Cassidy ressurge com Jaguar, bate Günther e crava pole no eP de Londres 2 da Fórmula E
Depois de não conseguir andar no TL3, Nick Cassidy foi resiliente para escalar na classificação e buscar ume pole heroica na Inglaterra e confirmar a briga pelo título da Fórmula E
Após a classificação para a corrida 1 do eP de Londres ser dominada por Mitch Evans, da Jaguar, no sábado (20), quem tomou as rédeas da sessão deste domingo (22) foi o outro piloto felino, Nick Cassidy. O #37 foi o mais rápido na final da fase de duelos, superou Maximilian Günther e ficou com a pole para a segunda e decisiva corrida da prova britânica com um giro impressionante de 1min09s871 — a mais rápida do fim de semana. Evans foi o terceiro e Pascal Wehrlein, da Porsche, fechou a segunda fila.
O top-10 foi completado por Robin Frijns, da Envision, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne, da DS Penske, Sam Bird, piloto McLaren, Oliver Rowland, da Nissan e António Félix da Costa, competidor da Porsche.
Entre os brasileiros Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, ficou pelo caminho no Grupo B, mas conseguiu uma importante vaga na sétima fila do grid. Sérgio Sette Câmara, da ERT, larga na nona fila.
O eP de Londres encerra a temporada 2023/24 da Fórmula E entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai. Ainda neste domingo, o início da transmissão da corrida 2 está marcado para 12h30.
Como foi a classificação da corrida 2 em Londres
Grupo A
O Grupo A começou com a expectativa sobre Nick Cassidy. O neozelandês, que briga pelo título da Fórmula E, ficou pelo caminho na classificação para a corrida 1 e teve o desempenho prejudicado também durante a prova, já que a ExCel Arena não permite muitas ultrapassagens. Além disso, o #37 não conseguiu nem registrar uma volta rápida no TL3 deste domingo.
Cassidy começou liderando o grupo com uma volta inicial, mas a ponta foi tomada por Oliver Rowland em seguida. O britânico fez 1min10s682 e passou a liderar a sessão, seguido de Jake Hughes, da McLaren, Pascal Wehrlein, da Porsche e Robin Frijns, da Envision.
Os pilotos foram para os boxes, fizeram os ajustes necessários e retornaram para mais voltas rápidas. Na retomada, Cassidy iniciou dois giros rápidos e voltou a ser competitivo. Fez uma volta de 1min10s323 e voltou liderar o primeiro grupo do dia. O tempo foi suficiente para, desta vez, classificar o piloto da Jaguar para a fase de duelos em primeiro, seguido do vencedor da corrida 1 em Londres, Wehrlein [1min10s468], o surpreendente Sam Bird, da McLaren [1min10s468] e Frijns [1min10s655].
Atual campeão mundial e protagonista negativo da corrida 1 pela agressividade, Jake Dennis não conseguiu levar a Andretti para a próxima fase e vai largar entre os últimos. Terceiro na corrida 1 e finalista na fase de duelos no sábado, Sébastien Buemi também acabou ficando pelo caminho e vai largar na nona fila.
Grupo B
O segundo e mais competitivo grupo da classificação para a corrida 2 começou com liderança de António Félix da Costa, que levou a Porsche ao primeiro lugar após um giro de 1min10s844. Stoffel Vandoorne tomou a ponta com a DS Penske em seguida ao cravar 1min10s632.
Os brasileiros Sette Câmara e Di Grassi começaram bem a disputa, assumindo terceira e quarta posições com 1min10s851 e 1min10s880, respectivamente. Pole na corrida 1 em Londres, Mitch Evans teve problemas na sua Jaguar e não conseguiu registrar uma volta competitiva nos primeiros minutos.
Os pilotos foram para os boxes, colocaram pneus novos e voltaram para mais voltas rápidas. No segundo stint da classificação, os tempos começaram a cair. Aí sim, Evans encaixou uma volta de 1min10s509 e tomou a ponta do selecionado.
Contudo, no último momento da classificação, Maximilian Günther surpreendeu ao registrar 1min10s395 e fechou o grupo na primeira posição com sua Maserati. Evans passou em segundo, seguido da dupla da DS Penske: Vandoorne [1min10s572] e Jean-Éric Vergne [1min10s592].
Di Grassi foi o sétimo mais rápido no grupo [1min10s748] e Sette Câmara ficou em nono [1min10s840]. Além dos brasileiro, Da Costa também foi eliminado e larga na quinta fila.
Quartas de Final
Sam Bird x Pascal Wehrlein
A primeira disputa da fase de duelos começou entre McLaren e Porsche. Bird surpreendeu e avançou na fase de grupos, mas não conseguiu superar o líder do Mundial de Pilotos. Wehrlein abriu dois décimos no segundo setor da pista e buscou a vaga para as semifinais com uma volta de 1min10s216.
Robin Frijns x Nick Cassidy
Na segunda disputa do dia, Frijns começou mais rápido, mas Cassidy abusou do poder do trem de força da Jaguar para se recuperar e subir para a fase seguinte. Com um giro de 1min10s212, o felino buscou a vaga e chegou para brigar com Wehrlein por uma vaga na decisão.
Stoffel Vandoorne x Mitch Evans
DS Penske e Jaguar iniciaram o terceiro duelo com Evans ligeiramente mais rápido. E terminou dessa forma. O piloto da Jaguar abriu três décimos durante a volta e conseguiu se classificar com tranquilidade em uma ótima volta: 1min10s200.
Jean-Éric Vergne x Maximilian Günther
No duelo dos intrusos, Vergne e Günther começaram a volta bastante equilibrados. No fim da volta, o alemão cravou 1min10s281, superou o francês e levou a Maserati às semifinais. Todos os classificados foram separados por menos de 0s1, na casa dos 1min10s2.
Semifinais
Nick Cassidy x Pascal Wehrlein
Na primeira semifinal, um duelo de peso entre dois postulantes ao título. Wehrlein começou abrindo sua volta mais rápido que o piloto da Jaguar, mas Cassidy se recuperou rapidamente. Na sequência, o neozelandês manteve o bom ritmo e avançou com um giro de 1min10s263, voltando com tudo para brigar pelo título da Fórmula E.
Mitch Evans x Maximilian Günther
A última decisão antes da grande final deu zebra. Günther cravou uma volta de 1min10s232, eliminou Evans e conseguiu uma vaga surpreendente na decisão pela pole da corrida 2 do eP de Londres com a Maserati.
Final
Nick Cassidy x Maximilian Günther
A grande final colocou frente a frente o resiliente Nick Cassidy e o surpreendente Maximilian Günther. Enquanto o piloto da Jaguar foi mal durante todo o sábado, o corredor da Maserati só não cravou um pódio na corrida 1 do eP de Londres porque teve problemas no carro.
E no duelo final, Cassidy abriu a volta rápida mais veloz, deslizou na prova e cravou uma volta impressionante de 1min09s871 para cravar a pole e esquentar a briga pelo título da Fórmula E.
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Fórmula E 2024, eP de Londres 2, 16ª Etapa, Grid de Largada:
1 | N CASSIDY | Jaguar | 1:09.871 | |
2 | M GÜNTHER | Maserati | 1:10.040 | +0.169 |
3 | M EVANS | Jaguar | 1:10.278 | +0.407 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:10.426 | +0.555 |
5 | R FRIJNS | Envision | 1:10.318 | +0.447 |
6 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:10.355 | +0.484 |
7 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:10.434 | +0.563 |
8 | S BIRD | McLaren | 1:10.598 | +0.727 |
9 | O ROWLAND | Nissan | 1:10.681 | +0.810 |
10 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:10.597 | +0.726 |
11 | J DARUVALA | Maserati | 1:10.759 | +0.888 |
12 | N NATO | Andretti | 1:10.745 | +0.874 |
13 | D TICKTUM | ERT | 1:10.790 | +0.919 |
14 | L DI GRASSI | ABT Cupra | 1:10.748 | +0.877 |
15 | J HUGHES | McLaren | 1:10.797 | +0.926 |
16 | N MÜLLER | ABT Cupra | 1:10.797 | +0.926 |
17 | S BUEMI | Envision | 1:10.800 | +0.929 |
18 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:10.840 | +0.969 |
19 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:10.922 | +1.051 |
20 | E MORTARA | Mahindra | 1:10.966 | +1.095 |
21 | J DENNIS | Andretti | 1:11.009 | +1.138 |
22 | N DE VRIES | Mahindra | 1:10.983 | +1.112 |