Wehrlein bate Evans e conquista vitória imponente no eP de Londres 1 da Fórmula E

Pascal Wehrlein teve exibição digna de campeão para superar Mitch Evans e Sébastien Buemi para ficar com a vitória e retomar a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula E

Pascal Wehrlein foi cerebral para garantir uma vitória importantíssima da Porsche na corrida 1 do eP de Londres da Fórmula E. O alemão conseguiu uma ultrapassagem dupla em cima de Mitch Evans, da Jaguar e Sébastien Buemi, da Envision, para abrir distância e acionar duas vezes o modo ataque sem perder a liderança. Na sequência, o #94 só precisou se manter na primeira posição para buscar mais uma vitória na temporada 2023/24 da categoria.

Na sequência, Maximilian Günther quase levou a Maserati ao pódio após conseguir ultrapassar Evans, mas teve problemas no carro e precisou abandonar a quatro voltas para o fim da prova. O #9 da Jaguar foi o segundo e o #10 de Envision fechou o pódio em terceiro. Com a vitória, o alemão assume a liderança do Mundial de Pilotos e chega para a segunda prova, neste domingo (21), com chances reais de título. Nick Cassidy, então líder, foi o sétimo e garantiu alguns pontos para a definição do campeonato.

Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, e Sérgio Sette Câmara, da ERT, não chegaram a ensaiar uma corrida de recuperação tão forte, mas se aproveitaram das punições para finalizar a prova em 11º e 12º, respectivamente.

eP de Londres acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

Pascal Wehrlein foi cerebral em Londres (Foto: Fórmula E)

Como foi a corrida 1 do eP de Londres da Fórmula E

Em uma corrida um pouco mais longa do que os padrões da Fórmula E, os pilotos partiram para a primeira das 37 voltas muito próximos, focando na primeira parte em administrar bem o equipamento para tomar decisões mais ousadas no segundo trecho da corrida.

Evans conseguiu manter a primeira posição, seguido de Buemi, mas Wehrlein foi atacado por Nato e perdeu o terceiro lugar. Poucos metros adiante, Jake Dennis invadiu o espaço de Robin Frijns em uma das chicanes da pista, jogou o neerlandês no muro, provocou a primeira bandeira amarela e o acionamento do safety-car na prova. Além de Frijns, Sam Bird também acabou sendo atingido, ficou preso no carro da Envision e caiu para a última posição. Dennis foi punido em 10s pela direção de prova por causar o acidente.

Na retomada da corrida, os pilotos continuaram agressivos. António Félix da Costa ultrapassou Jean-Éric Vergne e assumiu a sexta posição, tentando escalar o grid e manter o gerenciamento da bateria ao mesmo tempo. Na volta 6, tudo foi por água abaixo. Primeiro, Vergne e Dennis se enroscaram. Em seguida, Oliver Rowland espalhou em uma das curvas e atingiu a Porsche de Da Costa, dando adeus às chances de título para ambos. O português teve a suspensão quebrada e foi obrigado a abandonar a corrida.

Buemi assumiu a ponta na nona volta e passou a controlar a corrida, mas continuou sendo perseguido de perto por Evans, Wehrlein e Norman Nato. Dennis voltou a protagonizar episódios lamentáveis na prova e forçou para cima de Cassidy, quase provocando outra batida. Totalmente agressivo, o britânico continuou forçando até a primeira metade da prova, mas recebeu uma bandeira branca e preta, alertando sobre a sua conduta na pista.

Buemi, Evans e Wehrlein seguiram a segunda metade da prova muito próximos, abrindo uma leve distância dos outros pilotos. Os competidores começaram a acionar o moto ataque, mas as ultrapassagens passaram a se tornar menos frequentes. Na volta 19, Cassidy tentou forçar para cima de Stoffel Vandoorne, foi tocado e atingiu o muro, mas conseguiu continuar na prova. Em um circuito muito espremido, o então líder do campeonato sofreu para ganhar posições e escalar o grid.

Na volta 22, a prova começou a ser definida. Wehrlein decidiu arriscar e fez uma ultrapassagem dupla sobre Evans e Buemi para tomar a ponta, abrir vantagem e acionar o moto ataque sem perder posições. Na volta seguinte, o alemão foi muito inteligente, conseguiu aumentar a potência do carro ao acionar o recurso adicional e continuou liderando a corrida. Como se não bastasse, fez isso duas vezes para cima de Evans.

Nas voltas finais, o piloto da Porsche passou a abrir vantagem para cravar a vitória e se colocar diretamente na disputa pelo título da Fórmula E, mas os planos foram adiados pelos incidentes de pista. A quatro voltas do fim, Nato e Sacha Fenestraz se enroscaram e provocaram mais um acionamento do safety-car para a retirada dos detritos da pista.

A paralisação chegou a ameaçar a vitória de do alemão, já que a Maserati de Günther tinha mais energia e era a segunda colocada, mas o alemão teve problemas no carro, abandonou a prova no fim e abriu caminho para a vitória do #94. Com mais uma bandeira amarela, Wehrlein só administrou e cruzou a linha de chegada em primeiro para alcançar a terceira vitória na temporada.

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Fórmula E 2024, eP de Londres, 15ª Etapa:

1P WEHRLEINPorsche39 voltas
2M EVANSJaguar+0.617
3S BUEMIEnvision+1.457
4N DE VRIESMahindra+2.290
5E MORTARAMahindra+13.897
6N MÜLLERABT Cupra+14.227
7N CASSIDYJaguar+14.725
8S BIRDMcLaren+15.209
9S VANDOORNEDS Penske+15.794
10N NATOAndretti+16.515
11L DI GRASSIABT Cupra+16.977
12S. SETTE CÂMARAERT+17.419
13D TICKTUMERT+18.249
14S FENESTRAZNissan+18.712
15O ROWLANDNissan+21.036
16J DENNISAndretti+33.186
17J.E VERGNEDS Penske+45.199
18J DARUVALAMaserati+ 1 volta
19M GÜNTHERMaseratiNC
20J HUGHESMcLarenNC
21A.F DA COSTAPorscheNC
22R FRIJNSEnvisionNC
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