Evans vence segunda em Roma e completa rodada dupla perfeita na Fórmula E
Após triunfar na corrida de sábado, Mitch Evans novamente demonstrou domínio total do circuito de rua em Roma para sair do quarto lugar e vencer de forma incontestável sua segunda no final de semana
Mitch Evans repetiu a história contada no último sábado (9), quando saiu de nono na largada para vencer de forma espetacular a corrida 1 do final de semana da Fórmula E em Roma. Neste domingo, após sair em quarto, o neozelandês novamente não deu chances aos adversários e demonstrou que tem conhecimento total do circuito de rua para ultrapassar todos à sua frente e assumir a liderança com menos de dez minutos para o final da corrida.
O pole Jean-Èric Vergne terminou em segundo após batalhar com o rival da Jaguar pela vitória nas últimas curvas — após a retirada do último safety-car —, com Robin Frijns completando o pódio.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A corrida deste domingo ofereceu menos ultrapassagens que a de sábado, mas não foi menos movimentada ou emocionante. A briga pela liderança se estendeu novamente ao longo de toda a disputa, com alguns pilotos alternando-se no posto — até Jake Dennis, da Andretti, chegou a andar em segundo. No entanto, a habilidade de Mitch Evans nas ruas italianas e a estratégia da Jaguar se pagaram no final e o piloto venceu a segunda consecutiva no final de semana.
Confira como foi a Corrida 2 do eP de Roma:
A largada foi segura para o líder Vergne, mas Jake Dennis continuou o bom momento vivido na classificação e partiu com tudo para cima de André Lotterer para tomar o segundo lugar do piloto da Porsche na primeira curva. Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi se manteve no 12º lugar e Sérgio Sette Câmara perdeu o décimo lugar para Edoardo Mortara.
O top-10, a essa altura, tinha Vergne, Dennis, Lotterer, Mitch Evans, Sam Bird, Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne, António Félix da Costa e Mortara, nessa ordem.
A corrida continuou por alguns minutos sem alterações na ordem do grid, muito embora Lotterer tenha mantido forte pressão sobre Dennis pela segunda colocação — o piloto da Andretti, entretanto, conseguiu segurar o alemão em tentativa de ultrapassagem no Obelisco. Três minutos depois, o competidor da Porsche deu o troco e aproveitou a reta para enfim retomar a vice-liderança.
Enquanto isso, mais atrás no pelotão, Lucas Di Grassi tentava entrar no top-10 — o brasileiro ultrapassou o compatriota Sérgio Sette Câmara e se colocou logo atrás de seu companheiro de Venturi, Edoardo Mortara, o décimo.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
A briga continuou forte pelo pódio, e Mitch Evans deixou evidente que a vitória de sábado não foi um acidente. O neozelandês se manteve à frente do companheiro Sam Bird e ainda tomou a terceira posição de Dennis com 35 minutos para o final da disputa — tentou até mesmo passar Lotterer pelo segundo lugar, mas o alemão fechou a porta.
Na briga pelo top-10, Mortara foi para cima do português Da Costa — o nono. No entanto, o piloto da DS Techeetah não deu espaço para o suíço, que raspou o muro. Na confusão entre os dois, Di Grassi aproveitou para sair do 11º lugar e ganhar duas posições. Logo após o dano na parede, o líder do campeonato na chegada a Roma foi perdendo posições consecutivamente até abandonar a disputa.
O incidente não saiu barato para Félix da Costa, que foi punido em 5s pela direção de prova por espremer o piloto da Venturi em tentativa de ultrapassagem.
Lá na frente, Evans seguiu escalando o grid — pelo segundo dia seguido. O piloto da Jaguar pressionou André Lotterer até conseguir passar o alemão para conseguir o segundo lugar, após largar em quarto. No fundo do grid, Antonio Giovinazzi abandonou e ficou no meio da pista, causando a ativação do safety-car. Neste momento, Wehrlein (7º), Rowland (11º), Askew (15º) e Ticktum (18º) tinham o modo de ataque ativado e ficaram impedidos de ultrapassar.
Na relargada, Evans foi com tudo para cima do líder Vergne e ameaçou o francês pela primeira vez na corrida. Após vencer a corrida 1 largando em nono, o neozelandês saía do quarto lugar para novamente tomar a liderança nas ruas de Roma. Mais atrás no grid, Dennis não conseguia se manter entre os ponteiros e ia perdendo posições — passou a ser o sétimo.
Postulante à vitória durante a corrida de sábado, Robin Frijns fazia corrida mais discreta neste domingo. Ainda assim, encaixou melhor o ritmo após a relargada e ultrapassou Sam Bird, assumindo o quarto lugar. O piloto da Jaguar optou, então, por ativar o modo ataque — e perdeu o quinto posto para Vandoorne, antes de recuperar logo em seguida com a potência extra.
Os pilotos precisavam calcular exatamente o momento certo de usar o modo ataque, que teve uma configuração diferente na corrida 2. Enquanto no sábado cada piloto poderia ativar o modo duas vezes com direito a quatro minutos de potência, o domingo reservou apenas uma ativação para cada com oito minutos consecutivos.
Frijns conseguiu tomar o terceiro lugar de Lotterer quando o alemão optou por ativar o modo de ataque e continuou fazendo uso da potência extra para ultrapassar Vergne e Evans e assumir a liderança com 18 minutos para o final da corrida. Neste momento, o piloto da DS Techeetah também fez o traçado externo para ganhar potência e Evans passou a ser o único dos ponteiros a não usar o modo ataque — o que o derrubou para o terceiro lugar, atrás do carro da Porsche.
Com pouco tempo de modo ataque restante, Lotterer foi para cima de Frijns e tomou a liderança do neerlandês — com pouco mais de 11 minutos para o encerramento da corrida. No momento em que o safety-car entrou na pista — após acidente de Alexander Sims, que abandonou —, restavam pouco mais de dez minutos para o fim da disputa e Evans — o terceiro — era o único dos líderes que não havia ativado o modo de ataque.
Na relargada, pouco menos de seis minutos separavam os competidores do final da corrida, o que significava que Evans não poderia utilizar os oito minutos completos do modo de ataque. Ainda assim, o neozelandês ativou a potência extra e voltou em quarto, atrás de Vergne. O piloto da Jaguar, então, forçou a perseguição sobre a DS Techeetah e tomou o terceiro lugar.
Mitch seguiu na caça aos líderes enquanto a corrida ganhava cinco minutos extras devido às intervenções do safety-car. Nem precisou: em poucas curvas, Evans deixou tanto Frijns quanto Lotterer para trás e assumiu a liderança pelo segundo dia seguido em Roma. Vergne, então, aproveitou o momento para passar o alemão e tomar a segunda colocação. A jornada da Porsche seguiu piorando, pois André ainda perdeu o pódio para a Envision de Frijns.
Com pouco mais de um minuto para o encerramento da corrida, Nick Cassidy bateu forte no muro de proteção do circuito em incidente com Sam Bird e ambos abandonaram a corrida. Assim, mais um safety-car foi acionado pela direção de prova, que decidiu dar mais uma volta aos pilotos na relargada — o que gerou uma batalha feroz pelo primeiro lugar entre Evans e Vergne, que disparou atrás do líder.
O experiente bicampeão da categoria pressionou o piloto da Jaguar de todas as formas possíveis, mas Evans conseguiu segurar uma margem mínima para o rival da DS Techeetah por toda a última volta. Assim, o neozelandês completou um final de semana perfeito, com duas vitórias em duas corridas em Roma. Foi seu quarto triunfo na categoria, o terceiro no circuito italiano.
Fórmula E 2021/2022, eP de Roma, Corrida 2:
1 | M EVANS | Jaguar | 27 voltas |
2 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +0.584 |
3 | R FRIJNS | Envision | +1.606 |
4 | A LOTTERER | Porsche | +2.093 |
5 | S VANDOORNE | Mercedes | +2.756 |
6 | P WEHRLEIN | Porsche | +4.655 |
7 | O TURVEY | NIO | +7.097 |
8 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +8.680 |
9 | S BUEMI | Nissan | +8.796 |
10 | O ASKEW | Andretti | +10.429 |
11 | D TICKTUM | NIO | +11.130 |
12 | M GÜNTHER | Nissan | +11.221 |
13 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +12.309 |
14 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +13.134 |
15 | N DE VRIES | Mercedes | +14.207 |
16 | S BIRD | Jaguar | NC |
17 | N CASSIDY | Envision | NC |
18 | J DENNIS | Andretti | NC |
19 | A SIMS | Mahindra | NC |
20 | O ROWLAND | Mahindra | NC |
21 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | NC |
22 | E MORTARA | Venturi Mercedes | NC |