De Vries aproveita acidentes de rivais e é campeão da Fórmula E. Nato vence em Berlim
Em questão de duas voltas, Mitch Evans, Edoardo Mortara e Jake Dennis bateram e abandonaram. Isso abriu caminho para um título inédito de Nyck de Vries na Fórmula E
A Fórmula E tem um novo campeão, e da forma mais dramática possível. Nyck de Vries, que parecia ter problemas sérios após uma classificação ruim, conseguiu pelo menos manter o carro inteiro neste domingo (15) em Berlim. Foi suficiente: em uma corrida de rivais batendo e abandonando, o holandês confirmou o título.
A vitória ficou com Norman Nato, que já não tinha mais chances de título. É a primeira vitória do francês na categoria, levando a melhor em disputa com Oliver Rowland. O terceiro lugar coube a Stoffel Vandoorne, fechando o pódio. A zona de pontos teve ainda André Lotterer, Alexander Sims, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Nyck de Vries, René Rast e Tom Blomqvist.
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O resultado final da corrida é consequência do grande acidente da largada. Mitch Evans não conseguiu largar, se despedindo da briga pelo título. De quebra, Edoardo Mortara não conseguiu desviar da Jaguar estacionária e causou um acidente dos grandes. A bandeira vermelha foi necessária por aproximadamente 30 minutos.
A corrida recomeçou com Jake Dennis com grandes chances de ser campeão. Bastava apenas ganhar uma posição. Eis que o britânico perdeu controle ao tentar passar Buemi, batendo e abandonando. Depois disso, De Vries precisava apenas levar o carro até a linha de chegada, e assim o fez. O holandês se arriscou demais em brigas que pouco valiam, mas salvou o oitavo lugar.
Saiba como foi o eP de Berlim 2:
O céu de Berlim estava um pouco mais nublado, sem o sol brilhante de 24 horas antes. Ainda assim, não era problema: a última corrida de 2021 seria com pista seca e sem risco real de chuva.
Na largada, uma reviravolta inacreditável. Evans, favorito ao título por conta de um excelente treino classificatório, não conseguiu largar. O carro morreu no grid, virando um obstáculo para quem vinha atrás. Mortara encheu a traseira da Jaguar em um acidente dos grandes. Em um piscar de olhos, dois grandes candidatos ao título estavam eliminados. A bandeira vermelha foi acionada, dando aos fiscais de pista a calma necessária para limpar a bagunça.
Depois de 30 minutos de paralisação, a direção de prova autorizou o recomeço da prova. Seria uma largada lançada, após uma única volta de safety-car.
Na relargada, outra surpresa das grandes: Dennis, a uma posição de liderar o campeonato, perdeu controle do carro e bateu. Parecia problema mecânico, mas não foi: ao tentar ultrapassar Buemi, o novato perdeu o ponto de freada em erro bobo, abandonando no ato. Após uma breve bandeira amarela, a prova recomeçou.
A corrida finalmente ganhava ritmo de corrida, e com a seguinte zona de pontos: Vandoorne, Rowland, Sims, Nato, Blomqvist, Lotterer, Buemi, Wehrlein, De Vries e Sette Câmara. De Vries estava confirmando o título.
Rowland colocava pressão sobre Vandoorne em uma briga de dois pilotos que já não tinham esperanças de título. Nato e Sims acionaram o modo ataque bem cedo, com o francês ganhando posição.
Nato, aliás, voava. O piloto da Venturi também passou Rowland, que acionou o modo ataque uma volta depois. Vandoorne, que esperou demais, seguiu esperando e acabou perdendo a liderança.
Nato virava líder da corrida, e com Rowland em segundo. Sims era o terceiro, à frente de Vandoorne. De Vries subia para sétimo, mais do que suficiente para ser campeão. Depois de um começo frenético, a prova ficava mais calma.
De Vries, apesar da posição confortável na briga pelo título, não queria apenas manter posição. O holandês foi para cima e, com um uso eficiente do modo ataque, escalou para quarto. À frente até mesmo do companheiro Vandoorne, que passava a ser um valioso escudeiro.
Mais atrás, o campeonato perdia mais um candidato ao título. Tentando ultrapassar, Di Grassi prensou Da Costa contra o muro. O português estava fora de combate, e com um safety-car acionado faltando 13 minutos para o fim.
A relargada foi dada com a seguinte ordem: Nato, Rowland, Sims, De Vries, Lotterer, Vandoorne, Wehrlein, Blomqvist, Vergne e Buemi.
Rowland chegou muito perto de ultrapassar Nato na relargada, mas não conseguiu. Mais atrás, momentos de pânico: De Vries tentou ultrapassar Sims, mas só conseguiu perder tempo e arriscar danos ao carro. No fim dessa brincadeira, Nyck era sétimo.
A corrida seguia sem muita ação na briga pelas primeiras posições. Vandoorne virou o terceiro colocado, mas sem ritmo para alcançar os dois primeiros. Lá na frente, até mesmo Rowland tinha pouca ação contra Nato.
Fórmula E 2021, eP de Berlim, Tempelhof, Corrida 2, Resultado Final:
1 | N NATO | Venturi Mercedes | 36 voltas | |
2 | O ROWLAND | Nissan | +2.270 | |
3 | S VANDOORNE | Mercedes | +2.837 | |
4 | A LOTTERER | Porsche | +7.105 | |
5 | A SIMS | Mahindra | +8.453 | |
6 | P WEHRLEIN | Porsche | +8.847 | |
7 | S BIRD | Jaguar | +10.473 | |
8 | N DE VRIES | Mercedes | +11.108 | |
9 | R RAST | Audi | +12.189 | |
10 | T BLOMQVIST | NIO | +12.679 | |
11 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +13.437 | |
12 | R FRIJNS | Virgin Audi | +13.748 | |
13 | A LYNN | Mahindra | +14.366 | |
14 | S BUEMI | Nissan | +14.692 | |
15 | M GÜNTHER | BMW | +15.528 | |
16 | J ERIKSSON | Dragon Penske | +15.940 | |
17 | N CASSIDY | Virgin Audi | +16.306 | |
18 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +16.961 | |
19 | O TURVEY | NIO | +21.076 | |
20 | L DI GRASSI | Audi | +35.155 | |
21 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | NC | |
22 | J DENNIS | BMW | NC | |
23 | E MORTARA | Venturi Mercedes | NC | |
24 | M EVANS | Jaguar | NC |