Wehrlein supera Rowland e garante pole da Fórmula E em São Paulo. Di Grassi é 14º
Pascal Wehrlein mostrou que está disposto a seguir na luta pelo título da Fórmula E, bateu Oliver Rowland na decisão da classificação e ficou com a primeira pole da temporada 2024/25
A Fórmula E tem um campeão determinado a manter a coroa por mais uma temporada. Neste sábado (7), Pascal Wehrlein mostrou mais uma vez a força da Porsche e cravou a primeira pole-position do ano, em São Paulo, no circuito montado no Anhembi, ao marcar 1min09s851.
Na grande disputa pela pole-position, Wehrlein bateu Oliver Rowland por apenas 0s099, deixando o piloto da Nissan na segunda colocação. A fila seguinte tem Jake Dennis e Maximilian Günther em terceiro e quarto, respectivamente.
Relacionadas
António Félix da Costa ficou em quinto, seguido por Norman Nato, Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nick Cassidy fechando o top-10 em São Paulo.
Correndo em casa, Lucas Di Grassi foi eliminado ainda na fase de grupos e larga apenas na 14ª posição, à frente do companheiro Zane Maloney, que foi só o 19º colocado.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz a cobertura completa e com presença IN LOCO da equipe de transmissão, Geferson Kern, Pedro Henrique Marum e JP Nascimento, bem como Daniel Balsa, Giovani Danjo, Grazielly Costa, Guilherme Bloisi, Pedro Luis Cuenca, Renato Ribeiro, Rodrigo Berton, Thiago Rocha e Victor Martins. A transmissão da corrida no Anhembi começa a partir das 13h deste sábado (7). O Briefing debate as atividades depois da prova.
Confira como foi a definição do grid para o eP de São Paulo:
O sol finalmente apareceu com tudo em São Paulo e aumentou as temperaturas. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 37ºC na pista, além de ventos de 15 km/h e umidade relativa de 55%.
GRUPO A
O primeiro grupo da classificação contou com David Beckmann, Sam Bird, Lucas Di Grassi, António Félix da Costa, Sébastien Buemi, Nyck de Vries, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Jake Dennis, Nick Cassidy e Jake Hughes.
Assim que a luz verde pintou, os pilotos começaram a sair dos boxes. Após as primeiras tentativas, Di Grassi rapidamente fez 1min13s820 e saltou para a dianteira. Bird, sem usar potência máxima, ficou 7s atrás. Logo depois, porém, o piloto da McLaren fez 1min12s394 e tomou a ponta do grupo com folga. Os tempos seguiam altos nos primeiros minutos da atividade.
Com cinco minutos para o fim, o grupo ficou agitado. Vergne tomou a liderança de maneira breve, pois logo foi superado por Dennis, que fez 1min11s732. Da Costa também foi bem e tomou a segunda colocação.
Di Grassi caiu para o oitavo lugar e, mesmo em volta rápida, não conseguiu melhorar. Quem evoluiu foi Rowland, que fez 1min11s899, pulando para o segundo posto. Da Costa e Cassidy foram para quarto e quinto.
Ainda houve tempo, com dois minutos para o fim, para Di Grassi fazer o sexto tempo. O brasileiro, porém, acabou superado por Buemi, que fez 1min12s068.
No fim, poucos melhoraram em São Paulo. Da Costa, porém, fez 1min11s891 e subiu para a segunda colocação. O português se garantiu na fase seguinte da classificação, ao lado de Dennis, Rowland e Vergne. Di Grassi foi o sétimo.
GRUPO B
O segundo grupo da classificação contou com Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne, Robin Frijns, Taylor Barnard, Maximilian Günther, Mitch Evans, Norman Nato, Zane Maloney, Dan Ticktum, Edoardo Mortara e Nico Müller. Assim que a luz verde pintou, os pilotos saíram dos boxes para voltas rápidas.
Com dois minutos de treino, Evans enfrentou problemas na reta oposta e precisou encostar o carro. Poucos antes, Barnard tinha assumido a liderança, com 1min12s423, seguido pelo também novato Maloney.
Apesar de Evans ter conseguido religar o carro, o Jaguar #9 novamente enfrentou problemas e parou. Com isso, a bandeira vermelha foi acionada com sete minutos para o fim do grupo.
Minutos depois, a sessão foi reiniciada e todos saíram para a pista — com exceção de Evans. Frijns andou no limite e tomou a liderança por pouco tempo. Instantes depois, Wehrlein cravou 1min11s717 e assumiu a dianteira do grupo com 0s4 de vantagem. Ainda teve Mortara saltando para a segunda colocação pouco tempo depois.
Nato também andou bem e foi para a terceira colocação, com 1min12s154. Ticktum achou um bom giro em São Paulo e entrou no grupo de classificados, com a quarta colocação, à frente de Müller e Frijns.
Na reta final, os tempos seguiram baixando. Vandoorne achou 1min12s046 e saltou do fim do grid para o terceiro lugar, atrás de Wehrlein e Mortara. O italiano ainda melhorou o próprio tempo, mas seguiu no mesmo posto.
No fim, ainda houve tempo para surpresa. Günther fez 1min11s953 e subiu para terceiro, atrás de Wehrlein e Mortara, à frente de Nato, fechando o top-4 que se classificou.
QUARTAS DE FINAL
Oliver Rowland x António Félix da Costa
A primeira disputa das quartas de final mostrou a força de Rowland. O piloto da Nissan achou um grande primeiro setor, Da Costa ainda conseguiu reagir na parte intermediária, mas o britânico avançou por apenas 0s060 ao cravar 1min10s047.
Jean-Éric Vergne x Jake Dennis
A segunda eliminatória viu uma disputa interessante. Dennis dominou todo o giro e achou uma volta excelente em 1min09s957, com mais de meio segundos de vantagem para Vergne. No fim, na desaceleração, o francês da DS Penske ainda se assustou com o companheiro Günther e quase bateu na reta principal.
Maximilian Günther x Edoardo Mortara
A terceira disputa viu Günther acelerar primeiro e fazer 1min10s140. Mortara não conseguiu acompanhar o ritmo do rival e ficou 0s3 atrás, eliminado de maneira precoce.
Norman Nato x Pascal Wehrlein
O primeiro a abrir volta na disputa final foi Nato, que bateu no primeiro setor e na parte final do giro. Wehrlein, porém, achou um trecho intermediário muito bom e fez 1min09s992 para avançar às semifinais.
SEMIFINAIS
Oliver Rowland x Jake Dennis
A semifinal inicial teve Oliver Rowland abrindo a volta na frente e cravando 1min09s905. Jake Dennis, porém, fez dois grandes setores finais e superou o rival pela margem mínima de 0s001.
Maximilian Günther x Pascal Wehrlein
A segunda semifinal viu Günther fazer 1min10s351 logo de cara. Wehrlein, porém, achou uma grande volta, dominou todos os setores e cravou 1min09s859 para tomar a vaga à decisão em São Paulo.
FINAL
Jake Dennis x Pascal Wehrlein
A grande briga pela pole começou com Rowland na pista, seguido por Wehrlein. O piloto da Nissan andou no limite e passou perto do muro em diversas ocasiões, cravando 1min09s950.
Logo atrás, Wehrlein novamente andou com perfeição nos setores finais, achando uma volta de 1min09s851 para cravar a pole-position em São Paulo.
Fórmula E 2024/25, eP de São Paulo, Anhembi, Grid de Largada:
POS | Carro | Piloto | Equipe | Tempo |
1 | 1 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:09.851 |
2 | 23 | O ROWLAND | Nissan | 1:09.950 |
3 | 27 | J DENNIS | Andretti | 1:09.906 |
4 | 7 | M GÜNTHER | DS Penske | 1:10.351 |
5 | 13 | AF DA COSTA | Porsche | 1:10.107 |
6 | 17 | N NATO | Nissan | 1:10.114 |
7 | 48 | E MORTARA | Mahindra | 1:10.461 |
8 | 25 | JE VERGNE | DS Penske | 1:10.486 |
9 | 2 | S VANDOORNE | Maserati | 1:12.046 |
10 | 37 | N CASSIDY | Jaguar | 1:12.055 |
11 | 33 | D TICKTUM | Cupra Kiro | 1:12.047 |
12 | 16 | S BUEMI | Envision | 1:12.068 |
13 | 4 | R FRIJNS | Envision | 1:12.161 |
14 | 11 | L DI GRASSI | Lola | 1:12.100 |
15 | 51 | N MÜLLER | Andretti | 1:12.176 |
16 | 8 | S BIRD | McLaren | 1:12.113 |
17 | 5 | T BARNARD | McLaren | 1:12.423 |
18 | 55 | J HUGHES | Maserati | 1:12.154 |
19 | 22 | Z MALONEY | Lola | 1:12.550 |
20 | 3 | D BECKMANN | Cupra Kiro | 1:12.310 |
21 | 21 | N DE VRIES | Mahindra | 1:12.317 |
22 | 9 | M EVANS | Jaguar | Sem Tempo |