No seco e no molhado, BMW lidera com Sims e Félix da Costa e fecha pré-temporada como protagonista

A montadora bávara, que estreia oficialmente no grid da FE nesta temporada, foi o grande destaque dos testes coletivos em Valência. Nesta sexta-feira, António Félix da Costa liderou numa manhã chuvosa, enquanto Alexander Sims foi o melhor da tarde

Há quase uma década, a Brawn assombrou o mundo da F1 com uma performance arrasadora nos testes da pré-temporada de 2009. Muitos duvidaram do potencial da equipe que havia acabado de adquirir a Honda, mas de fato o time recém-nascido foi para as cabeças com as incríveis conquistas do Mundial de Pilotos — com Jenson Button — e de Construtores. Se a história vai se repetir com a BMW na FE, só o tempo vai dizer, mas a montadora bávara foi dominante nos três dias de testes de pré-temporada nesta semana em Valência. Nesta sexta-feira (19), António Félix da Costa liderou durante uma manhã bem chuvosa. E, com o tempo seco, Alexander Sims cravou o melhor tempo do dia: 1min17s402.
 
Mesmo diante de condições atípicas, a Fórmula E refletiu nesta manhã um cenário que já foi mostrado nos últimos dias: a BMW como a mais rápida, DS Techeetah e Audi bem com Lucas Di Grassi, a Venturi de Felipe Massa entre os dez primeiros e a Jaguar focada nos trabalhos para acumular quilometragem e testar a confiabilidade do seu novo carro. Não à toa, Nelsinho Piquet e Mitch Evans foram os que mais andaram pela manhã e completaram 43 voltas cada.
António Félix da Costa foi o mais rápido pela manhã em Valência (Foto: BMW Motorsport)

Félix da Costa assinalou 1min24s870 e se posicionou em primeiro, 0s388 à frente do atual campeão Jean-Éric Vergne, da DS Techeetah. Pascal Wehrlein, que ainda está em fase de adaptação ao carro da Fórmula E, foi o terceiro com a Mahindra, seguido por Sims e Di Grassi. 

 
Sam Bird, com a Virgin que agora conta com a parceria técnica da Audi, marcou o sexto melhor tempo no primeiro período chuvoso, com Sébastien Buemi em sétimo com a Nissan. Felipe Massa marcou 39 voltas e finalizou em oitavo com a Venturi, enquanto Maximilian Günther, da Dragon, e André Lotterer, com o carro #36 da DS Techeetah, completando a lista dos dez primeiros.
 
Desta vez, a Nissan testou com seus dois carros, com Oliver Rowland ocupando o lugar outrora destinado a Alexander Albon, que negocia sua ida para a Toro Rosso na F1. O britânico terminou em 15º, três posições atrás de Nelsinho Piquet.
 
O tempo chuvoso persistiu até o começo da tarde, mas o clima melhorou e a pista secou ao longo da última sessão da pré-temporada. Com exceção de Edoardo Mortara, companheiro de Felipe Massa, todos os outros 21 pilotos marcaram tempo no segundo período.
 
Sims completou 51 voltas e, na melhor delas, aferiu 1min17s402 para ser o mais rápido da tarde e de toda a sexta-feira em Valência. O britânico colocou novamente a BMW na liderança, com Vergne novamente em segundo. Destaque para a Jaguar de Evans, que completou a sessão em terceiro, seguido pela Mahindra de Wehrlein e Günther em quinto lugar.
Alexander Sims colocou novamente a BMW na frente na pré-temporada da FE (Foto: BMW i Motorsport)

Robin Frijns, companheiro de equipe de Bird na Virgin, garantiu o sexto melhor tempo, com Gary Paffett, que corre pela estreante HWA, em sétimo. Bird foi o oitavo, com Buemi em nono e Di Grassi completando a lista dos dez primeiros. Antonio Fuoco, que assumiu os trabalhos do carro de José María ‘Pechito’ López à tarde, se posicionou em 11º com a Dragon. 

 
Massa, desta vez, registrou o 16º tempo da tarde e completou 30 voltas. Nelsinho Piquet novamente alcançou boa quilometragem com 41 giros no circuito Ricardo Tormo. O brasileiro da Jaguar foi o 19º colocado. No segundo período, quem mais andou foi Lotterer, com 56 voltas.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.