Wehrlein lidera dobradinha no México e leva Porsche à primeira vitória na Fórmula E

Pascal Wehrlein manteve velocidade da classificação para vencer sua primeira corrida na Fórmula E, e de quebra dar à Porsche seu primeiro triunfo na categoria. André Lotterer completou dobradinha em segundo lugar

‘I’M BACK’: HAMILTON REAPARECE. O QUE ESPERAR DELE NA FÓRMULA 1 2022?

Em corrida que guardou movimentação para a parte final da disputa, Pascal Wehrlein deu à Porsche sua primeira vitória na Fórmula E neste sábado (12), com André Lotterer completando a festa na segunda colocação. A equipe, que já havia demonstrado velocidade na classificação, conseguiu superar uma corrida que se tornou caótica no final na base da estratégia, economizando bateria no momento certo para dar o bote no fim. É o terceiro vencedor diferente em três corridas da Fórmula E, logo após Nyck De Vries e Edoardo Mortara triunfarem em Diriyah, na primeira etapa.

A corrida apresentou bastante disputa entre os primeiros colocados, com diversos pilotos assumindo a primeira colocação em momentos distintos. André Lotterer chegou a perder algumas posições após cair de rendimento no meio da corrida, mas ficou claro que tratava-se de uma estratégia da Porsche para economizar bateria e recuperar terreno no final. Deu certo, e os dois pilotos da equipes conseguiram uma vantagem confortável para o terceiro colocado, Jean-Èric Vergne.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

António Félix da Costa concluiu um bom resultado para a DS Techeetah, logo atrás de seu companheiro de equipe na quarta colocação. Vencedor da corrida 2 em Diriyah, Edoardo Mortara terminou em quinto com a Venturi após liderar boa parte da disputa, à frente do vencedor da prova de estreia na Arábia Saudita, Nyck De Vries. Robin Frijns, Sébastien Buemi, Maximilian Günther e Jake Dennis completaram o top-10.

Wehrlein manteve ritmo da classificação e deu à Porsche sua primeira vitória na Fórmula E (Foto: Porsche)

Confira como foi o eP da Cidade do México:

Apesar de ter feito boa largada, Mortara viu Wehrlein atacar para manter a posição ainda antes da primeira curva. No meio do pelotão, a briga foi ferrenha entre os carros de Nissan e Andretti. Após largar em 14º, Lucas Di Grassi conseguiu ganhar três posições na primeira volta e passou a perseguir Max Günther para entrar no top-10.

Com 42 minutos para o encerramento da corrida, Alexander Sims foi o primeiro a abandonar e parou sua Mahindra na pista, causando a ativação da bandeira amarela. Neste momento, o top-10 tinha Wehrlein, Mortara, Lotterer, Vergne, Da Costa, De Vries, Frijns, Cassidy, Vandoorne e Günther.

Lotterer inaugurou o modo ataque na disputa e não perdeu a terceira posição na relargada, logo antes de Frijns ultrapassar o atual campeão De Vries pela sexta colocação. Na volta seguinte, foi a vez do segundo colocado Mortara fazer a ativação do modo ataque, o que permitiu a aproximação direta da Porsche de Lotterer.

Sentindo a aproximação dos carros de trás, o líder Wehrlein também optou pelo modo ataque no giro seguinte, momento em que o relógio marcava 36 minutos para o final da corrida. No entanto, não foi o suficiente para segurar Mortara, que ainda tinha a potência extra e assumiu a liderança na reta principal. No fundo do grid, Antonio Giovinazzi também utilizou o modo ataque para ganhar a 17ª posição de Oliver Askew.

André Lotterer mais uma vez não conseguiu repetir o desempenho da classificação na corrida (Foto: Porsche)

Di Grassi enfim herdou a décima posição de Günther no momento que o alemão optou por ativar o modo ataque, logo antes da direção de prova anunciar uma investigação entre os dois carros por um toque na curva 1 — que não deu em nada. Em briga interna na DS Techeetah, Vergne e Da Costa brigavam pela quarta colocação enquanto Vandoorne ultrapassava De Vries pelo oitavo posto em outro duelo direto entre companheiros de equipe.

Os dois carros da DS Techeetah acabaram levando vantagem mesmo com a disputa interna e conseguiram ultrapassar a Porsche de André Lotterer, que já colocava em prática a estratégia da Porsche e perdia posições para recuperar no final. Vergne ainda conseguiu partir para cima de Wherlein, companheiro do alemão, para tomar o segundo posto. No meio do pelotão, De Vries seguia perdendo rendimento e viu Di Grassi tomar a nona colocação. Vandoorne, por outro lado, alcançou a Envision de Nick Cassidy e passou a ser o sétimo.

A corrida do português Da Costa sofreu um forte baque com 28 minutos para o encerramento da disputa, quando tocou no carro de Wehrlein em disputa pelo terceiro lugar e danificou a carenagem acima da roda esquerda. Assim, perdeu duas posições consecutivamente para Lotterer e Frijns, que utilizavam o modo ataque. Cassidy, então, deu o troco em Vandoorne e retomou a sétima colocação.

Recuperado do problema no carro, Da Costa utilizou o modo ataque para tomar a quinta posição de Frijns enquanto seu companheiro de equipe, Vergne, tentava de todas as formas ultrapassar Mortara na liderança. Além dos ponteiros, Wehrlein, Lotterer, Da Costa, Frijns, Cassidy, Di Grassi, Vandoorne e De Vries completavam o top-10.

Jean-Éric Vergne no eP da Cidade do México (Foto: DS Techeetah)

Frijns partiu para cima de Da Costa na tentativa de tomar o quinto lugar, mas o português utilizou o fan boost para segurar a posição. No entanto, quando alcançaram a reta principal, não teve jeito: o holandês atacou novamente o piloto da DS Techeetah e assumiu a quinta colocação. Logo atrás, Vandoorne e Di Grassi se tocaram no momento em que o belga retomou o sétimo posto.

Sam Bird, em mais uma corrida sem brilho, perdeu o 12º lugar para a Nissan de Buemi com 17 minutos para o final da corrida, logo após Cassidy enfim ativar seu primeiro modo ataque na corrida. Lá na frente, Vergne perdeu rendimento rapidamente e foi ultrapassado pelos dois pilotos da Porsche, com Wehrlein em segundo e Lotterer em terceiro, além da Envision de Frijns, o quarto.

Os carros da Porsche mantiveram o embalo — aproveitando uma porcentagem maior de bateria — para enfim assumirem as duas primeiras colocações. Mortara, que liderava, passou a ter que defender a terceira colocação de Frijns, enquanto Vergne, Da Costa, Vandoorne, De Vries, Di Grassi e Cassidy compunham o top-10.

Com a estratégia de ativar o segundo modo ataque na reta final da corrida, Cassidy viu o plano funcionar e passou por Di Grassi, De Vries e Vandoorne para assumir o sétimo lugar. Na briga pelo pódio, Frijns atacou Mortara na reta principal e o piloto da Venturi tentou defender empurrando o holandês para o limite da pista, mas o piloto da Envision conseguiu concluir a manobra para tomar o terceiro posto.

Mortara chegou a liderar na Cidade do México, mas acabou sem o pódio (Foto: Fórmula E)

+LEIA MAIS
Porsche considera deixar Fórmula E após 2024 por planos de ingressar na F1

Em corrida estrategicamente perfeita da Porsche, Wehrlein e Lotterer foram os únicos pilotos que não precisaram fazer uma economia drástica de energia no final da corrida. Assim, abriram mais de 7s de vantagem para o terceiro colocado, Frijns, sem dificuldades. Outros pilotos passaram a ter problemas com o nível de bateria, e Mortara também despencou de quarto para sexto, com os dois carros da DS Techeetah à frente — Vergne em quarto, Da Costa em quinto.

Os carros dourados da DS Techeetah seguiram aproveitando o desempenho superior aos rivais e também ultrapassaram Robin Frijns, que precisou defender o quinto lugar de Mortara. O suíço, no entanto, conseguiu dar o troco logo em seguida e retomou o posto.

Diversos carros apresentaram falta de bateria na última volta: Evans e Rowland perderam várias posições e Vandoorne despencou para o 16º lugar após apresentar problemas em sua Mercedes. Lá na frente, os dois carros da Porsche não tiveram problemas para manter o bicampeão Vergne em terceiro lugar, dando à equipe sua primeira vitória — e dobradinha — na história da Fórmula E.

Fórmula E 2022, eP da Cidade do México, México, Resultado Final:

1P WEHRLEINPorsche40 voltas 
2A LOTTERERPorsche+0.302 
3J.E VERGNEDS Techeetah+9.051 
4A.F DA COSTADS Techeetah+9.975 
5E MORTARAVenturi Mercedes+18.356 
6N DE VRIESMercedes+19.020 
7R FRIJNSVirgin Audi+20.232 
8S BUEMINissan+23.394 
9M GÜNTHERNissan+26.497 
10J DENNISAndretti+26.829 
11S VANDOORNEMercedes+27.086 
12L DI GRASSIVenturi Mercedes+27.525 
13N CASSIDYVirgin Audi+28.794 
14O TURVEYNIO+32.978 
15S BIRDJaguar+35.677 
16O ROWLANDMahindra+36.047 
17O ASKEWAndretti+36.395 
18D TICKTUMNIO+44.607 
19M EVANSJaguar+1:02.458 
20S. SETTE CÂMARADragon Penske+1:21.406 
21A GIOVINAZZIDragon Penske NC
22A SIMSMahindra NC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.