De Vries abre 2021 da Fórmula E com liderança no TL1 em Diriyah. Di Grassi é 3°

Nyck de Vries encontrou volta incrível no fim, liderando com quase 0s6 de vantagem na primeira sessão da temporada. Lucas Di Grassi foi melhor brasileiro, aparecendo em terceiro

Começou: após um hiato de longos seis meses, a Fórmula E voltou a colocar carros na pista em uma atividade oficial. O primeiro treino livre do eP de Diriyah 1, realizado nesta quinta-feira (25), abriu os trabalhos com liderança de Nyck de Vries, da Mercedes.

O holandês sobrou, com vantagem de 0s588, sendo o único na casa de 1min08s. André Lotterer, Lucas Di Grassi, Edoardo Mortara e Oliver Rowland completaram o top-5. O outro brasileiro no grid, Sérgio Sette Câmara, surgiu em 18°.

Apesar da liderança com folga de De Vries, a maioria da sessão se desenrolou sem favoritos claros. Nenhum piloto se estabeleceu na primeira posição por muito tempo, muito por conta da evolução constante de uma pista que começou bastante escorregadia e se tornou aderente aos poucos.

Nyck de Vries liderou o TL1 noturno (Foto: Fórmula E)

De um jeito ou de outro, chamou atenção a ausência da Techeetah nas primeiras posições. A atual campeã terminou o TL1 com António Félix da Costa em oitavo e Jean-Éric Vergne em 15°.

GUIA DA FE 2021
➠ Fichas: equipes e pilotos
➠ Em ano crucial, Di Grassi e Sette Câmara são coadjuvantes
➠ Da Costa e DS Techeetah dominam. Alguém tem resposta?
➠ Saídas de Audi e BMW machucam, mas não matam FE
Com regulamento igual, calendário vira grande novidade

Saiba como foi o TL1 do eP de Diriyah 1

A sessão começou às 18h15min, já na noite saudita e com holofotes criando um belo visual em Diriyah, nas redondezas de Riyadh, capital do país.

Os pilotos foram para a pista tão logo a bandeira verde foi agitada, focando em voltas de instalação em um primeiro momento. O teste era também para a direção de prova, que acionava bandeira amarela apenas para testar se o sistema funcionava normalmente, cumprindo protocolo.

O primeiro líder da sessão foi Robin Frijns, ainda com um tempo relativamente lento, de 1min14s994. Sébastien Buemi era o segundo colocado, mas errando e quase acertando a barreira de proteção no processo. Estava claro que o asfalto não tinha muita aderência ainda.

André Lotterer teve o segundo melhor tempo (Foto: Fórmula E)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Mais alguns minutos e uma inusitada dobradinha da Dragon se formou, com Nico Müller em primeiro e Sérgio Sette Câmara em segundo. O tempo de 1min13s339 era mais competitivo, mas dificilmente se sustentaria na liderança por muito mais tempo. René Rast resolveu isso, conseguindo 1min13s009.

Só que um leitor mais atento vai perceber que ainda falta citar a dupla de pilotos de uma certa equipe: a Techeetah. António Félix da Costa foi o primeiro abaixo da marca de 1min13s, conseguindo 1min12s764. Jean Éric Vergne, por sua vez, aparecia em terceiro.

Acontece que a natureza do treino livre, com todos forçando o carro o tempo todo, significava rápida evolução do asfalto. Pascal Wehrlein, Nyck de Vries, André Lotterer e Alex Lynn foram, um por um, tomando a liderança. Até que Lotterer se consolidou, já com menos de 30 minutos de sessão restando.

Lotterer foi que mais passou tempo em primeiro, mas nem isso seria permanente. E por causa de um brasileiro: Sérgio Sette Câmara tomou a liderança brevemente, depois vendo Evans estourar a boca do balão. O piloto da Jaguar foi o primeiro abaixo de 1min10s, mais exatamente com 1min09s492.

Era o começo da série de voltas com potência máxima nos últimos 10 minutos de TL1. Tudo estava equilibrado até De Vries abrir nada menos do que 0s6 de vantagem sobre a concorrência. Lotterer até subiu para segundo, diminuindo um pouco a distância, mas não a ponto de mudar o destino da sessão.

Fórmula E 2020/21, eP de Diriyah, corrida 1, treino livre 1:

1N DE VRIESMercedes1:08.693
2A LOTTERERPorsche1:09.281+0.588
3L DI GRASSIAudi1:09.327+0.634
4E MORTARAVenturi Mercedes1:09.392+0.699
5O ROWLANDNissan1:09.419+0.726
6A LYNNMahindra1:09.489+0.796
7M EVANSJaguar1:09.492+0.799
8A.F DA COSTADS Techeetah1:09.503+0.810
9R FRIJNSVirgin Audi1:09.552+0.859
10M GÜNTHERBMW1:09.614+0.921
11A SIMSMahindra1:09.703+1.010
12S VANDOORNEMercedes1:09.726+1.033
13T BLOMQVISTNIO1:09.764+1.071
14R RASTAudi1:09.779+1.086
15J.E VERGNEDS Techeetah1:09.799+1.106
16N MÜLLERDragon Penske1:09.897+1.204
17P WEHRLEINPorsche1:09.905+1.212
18S. SETTE CÂMARADragon Penske1:10.007+1.314
19S BUEMINissan1:10.032+1.339
20S BIRDJaguar1:10.066+1.373
21O TURVEYNIO1:10.088+1.395
22N NATOVenturi Mercedes1:10.124+1.431
23N CASSIDYVirgin Audi1:10.164+1.471
24J DENNISBMW1:10.441+1.748

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube