Evans admite torcida por mudança na ordem de forças da FE em 2023: “Esperamos por isso”
Em entrevista EXCLUSIVA ao GRANDE PRÊMIO, Mitch Evans admitiu torcer por uma mudança na ordem de forças da Fórmula E com a chegada da Era Gen3 e pediu Jaguar focada em classificações para superar vice-campeonato de 2022
A Fórmula E entra em uma nova fase em 2023, e a chegada da Era Gen3 traz os novíssimos carros de terceira geração pela primeira vez à categoria. E se a temporada 2021/2022 reservou o título mundial a Stoffel Vandoorne, da Mercedes, e o vice-campeonato a Mitch Evans, da Jaguar, o neozelandês acredita que uma mudança de regulamento pode reverter o sistema a favor do time britânico.
Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Evans admitiu esperar por uma mudança na ordem de forças da Fórmula E. Ao contrário do que foi visto no ano passado, a Porsche surgiu como a principal força em 2023, enquanto a Jaguar — no posto de segunda potência — busca encontrar caminhos para se equiparar ao poderio alemão.
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“Ótima pergunta. Acho que obviamente esperamos por isso [mudança na ordem de forças]”, admitiu Mitch. “Obviamente, é uma grande mudança para todos os envolvidos no campeonato, então cabe a nós tentar maximizar as regras do regulamento, para tentar produzir o melhor carro, e fazer com que ele tenha o máximo de desempenho quando entrar na pista”, destacou.
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“Acho que historicamente sempre fomos muito bons nisso, e as mudanças de regulamento do Gen2 foram bastante significativas. Acho que a equipe ficou mais forte desde então e que isso deve ser bom para nós, mas o tempo dirá”, disse o neozelandês.
E se a revolução técnica vivida pela Fórmula E pode fortalecer a Jaguar na busca pelo campeonato, Evans já sabe o que faltou no ano passado para ficar com a taça. O piloto da Jaguar chegou à última etapa da temporada, em Seul, como único piloto a ameaçar a conquista de Vandoorne, mas em um cenário já bastante improvável.
Assim, se o objetivo for brigar pelo título em 2023, o companheiro de Sam Bird acredita que o ritmo de classificação da Jaguar precisa melhorar em comparação ao ano passado. Afinal, Mitch precisou fazer verdadeiras corridas de recuperação em 2022 para somar pontos que poderiam vir em circunstâncias mais simples.
“Obviamente, sempre há coisas para serem trabalhadas, especialmente se você não vence [o campeonato]”, reconheceu. “Você olha, começa a analisar as coisas mais profundamente. Mas acho que provavelmente o que mais nos decepcionou foi conquistar posições medianas na classificação. Não foi bom o suficiente para recuperar muitas posições em muitas corridas”, analisou.

“Tivemos boas corridas, mas sempre meio que partindo do meio do grid e com posições iniciais que comprometeram o resultado final, em lugares que não estávamos alcançando os vencedores e aqueles que conseguem subir ao pódio”, disse. “Com base no ano passado, acho que é muito mais a classificação que precisamos trabalhar”, finalizou.
Se Evans busca melhorar o ritmo de classificação em 2023, o resultado tem sido satisfatório neste início de temporada. Com quatro corridas realizadas, o neozelandês foi eliminado na fase grupos apenas na estreia do campeonato, na Cidade do México.
Depois disso, Mitch foi às quartas de final em Diriyah 1, perdeu na final de Diriyah 2 para Jake Hughes e foi pole no eP de Hyderabad. Foram cinco duelos vencidos no ano, o que o coloca na segunda posição do quesito — empatado com Sébastien Buemi e a uma vitória do britânico da McLaren.
A próxima parada da Fórmula E acontece no sábado, dia 25 de fevereiro, com o eP da Cidade do Cabo — estreia da categoria na África do Sul. Além da cobertura completa no portal, o GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO, diretamente em nosso canal do YouTube.

