“Orgulhoso” de roupa nova, Bird estreia pela Jaguar em teste realizado em Oxfordshire

Sam Bird estreia pela Jaguar meses após firmar o acordo que passa a valer na temporada 2020/21. Após trabalho de simulador, enfim, pela primeira vez, foi para a pista do aeródromo de Oxfordshire com o novo carro da equipe inglesa

Único piloto a vencer ao menos uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E, Sam Bird começou, na manhã desta quinta-feira (15), o próximo capítulo da carreira na categoria dos carros elétricos: testou pela primeira vez com a Jaguar, equipe que passa a defender a partir desta temporada. O teste do novo bólido da marca do felino foi conduzido no aeródromo de Abingdon, em Oxfordshire, na Inglaterra.

Diferente da atual vice-campeã Nissan e.dams, a Jaguar pretende começar a temporada já com novo trem de força e carro atualizado, o I-Type 5. Bird terá ao lado Mitch Evans, piloto da Jaguar desde que a fábrica inglesa entrou no grid, na temporada 2016/17.

FÓRMULA E; JAGUAR; SAM BIRD;
Sam Bird vai representar a Jaguar na próxima temporada da Fórmula E (Foto: Jaguar Racing)

“Completei meu primeiro dia atrás do volante com a Jaguar em nosso desenvolvimento do Jaguar I-Type 5. Após algum tempo no simulador, foi ótimo voltar ao cockpit”, afirmou o piloto.

“Senti-me muito orgulhoso por colocar o macacão da Jaguar hoje cedo pela primeira vez e seguir na trilha dos ótimos pilotos que já competiram por esta fábrica. Estou conhecendo meus engenheiros e já há uma ótima relação que podemos continuar desenvolvendo”, disse.

“Mitch e eu passamos algum tempo juntos e estamos, ambos, famintos por trazer mais sucesso para a equipe. Temos uma longa temporada pela frente, mas começamos bem e estamos ansiosos pelo lançamento do carro da sétima temporada, no mês que vem, e os testes de pré-temporada em Valência”, finalizou.

Bird substitui James Calado no campeonato vindouro, no qual a equipe tenta apagar a decepção que ficou na maratona que encerrou a temporada 2019/20, em Berlim. Antes de chegar à Alemanha, Evans era segundo colocado no campeonato, apenas 11 pontos atrás do líder e com uma vitória (na Cidade do México), uma pole (Santiago) e pódios nessas duas provas na bagagem. Mas Evans fez somente 14 pontos nas últimas seis corridas e terminou 87 tentos atrás do campeão. Calado marcou somente dez pontos ao longo do ano.

Visando melhorar a estrutura de engenharia, a Jaguar aumentou o acordo com a empresa de tecnologia automotiva GKN que, entre outros trabalhos, desenvolve um novo sistema de resfriamento para o motor elétrico e enviará mais dois engenheiros de software para que trabalhem diretamente no dia a dia da equipe.

A pré-temporada da categoria está marcada para durar entre 28 de novembro e 2 de janeiro, em Valência, no circuito Ricardo Tormo.

Nissan confirma permanência de Buemi e Rowland.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.