Evans vence segunda em Roma e completa rodada dupla perfeita na Fórmula E

Após triunfar na corrida de sábado, Mitch Evans novamente demonstrou domínio total do circuito de rua em Roma para sair do quarto lugar e vencer de forma incontestável sua segunda no final de semana

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DA AUSTRÁLIA DE F1 | Briefing

Mitch Evans repetiu a história contada no último sábado (9), quando saiu de nono na largada para vencer de forma espetacular a corrida 1 do final de semana da Fórmula E em Roma. Neste domingo, após sair em quarto, o neozelandês novamente não deu chances aos adversários e demonstrou que tem conhecimento total do circuito de rua para ultrapassar todos à sua frente e assumir a liderança com menos de dez minutos para o final da corrida.

O pole Jean-Èric Vergne terminou em segundo após batalhar com o rival da Jaguar pela vitória nas últimas curvas — após a retirada do último safety-car —, com Robin Frijns completando o pódio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A corrida deste domingo ofereceu menos ultrapassagens que a de sábado, mas não foi menos movimentada ou emocionante. A briga pela liderança se estendeu novamente ao longo de toda a disputa, com alguns pilotos alternando-se no posto — até Jake Dennis, da Andretti, chegou a andar em segundo. No entanto, a habilidade de Mitch Evans nas ruas italianas e a estratégia da Jaguar se pagaram no final e o piloto venceu a segunda consecutiva no final de semana.

Mitch Evans venceu as duas corridas disputadas em Roma neste final de semana (Foto: Fórmula E)

Confira como foi a Corrida 2 do eP de Roma:

A largada foi segura para o líder Vergne, mas Jake Dennis continuou o bom momento vivido na classificação e partiu com tudo para cima de André Lotterer para tomar o segundo lugar do piloto da Porsche na primeira curva. Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi se manteve no 12º lugar e Sérgio Sette Câmara perdeu o décimo lugar para Edoardo Mortara.

O top-10, a essa altura, tinha Vergne, Dennis, Lotterer, Mitch Evans, Sam Bird, Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne, António Félix da Costa e Mortara, nessa ordem.

A corrida continuou por alguns minutos sem alterações na ordem do grid, muito embora Lotterer tenha mantido forte pressão sobre Dennis pela segunda colocação — o piloto da Andretti, entretanto, conseguiu segurar o alemão em tentativa de ultrapassagem no Obelisco. Três minutos depois, o competidor da Porsche deu o troco e aproveitou a reta para enfim retomar a vice-liderança.

Enquanto isso, mais atrás no pelotão, Lucas Di Grassi tentava entrar no top-10 — o brasileiro ultrapassou o compatriota Sérgio Sette Câmara e se colocou logo atrás de seu companheiro de Venturi, Edoardo Mortara, o décimo.

Jake Dennis chegou a andar em segundo com a Andretti, mas foi impossível manter o ritmo (Foto: Fórmula E)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A briga continuou forte pelo pódio, e Mitch Evans deixou evidente que a vitória de sábado não foi um acidente. O neozelandês se manteve à frente do companheiro Sam Bird e ainda tomou a terceira posição de Dennis com 35 minutos para o final da disputa — tentou até mesmo passar Lotterer pelo segundo lugar, mas o alemão fechou a porta.

Na briga pelo top-10, Mortara foi para cima do português Da Costa — o nono. No entanto, o piloto da DS Techeetah não deu espaço para o suíço, que raspou o muro. Na confusão entre os dois, Di Grassi aproveitou para sair do 11º lugar e ganhar duas posições. Logo após o dano na parede, o líder do campeonato na chegada a Roma foi perdendo posições consecutivamente até abandonar a disputa.

O incidente não saiu barato para Félix da Costa, que foi punido em 5s pela direção de prova por espremer o piloto da Venturi em tentativa de ultrapassagem.

Lá na frente, Evans seguiu escalando o grid — pelo segundo dia seguido. O piloto da Jaguar pressionou André Lotterer até conseguir passar o alemão para conseguir o segundo lugar, após largar em quarto. No fundo do grid, Antonio Giovinazzi abandonou e ficou no meio da pista, causando a ativação do safety-car. Neste momento, Wehrlein (7º), Rowland (11º), Askew (15º) e Ticktum (18º) tinham o modo de ataque ativado e ficaram impedidos de ultrapassar.

Na relargada, Evans foi com tudo para cima do líder Vergne e ameaçou o francês pela primeira vez na corrida. Após vencer a corrida 1 largando em nono, o neozelandês saía do quarto lugar para novamente tomar a liderança nas ruas de Roma. Mais atrás no grid, Dennis não conseguia se manter entre os ponteiros e ia perdendo posições — passou a ser o sétimo.

Contato entre Da Costa e Mortara rendeu punição ao português e abandono ao suíço (Vídeo: Fórmula E)

Postulante à vitória durante a corrida de sábado, Robin Frijns fazia corrida mais discreta neste domingo. Ainda assim, encaixou melhor o ritmo após a relargada e ultrapassou Sam Bird, assumindo o quarto lugar. O piloto da Jaguar optou, então, por ativar o modo ataque — e perdeu o quinto posto para Vandoorne, antes de recuperar logo em seguida com a potência extra.

Os pilotos precisavam calcular exatamente o momento certo de usar o modo ataque, que teve uma configuração diferente na corrida 2. Enquanto no sábado cada piloto poderia ativar o modo duas vezes com direito a quatro minutos de potência, o domingo reservou apenas uma ativação para cada com oito minutos consecutivos.

Frijns conseguiu tomar o terceiro lugar de Lotterer quando o alemão optou por ativar o modo de ataque e continuou fazendo uso da potência extra para ultrapassar Vergne e Evans e assumir a liderança com 18 minutos para o final da corrida. Neste momento, o piloto da DS Techeetah também fez o traçado externo para ganhar potência e Evans passou a ser o único dos ponteiros a não usar o modo ataque — o que o derrubou para o terceiro lugar, atrás do carro da Porsche.

Evans ultrapassa Frijns e Lotterer para assumir a liderança do eP de Roma (Vídeo: Fórmula E)

Com pouco tempo de modo ataque restante, Lotterer foi para cima de Frijns e tomou a liderança do neerlandês — com pouco mais de 11 minutos para o encerramento da corrida. No momento em que o safety-car entrou na pista — após acidente de Alexander Sims, que abandonou —, restavam pouco mais de dez minutos para o fim da disputa e Evans — o terceiro — era o único dos líderes que não havia ativado o modo de ataque.

Na relargada, pouco menos de seis minutos separavam os competidores do final da corrida, o que significava que Evans não poderia utilizar os oito minutos completos do modo de ataque. Ainda assim, o neozelandês ativou a potência extra e voltou em quarto, atrás de Vergne. O piloto da Jaguar, então, forçou a perseguição sobre a DS Techeetah e tomou o terceiro lugar.

Mitch seguiu na caça aos líderes enquanto a corrida ganhava cinco minutos extras devido às intervenções do safety-car. Nem precisou: em poucas curvas, Evans deixou tanto Frijns quanto Lotterer para trás e assumiu a liderança pelo segundo dia seguido em Roma. Vergne, então, aproveitou o momento para passar o alemão e tomar a segunda colocação. A jornada da Porsche seguiu piorando, pois André ainda perdeu o pódio para a Envision de Frijns.

Com pouco mais de um minuto para o encerramento da corrida, Nick Cassidy bateu forte no muro de proteção do circuito em incidente com Sam Bird e ambos abandonaram a corrida. Assim, mais um safety-car foi acionado pela direção de prova, que decidiu dar mais uma volta aos pilotos na relargada — o que gerou uma batalha feroz pelo primeiro lugar entre Evans e Vergne, que disparou atrás do líder.

O experiente bicampeão da categoria pressionou o piloto da Jaguar de todas as formas possíveis, mas Evans conseguiu segurar uma margem mínima para o rival da DS Techeetah por toda a última volta. Assim, o neozelandês completou um final de semana perfeito, com duas vitórias em duas corridas em Roma. Foi seu quarto triunfo na categoria, o terceiro no circuito italiano.

Fórmula E 2021/2022, eP de Roma, Corrida 2:

1M EVANSJaguar27 voltas
2J.E VERGNEDS Techeetah+0.584
3R FRIJNSEnvision+1.606
4A LOTTERERPorsche+2.093
5S VANDOORNEMercedes+2.756
6P WEHRLEINPorsche+4.655
7O TURVEYNIO+7.097
8L DI GRASSIVenturi Mercedes+8.680
9S BUEMINissan+8.796
10O ASKEWAndretti+10.429
11D TICKTUMNIO+11.130
12M GÜNTHERNissan+11.221
13S. SETTE CÂMARADragon Penske+12.309
14A.F DA COSTADS Techeetah+13.134
15N DE VRIESMercedes+14.207
16S BIRDJaguarNC
17N CASSIDYEnvisionNC
18J DENNISAndrettiNC
19A SIMSMahindraNC
20O ROWLANDMahindraNC
21A GIOVINAZZIDragon PenskeNC
22E MORTARAVenturi MercedesNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.