Nissan fecha com Fenestraz para substituir Buemi na Fórmula E em 2023

De olho em um substituto para Sébastien Buemi, de saída para a Envision, Nissan buscou juventude e fechou com Sacha Fenestraz para 2023. A informação é do portal inglês The Race

FERRARI: ESPECIALISTA EM FRACASSO E DERROTA NA FÓRMULA 1 2022

A Nissan está próxima de anunciar o piloto francês Sacha Fenestraz como titular da equipe na disputa da próxima temporada da Fórmula E, em 2023. De acordo com informações do portal inglês The Race, o time japonês já entrou em acordo com o jovem de 23 anos — que atualmente disputa a Super Fórmula — para assumir o lugar de Sébastien Buemi, de saída da equipe rumo à Envision, no ano de estreia dos carros Gen3.

Fenestraz atualmente disputa sua quarta temporada pela Super Fórmula, categoria de monopostos japonesa, e ocupa o terceiro lugar na classificação do campeonato. Além disso, o francês trabalhou nos últimos três anos como piloto reserva da Jaguar e tem conhecimento da Fórmula E, atuando tanto nos simuladores como nos testes de pista da equipe — participou inclusive um teste de novatos em março de 2020, em Marrakech.

A chegada de Fenestraz resolve uma verdadeira dança das cadeiras na Fórmula E. Tudo começou com o retorno da Abt ao grid — a equipe alemã foi atrás de Robin Frijns e tirou o neerlandês da Envision. Assim, o time verde também se mexeu e fechou com Sébastien Buemi, então na Nissan. Com isso, os nipônicos optaram por fechar com Sacha para a vaga do campeão da temporada 2015/2016.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Buemi vai trocar a Nissan pela Envision após temporada apagada (Foto: Fórmula E)

Em relação ao outro assento do time, o mistério ainda vai continuar por algum tempo. Informações dão conta de que Maximilian Günther tem uma opção em contrato de continuar na equipe no ano que vem, mas ainda não exerceu. Assim, o companheiro de Fenestraz em 2023 continua sendo uma incógnita.

No último mês de julho, o portal The Race já havia surgido com a informação de que a Nissan estaria conversando com Norman Nato sobre um possível retorno ao grid após sua experiência com a Venturi, mas nenhum acordo foi divulgado entre as partes. Com a chegada de Fenestraz, no entanto, sobraria apenas a vaga de Günther para o francês.

O plano faria sentido para as intenções da equipe, que de acordo com o chefe Tommaso Volpe, gostaria de ter uma mistura de experiência com juventude na dupla titular de pilotos do ano que vem.

“Nós definitivamente vamos ter um piloto experiente, mas gostaríamos de também ter um piloto jovem porque estamos entrando na Gen3 com um plano de ficar a longo prazo”, explicou. “Achamos que esse é o momento certo para introduzir um novo piloto, ao invés de fazê-lo mais tarde. Você nunca sabe [como vai ser], porque tudo pode acontecer em termos de performance e acesso a outros talentos. Mas a temporada nove certamente representa a chance de termos um piloto jovem”, salientou.

Fenestraz atualmente disputa a Super Fórmula no Japão, mas vai retornar à Europa em 2023 (Foto: Masahide Kamio)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA MAIS
Buemi e Wehrlein se agridem e precisam ser separados por diretor da Andretti em Londres

E na intenção de ter um piloto jovem nos quadros da equipe, Volpe abordou justamente a contratação de Fenestraz — mas evitou dar qualquer tipo de confirmação e apenas admitiu que se trata de um piloto “interessante” para os planos da Nissan.

“Eu não vou confirmar nossos pilotos para a próxima temporada. Mas sobre Sacha [Fenestraz], sim, ele definitivamente é um piloto que interessa”, admitiu. “Ele tem um perfil internacional, mas o mais importante é que ele mostrou ser muito talentoso na sua idade. Ele venceu algumas corridas de rua, o que é muito interessante. Para uma marca como a Nissan, é uma razão adicional para se interessar. Então, posso confirmar que ele está na lista de nomes interessantes para nós”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.