira como foi a corrida 1 do eP de Roma:
Robin Frijns partiu para cima com tudo na largada, mas o pole Vandoorne conseguiu segurar o ímpeto do neerlandês até Oliver Rowland ficar atravessado na pista ainda no início e causar a primeira ativação de bandeira amarela. O britânico causou um verdadeiro engarrafamento, que segurou Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi e os dois carros da NIO, empurrando todos para o fundo do pelotão.
Com diversas mudanças de posição, o brasileiro Sérgio Sette Câmara conseguiu subir de 22º para 16º em meio à confusão. Maximilian Günther foi direto no muro e abandonou logo em seguida, e o safety-car foi acionado pela direção de prova. O top-6 se manteve na mesma ordem do início.
A corrida foi reiniciada com pouco mais de 34 minutos para o encerramento e o modo de ataque liberado para os pilotos. Os dois primeiros colocados conseguiram criar certa distância para o restante do pelotão, até que Frijns tentou a ultrapassagem. Porém, Vandoorne novamente segurou e Nyck De Vries conseguiu alcançá-los junto aos outros competidores.
Nick Cassidy e Oliver Askew foram os primeiros a fazerem uso do modo de ataque, que dá quatro minutos de potência extra aos pilotos. Em seu ano de estreia na Fórmula E e com dificuldades de adaptação à categoria, Antonio Giovinazzi começou a perder posições e foi rapidamente superado pelos experientes Di Grassi e Buemi.
A dupla da Porsche também partiu para o modo ataque, assim como António Félix Da Costa. Logo depois, Frijns enfim conseguiu passar por Vandoorne — sem modo de ataque — e assumiu a primeira posição. O português, por sua vez, retomou a quarta colocação de Vergne, companheiro de DS Techeetah, após perdê-la para ativar a potência extra, e ainda conseguiu tomar o segundo lugar do belga da Mercedes.
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Com pouco menos de 27 minutos para o encerramento da disputa, o líder do campeonato Edoardo Mortara foi punido em 5s por espremer Rowland na parede no momento do acidente ainda na primeira volta. Lá na frente, Frijns executou de maneira perfeita o modo de ataque após abrir vantagem para Da Costa e não perdeu a liderança. Com a potência extra, o piloto da Envision conseguiu se distanciar na ponta.
Com o fim do modo de ataque no carro do português, Vandoorne aproveitou que ainda possuía a potência extra para retomar a segunda colocação. De Vries ainda passou Da Costa e atrapalhou o piloto da DS Techeetag, que perdeu o quarto lugar para o companheiro Vergne.
Neste momento, o top-10 tinha Frijns, Vandoorne, De Vries, Vergne, Da Costa, Jake Dennis, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, André Lotterer e Sam Bird, nesta ordem.
Sem rendimento, Da Costa seguiu perdendo posições no grid. O português foi ultrapassado — e tocado — pela Andretti de Dennis e a Jaguar de Evans, que seguiram duelando — agora pelo quinto lugar. Vandoorne ainda conseguiu tomar a primeira colocação, mas Frijns recuperou a posição logo em seguida. Após criar vantagem em relação a Dennis, Evans foi para cima de Vergne e tomou o quarto lugar do francês.
Em franca ascensão no grid, Mitch Evans seguiu ganhando posições e ultrapassou a Mercedes de De Vries com pouco mais de 17 minutos de corrida pela frente. A briga seguiu pesada pela liderança, e Vandoorne novamente tomou a ponta de Frijns ao fazer manobra por fora.
Três pilotos se destacaram do restante do grid nos últimos 12 minutos, com Frijns ultrapassando Vandoorne pela liderança e Evans tomando o segundo lugar do belga logo em seguida. Os três carros passaram a brigar de forma ferrenha pela liderança e o neerlandês tentou segurar a ponta de todas as formas.
No entanto, Evans ainda tinha o modo de ataque ativado e aproveitou a reta para tomar a primeira colocação do piloto da Envision. O piloto da Jaguar, que largara da nona colocação, tomou a ponta com 10 minutos para o encerramento da corrida.
Enquanto Evans segurava a liderança de Frijns, Jake Dennis tomou a terceira posição de Vandoorne mas foi punido pela direção de prova, o que lhe faria perder o posto ao final da corrida. O britânico ignorou as adversidades e continuou indo para cima — e ainda tomou o segundo lugar de Frijns.
Com cinco minutos adicionados ao tempo de prova devido à entrada do safety-car ainda no início da corrida, Evans seguiu abrindo distância em relação a Vandoorne — que recuperou a segunda colocação. Punido, Dennis voltou a despencar no pelotão e perdeu posições para o belga, Vergne, Mortara e Bird. Com problemas, De Vries precisou abandonar — sem maiores explicações da Mercedes.
Frijns chegou a brigar pela vitória em boa parte da corrida, mas ia perdendo até mesmo o pódio na reta final e precisou ir para cima de Vergne para retomar o segundo lugar. A essa altura, Evans já havia aberto mais de 9s na liderança e não era nem visto pelos pilotos que brigavam pela segunda colocação. O neerlandês não se deu por satisfeito e ainda ultrapassou Vandoorne, ficando atrás apenas do líder.
Evans cruzou a linha de chegada com boa distância para o segundo colocado, Frijns. Vandoorne completou o pódio, enquanto Vergne, Bird, Da Costa, Mortara, Wehrlein, Cassidy e Lotterer fecharam o top-10.
Fórmula E 2021/2022, eP de Roma, Corrida 1:
1 | M EVANS | Jaguar | 27 voltas |
2 | R FRIJNS | Envision | +5.703 |
3 | S VANDOORNE | Mercedes | +6.966 |
4 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +7.553 |
5 | S BIRD | Jaguar | +7.877 |
6 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +8.971 |
7 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +13.356 |
8 | P WEHRLEIN | Porsche | +14.216 |
9 | N CASSIDY | Envision | +14.543 |
10 | A LOTTERER | Porsche | +19.339 |
11 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +19.731 |
12 | A SIMS | Mahindra | +24.758 |
13 | J DENNIS | Andretti | +25.029 |
14 | O ASKEW | Andretti | +28.039 |
15 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +28.645 |
16 | S BUEMI | Nissan | +28.865 |
17 | O TURVEY | NIO | +58.372 |
18 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | +1:07.231 |
19 | D TICKTUM | NIO | +1:19.306 |
20 | N DE VRIES | Mercedes | NC |
21 | O ROWLAND | Mahindra | NC |
22 | M GÜNTHER | Nissan | NC |