Evans sai de 9º para bater Frijns e vencer eP de Roma 2022 na Fórmula E

Mitch Evans fez corrida sensacional em Roma e escalou o pelotão saindo do nono lugar para vencer primeira da temporada pela Jaguar. Robin Frijns e Stoffel Vandoorne completaram pódio da corrida 1

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: CLASSIFICAÇÃO GP DA AUSTRÁLIA DE F1 | Briefing

Mitch Evans fez uma corrida espetacular para vencer a corrida 1 do eP de Roma, neste sábado (9), pela temporada 2021/2022 da Fórmula E. O neozelandês da Jaguar largou em nono lugar, mas escalou o pelotão e assumiu a liderança com aproximadamente dez minutos para o encerramento da corrida — e não largou mais. Robin Frijns ocupou a liderança por boa parte da disputa, mas precisou se contentar com o segundo lugar. Após sair na pole, Stoffel Vandoorne completou o pódio em terceiro.

Em corrida bastante movimentada e com muita briga pela liderança, Robin Frijns e Stoffel Vandoorne brigaram pela liderança por boa parte da corrida, com a participação ocasional de Nyck de Vries e António Félix da Costa. No entanto, os pilotos não conseguiram manter o rendimento e viram a escalada de Mitch Evans, que tomou posição por posição até assumir a ponta.

O final de semana da Fórmula E em Roma continua neste domingo, com a classificação para a corrida 2 às 5h40 e a segunda disputa a partir das 9h45 (sempre no horário de Brasília).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Largada do eP de Roma (Foto: FIA Fórmula E)

Confira como foi a corrida 1 do eP de Roma:

Robin Frijns partiu para cima com tudo na largada, mas o pole Vandoorne conseguiu segurar o ímpeto do neerlandês até Oliver Rowland ficar atravessado na pista ainda no início e causar a primeira ativação de bandeira amarela. O britânico causou um verdadeiro engarrafamento, que segurou Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi e os dois carros da NIO, empurrando todos para o fundo do pelotão.

Com diversas mudanças de posição, o brasileiro Sérgio Sette Câmara conseguiu subir de 22º para 16º em meio à confusão. Maximilian Günther foi direto no muro e abandonou logo em seguida, e o safety-car foi acionado pela direção de prova. O top-6 se manteve na mesma ordem do início.

Günther foi direto no muro e abandonou ainda na primeira volta (Foto: Reprodução/Fórmula E)

A corrida foi reiniciada com pouco mais de 34 minutos para o encerramento e o modo de ataque liberado para os pilotos. Os dois primeiros colocados conseguiram criar certa distância para o restante do pelotão, até que Frijns tentou a ultrapassagem. Porém, Vandoorne novamente segurou e Nyck De Vries conseguiu alcançá-los junto aos outros competidores.

Nick Cassidy e Oliver Askew foram os primeiros a fazerem uso do modo de ataque, que dá quatro minutos de potência extra aos pilotos. Em seu ano de estreia na Fórmula E e com dificuldades de adaptação à categoria, Antonio Giovinazzi começou a perder posições e foi rapidamente superado pelos experientes Di Grassi e Buemi.

A dupla da Porsche também partiu para o modo ataque, assim como António Félix Da Costa. Logo depois, Frijns enfim conseguiu passar por Vandoorne — sem modo de ataque — e assumiu a primeira posição. O português, por sua vez, retomou a quarta colocação de Vergne, companheiro de DS Techeetah, após perdê-la para ativar a potência extra, e ainda conseguiu tomar o segundo lugar do belga da Mercedes.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Robin Frinjs ultrapassa Stoffel Vandoorne e assume a liderança em Roma (Vídeo: FIA Fórmula E)

Com pouco menos de 27 minutos para o encerramento da disputa, o líder do campeonato Edoardo Mortara foi punido em 5s por espremer Rowland na parede no momento do acidente ainda na primeira volta. Lá na frente, Frijns executou de maneira perfeita o modo de ataque após abrir vantagem para Da Costa e não perdeu a liderança. Com a potência extra, o piloto da Envision conseguiu se distanciar na ponta.

Com o fim do modo de ataque no carro do português, Vandoorne aproveitou que ainda possuía a potência extra para retomar a segunda colocação. De Vries ainda passou Da Costa e atrapalhou o piloto da DS Techeetag, que perdeu o quarto lugar para o companheiro Vergne.

Neste momento, o top-10 tinha Frijns, Vandoorne, De Vries, Vergne, Da Costa, Jake Dennis, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, André Lotterer e Sam Bird, nesta ordem.

Sem rendimento, Da Costa seguiu perdendo posições no grid. O português foi ultrapassado — e tocado — pela Andretti de Dennis e a Jaguar de Evans, que seguiram duelando — agora pelo quinto lugar. Vandoorne ainda conseguiu tomar a primeira colocação, mas Frijns recuperou a posição logo em seguida. Após criar vantagem em relação a Dennis, Evans foi para cima de Vergne e tomou o quarto lugar do francês.

Em franca ascensão no grid, Mitch Evans seguiu ganhando posições e ultrapassou a Mercedes de De Vries com pouco mais de 17 minutos de corrida pela frente. A briga seguiu pesada pela liderança, e Vandoorne novamente tomou a ponta de Frijns ao fazer manobra por fora.

Mitch Evans fez corrida espetacular no eP de Roma para vencer pela Jaguar (Foto: FIA Fórmula E)

Três pilotos se destacaram do restante do grid nos últimos 12 minutos, com Frijns ultrapassando Vandoorne pela liderança e Evans tomando o segundo lugar do belga logo em seguida. Os três carros passaram a brigar de forma ferrenha pela liderança e o neerlandês tentou segurar a ponta de todas as formas.

No entanto, Evans ainda tinha o modo de ataque ativado e aproveitou a reta para tomar a primeira colocação do piloto da Envision. O piloto da Jaguar, que largara da nona colocação, tomou a ponta com 10 minutos para o encerramento da corrida.

Enquanto Evans segurava a liderança de Frijns, Jake Dennis tomou a terceira posição de Vandoorne mas foi punido pela direção de prova, o que lhe faria perder o posto ao final da corrida. O britânico ignorou as adversidades e continuou indo para cima — e ainda tomou o segundo lugar de Frijns.

Com cinco minutos adicionados ao tempo de prova devido à entrada do safety-car ainda no início da corrida, Evans seguiu abrindo distância em relação a Vandoorne — que recuperou a segunda colocação. Punido, Dennis voltou a despencar no pelotão e perdeu posições para o belga, Vergne, Mortara e Bird. Com problemas, De Vries precisou abandonar — sem maiores explicações da Mercedes.

Mitch Evans toca em Felix da Costa durante o eP de Roma (Vídeo: FIA Fórmula E)

Frijns chegou a brigar pela vitória em boa parte da corrida, mas ia perdendo até mesmo o pódio na reta final e precisou ir para cima de Vergne para retomar o segundo lugar. A essa altura, Evans já havia aberto mais de 9s na liderança e não era nem visto pelos pilotos que brigavam pela segunda colocação. O neerlandês não se deu por satisfeito e ainda ultrapassou Vandoorne, ficando atrás apenas do líder.

Evans cruzou a linha de chegada com boa distância para o segundo colocado, Frijns. Vandoorne completou o pódio, enquanto Vergne, Bird, Da Costa, Mortara, Wehrlein, Cassidy e Lotterer fecharam o top-10.

Mitch Evans cruza linha de chegada no eP de Roma e Jaguar explode em comemoração (Vídeo: FIA Fórmula E)

Fórmula E 2021/2022, eP de Roma, Corrida 1:

1M EVANSJaguar27 voltas
2R FRIJNSEnvision+5.703
3S VANDOORNEMercedes+6.966
4J.E VERGNEDS Techeetah+7.553
5S BIRDJaguar+7.877
6A.F DA COSTADS Techeetah+8.971
7E MORTARAVenturi Mercedes+13.356
8P WEHRLEINPorsche+14.216
9N CASSIDYEnvision+14.543
10A LOTTERERPorsche+19.339
11L DI GRASSIVenturi Mercedes+19.731
12A SIMSMahindra+24.758
13J DENNISAndretti+25.029
14O ASKEWAndretti+28.039
15S. SETTE CÂMARADragon Penske+28.645
16S BUEMINissan+28.865
17O TURVEYNIO+58.372
18A GIOVINAZZIDragon Penske+1:07.231
19D TICKTUMNIO+1:19.306
20N DE VRIESMercedesNC
21O ROWLANDMahindraNC
22M GÜNTHERNissanNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.