Rowland supera dupla da Porsche e leva eP da Cidade do México da Fórmula E
Oliver Rowland se valeu da estratégia e de um safety-car tardio para frustrar a dupla da Porsche e vencer o eP da Cidade do México da Fórmula E. António Félix da Costa e Pascal Wehrlein finalizaram o pódio
O britânico Oliver Rowland frustrou o favoritismo da Porsche e saiu com a vitória no eP da Cidade do México da Fórmula E, disputado na tarde deste sábado (11). O piloto da Nissan se valeu de um safety-car após o abandono de David Beckmann, e com modo ataque ligado, superou três carros em uma volta para caminhar e vencer na categoria pela quarta vez.
Sem vitória, a Porsche se contentou com as outras posições no pódio. O português António Félix da Costa, que liderou boa parte da corrida, ficou na segunda posição. Pole-position e ponteiro no primeiro terço da prova, Pascal Wehrlein foi o terceiro.
Relacionadas
O inglês Jake Dennis chegou a liderar, mas terminou na quarta posição com a Andretti, puxando a dupla da DS Penske com o francês Jean-Éric Vergne e o alemão Maximilian Günther.
Stoffel Vandoorne conseguiu boa recuperação para levar a Maserati ao sétimo lugar. Nyck de Vries escapou da maiores incidentes com a Mahindra e foi oitavo, enquanto Nico Müller e Taylor Barnard finalizaram a lista dos pontos.
O brasileiro Lucas di Grassi cruzou a linha de chegada na 16ª posição. Por não ter utilizado todo o modo ataque, ele acabou punido em um drive-through que foi convertido em 27 segundos no tempo final, que o jogou para a 20ª posição.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A Fórmula E retorna nos dias 14 e 15 com a primeira rodada dupla da temporada, com corridas no circuito de rua de Jedá, na Arábia Saudita, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO e transmissão pelo YouTube.
Saiba como foi o eP da Cidade do México da Fórmula E:
A largada foi dada às 17h05 (de Brasília, GMT-3). Wehrlein partiu bem e segurou a liderança, puxando Da Costa, Vergne, Rowland e Dennis. A primeira volta aconteceu sem maiores incidentes. O maior destaque foi para Zane Maloney, que caiu para o 15º lugar. Oliver Rowland montou um ataque na curva 1 e tomou o primeiro posto em cima de Jean-Éric Vergne. Dan Ticktum levou um toque de Stoffel Vandoorne e caiu para último.
Em alta, Rowland iniciou a pressão sobre Da Costa. Andando no top-10, Edoardo Mortara sofreu um toque de Sam Bird e acabou precisando ir aos boxes. Enquanto isso, os líderes da corrida estavam conservadores e evitavam acionar o modo ataque.
A corrida chegou no primeiro terço com Wehrlein na liderança, seguido por Da Costa, Rowland, Vergne, Dennis, Müller, Günther, Evans, De Vries e Bird. Na volta 14, Pascal utilizou o modo ataque, assim como Jake Dennis e Jean-Éric Vergne. O alemão segurou a liderança, puxando Oliver Rowland no segundo lugar.
De modo ataque lidado, Dennis começou a pressionar Wehrlein pela liderança e eventualmente tomou a ponta. Enquanto isso, António Félix da Costa e Rowland aproveitaram para utilizar o sistema. No giro seguinte, foi a vez de Nico Müller e Mitch Evans. Jake seguia na liderança, com Pascal em segundo em Rowland em terceiro.
Com modo ataque ligado, Da Costa pegou a liderança. Dennis estava à frente de Wehrlein, mas começou a ser pressionado pelo alemão, que abriu mão da briga momentaneamente para utilizar o modo ataque, abrindo espaço para Jake Dennis e Nico Müller. O britânico Dennis optou por utilizar o modo ataque novamente e conseguiu ficar à frente de Pascal.
Da Costa também utilizou o modo ataque e viu Dennis assumir a ponta na volta 22. Porém, o português rapidamente deu o troco em cima do inglês. Wehrlein também cresceu e assumiu o segundo posto, formando novamente um 1-2 da Porsche, mas com o português na liderança.
Após o fim do modo ataque para os ponteiros, Da Costa seguia na liderança, com Wehrlein em segundo, Dennis em terceiro, Rowland em quarto e Müller em quinto. Evans, Vergne, Günther, De Vries e Beckmann finalizavam o top-10.
Beckmann perdeu a chance de somar pontos relevantes ao sofrer um choque com Zane Maloney e parar na entrada do estádio na volta 29, acionando uma bandeira amarela. Eventualmente, o safety-car entrou. Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther tinham o modo ataque no momento.
Na relargada, Oliver ainda tinha 1 minuto de modo ataque disponível e foi para cima de Jake Dennis, tomando o terceiro lugar. O piloto da Nissan também tirou Pascal Wehrlein da frente, assim como António Félix da Costa, tomando a ponta com 5 voltas para o fim. Porém, o safety-car veio novamente por causa de Mitch Evans, que abandonou.
Na relargada, Rowland tinha a liderança, perseguido por Da Costa e Wehrlein. A direção de prova optou por não adicionar novas voltas. Oliver sofreu com a pressão do português, mas venceu pela quarta vez na carreira.
Fórmula E 2024, eP da Cidade do México, Resultado Final:
1 | O. ROWLAND | Nissa, | 36 voltas |
2 | A. DA COSTA | Porsche | +0.400 |
3 | P. WEHRLEIN | Porsche | +1.855 |
4 | J. DENNIS | Andretti | +2.000 |
5 | J. VERGNE | DS Penske | +2.965 |
6 | M. GÜNTHER | DS Penske | +3.507 |
7 | S. VANDOORNE | Maserati | +4.491 |
8 | N. DE VRIES | Mahindra | +5.164 |
9 | N. MÜLLER | Andretti | +6.070 |
10 | J. HUGHES | Maserati | +8.564 |
11 | R. FRIJNS | Envision | +9.305 |
12 | N. CASSIDY | Jaguar | +10.821 |
13 | N. NATO | Nissan | +11.073 |
14 | T. BARNARD | McLaren | +12.234 |
15 | Z. MALONEY | Lola Yamaha ABT | +15.277 |
16 | D. TICKUM | Cupra Kiro | +15.693 |
17 | S. BUEMI | Envision | +19.806 |
18 | S. BIRD | McLaren | +21.329 |
19 | E. MORTARA | Mahindra | +24.044 |
20 | L. DI GRASSI | Lola Yamaha ABT | +39.841 |
21 | M. EVANS | Jaguar | Não completou |
22 | D. BECKMANN | Cupra Kiro | Não completou |