NIO renova acordo com Fórmula E e vira sexta equipe confirmada na era Gen3

A NIO também está confirmada na Fórmula E no longo prazo. A escuderia chinesa foi na contramão de Audi e BMW, de saída, e revelou planos de desenvolver o Gen3 de forma independente

Assista aos melhores momentos do GP da Emília-Romanha de F1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Pouco a pouco, o futuro da Fórmula E vai ficando mais claro. Depois de um período de incerteza, com BMW e Audi anunciando que deixam o certame ao fim de 2021, a categoria agora acumula escuderias confirmando envolvimento de longo prazo. A última a fazer isso é a NIO, que vai também ter seu próprio carro Gen3.

A NIO está na Fórmula E desde a temporada inaugural, em 2014/15, quando competia como Team China. Instabilidades administrativas, com repetidas trocas de chefia, significaram uma queda para o fim do grid. O foco agora é em um projeto independente para dar a volta por cima.

“Nós estamos vivendo o crescimento da Fórmula E desde sua fundação e, com o campeonato virando um Mundial da FIA, damos boas-vindas à terceira geração”, disse Vincent Wang, diretor-executivo da equipe. “Nós estivemos em uma série de encontros com a FIA e a Fórmula E a respeito do desenvolvimento técnico do Gen3. É um prazer estar na lista de montadoras que seguem na categoria. Ficamos no aguardo de novas mudanças na Fórmula E”, seguiu.

A NIO segue na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Além da NIO, outras cinco equipes já confirmaram que seguem na FE pelo menos até 2022/23, o primeiro ano do Gen3. São elas: DS Techeetah, Mahindra, Nissan, Porsche e Jaguar. Esta última ainda não teve um anúncio formal, mas já falou abertamente que chegou a um acordo. Tudo isso, claro, é música para os ouvidos do certame elétrico.

“A NIO 333 Racing Team confirma a intenção de competir na era Gen 3, o que é uma notícia fantástica e evidência da posição única da Fórmula E”, afirmou Jamie Reigle, diretor-executivo da FE. “A equipe tomou a decisão estratégica de desenvolver seu próprio trem de força para ter controle total sobre sua competitividade. Estamos ansiosos para trabalhar com a NIO e desenvolver a próxima fase da Fórmula E”, destacou.

NIO e FE voltam às pistas já neste fim de semana. A categoria realiza o eP de Valência, rodada dupla com as corridas 5 e 6 da temporada 2020/21.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.