Wehrlein bate Evans e conquista vitória imponente no eP de Londres 1 da Fórmula E
Pascal Wehrlein teve exibição digna de campeão para superar Mitch Evans e Sébastien Buemi para ficar com a vitória e retomar a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula E
Pascal Wehrlein foi cerebral para garantir uma vitória importantíssima da Porsche na corrida 1 do eP de Londres da Fórmula E. O alemão conseguiu uma ultrapassagem dupla em cima de Mitch Evans, da Jaguar e Sébastien Buemi, da Envision, para abrir distância e acionar duas vezes o modo ataque sem perder a liderança. Na sequência, o #94 só precisou se manter na primeira posição para buscar mais uma vitória na temporada 2023/24 da categoria.
Na sequência, Maximilian Günther quase levou a Maserati ao pódio após conseguir ultrapassar Evans, mas teve problemas no carro e precisou abandonar a quatro voltas para o fim da prova. O #9 da Jaguar foi o segundo e o #10 de Envision fechou o pódio em terceiro. Com a vitória, o alemão assume a liderança do Mundial de Pilotos e chega para a segunda prova, neste domingo (21), com chances reais de título. Nick Cassidy, então líder, foi o sétimo e garantiu alguns pontos para a definição do campeonato.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, e Sérgio Sette Câmara, da ERT, não chegaram a ensaiar uma corrida de recuperação tão forte, mas se aproveitaram das punições para finalizar a prova em 11º e 12º, respectivamente.
O eP de Londres acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

Como foi a corrida 1 do eP de Londres da Fórmula E
Em uma corrida um pouco mais longa do que os padrões da Fórmula E, os pilotos partiram para a primeira das 37 voltas muito próximos, focando na primeira parte em administrar bem o equipamento para tomar decisões mais ousadas no segundo trecho da corrida.
Evans conseguiu manter a primeira posição, seguido de Buemi, mas Wehrlein foi atacado por Nato e perdeu o terceiro lugar. Poucos metros adiante, Jake Dennis invadiu o espaço de Robin Frijns em uma das chicanes da pista, jogou o neerlandês no muro, provocou a primeira bandeira amarela e o acionamento do safety-car na prova. Além de Frijns, Sam Bird também acabou sendo atingido, ficou preso no carro da Envision e caiu para a última posição. Dennis foi punido em 10s pela direção de prova por causar o acidente.
Na retomada da corrida, os pilotos continuaram agressivos. António Félix da Costa ultrapassou Jean-Éric Vergne e assumiu a sexta posição, tentando escalar o grid e manter o gerenciamento da bateria ao mesmo tempo. Na volta 6, tudo foi por água abaixo. Primeiro, Vergne e Dennis se enroscaram. Em seguida, Oliver Rowland espalhou em uma das curvas e atingiu a Porsche de Da Costa, dando adeus às chances de título para ambos. O português teve a suspensão quebrada e foi obrigado a abandonar a corrida.
Buemi assumiu a ponta na nona volta e passou a controlar a corrida, mas continuou sendo perseguido de perto por Evans, Wehrlein e Norman Nato. Dennis voltou a protagonizar episódios lamentáveis na prova e forçou para cima de Cassidy, quase provocando outra batida. Totalmente agressivo, o britânico continuou forçando até a primeira metade da prova, mas recebeu uma bandeira branca e preta, alertando sobre a sua conduta na pista.
Buemi, Evans e Wehrlein seguiram a segunda metade da prova muito próximos, abrindo uma leve distância dos outros pilotos. Os competidores começaram a acionar o moto ataque, mas as ultrapassagens passaram a se tornar menos frequentes. Na volta 19, Cassidy tentou forçar para cima de Stoffel Vandoorne, foi tocado e atingiu o muro, mas conseguiu continuar na prova. Em um circuito muito espremido, o então líder do campeonato sofreu para ganhar posições e escalar o grid.
Na volta 22, a prova começou a ser definida. Wehrlein decidiu arriscar e fez uma ultrapassagem dupla sobre Evans e Buemi para tomar a ponta, abrir vantagem e acionar o moto ataque sem perder posições. Na volta seguinte, o alemão foi muito inteligente, conseguiu aumentar a potência do carro ao acionar o recurso adicional e continuou liderando a corrida. Como se não bastasse, fez isso duas vezes para cima de Evans.
Nas voltas finais, o piloto da Porsche passou a abrir vantagem para cravar a vitória e se colocar diretamente na disputa pelo título da Fórmula E, mas os planos foram adiados pelos incidentes de pista. A quatro voltas do fim, Nato e Sacha Fenestraz se enroscaram e provocaram mais um acionamento do safety-car para a retirada dos detritos da pista.
A paralisação chegou a ameaçar a vitória de do alemão, já que a Maserati de Günther tinha mais energia e era a segunda colocada, mas o alemão teve problemas no carro, abandonou a prova no fim e abriu caminho para a vitória do #94. Com mais uma bandeira amarela, Wehrlein só administrou e cruzou a linha de chegada em primeiro para alcançar a terceira vitória na temporada.
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Fórmula E 2024, eP de Londres, 15ª Etapa:
1 | P WEHRLEIN | Porsche | 39 voltas | |
2 | M EVANS | Jaguar | +0.617 | |
3 | S BUEMI | Envision | +1.457 | |
4 | N DE VRIES | Mahindra | +2.290 | |
5 | E MORTARA | Mahindra | +13.897 | |
6 | N MÜLLER | ABT Cupra | +14.227 | |
7 | N CASSIDY | Jaguar | +14.725 | |
8 | S BIRD | McLaren | +15.209 | |
9 | S VANDOORNE | DS Penske | +15.794 | |
10 | N NATO | Andretti | +16.515 | |
11 | L DI GRASSI | ABT Cupra | +16.977 | |
12 | S. SETTE CÂMARA | ERT | +17.419 | |
13 | D TICKTUM | ERT | +18.249 | |
14 | S FENESTRAZ | Nissan | +18.712 | |
15 | O ROWLAND | Nissan | +21.036 | |
16 | J DENNIS | Andretti | +33.186 | |
17 | J.E VERGNE | DS Penske | +45.199 | |
18 | J DARUVALA | Maserati | + 1 volta | |
19 | M GÜNTHER | Maserati | NC | |
20 | J HUGHES | McLaren | NC | |
21 | A.F DA COSTA | Porsche | NC | |
22 | R FRIJNS | Envision | NC |

