Wehrlein supera Rowland e garante pole da Fórmula E em São Paulo. Di Grassi é 14º

Pascal Wehrlein mostrou que está disposto a seguir na luta pelo título da Fórmula E, bateu Oliver Rowland na decisão da classificação e ficou com a primeira pole da temporada 2024/25

A Fórmula E tem um campeão determinado a manter a coroa por mais uma temporada. Neste sábado (7), Pascal Wehrlein mostrou mais uma vez a força da Porsche e cravou a primeira pole-position do ano, em São Paulo, no circuito montado no Anhembi, ao marcar 1min09s851.

Na grande disputa pela pole-position, Wehrlein bateu Oliver Rowland por apenas 0s099, deixando o piloto da Nissan na segunda colocação. A fila seguinte tem Jake Dennis e Maximilian Günther em terceiro e quarto, respectivamente.

Relacionadas

António Félix da Costa ficou em quinto, seguido por Norman Nato, Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nick Cassidy fechando o top-10 em São Paulo.

Correndo em casa, Lucas Di Grassi foi eliminado ainda na fase de grupos e larga apenas na 14ª posição, à frente do companheiro Zane Maloney, que foi só o 19º colocado.

Pascal Wehrlein ficou com o primeiro lugar na classificação (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube faz a cobertura completa e com presença IN LOCO da equipe de transmissãoGeferson KernPedro Henrique Marum e JP Nascimento, bem como Daniel BalsaGiovani DanjoGrazielly CostaGuilherme BloisiPedro Luis CuencaRenato RibeiroRodrigo BertonThiago Rocha e Victor Martins. A transmissão da corrida no Anhembi começa a partir das 13h deste sábado (7). O Briefing debate as atividades depois da prova.

Confira como foi a definição do grid para o eP de São Paulo:

O sol finalmente apareceu com tudo em São Paulo e aumentou as temperaturas. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 37ºC na pista, além de ventos de 15 km/h e umidade relativa de 55%.

GRUPO A

O primeiro grupo da classificação contou com David Beckmann, Sam Bird, Lucas Di Grassi, António Félix da Costa, Sébastien Buemi, Nyck de Vries, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Jake Dennis, Nick Cassidy e Jake Hughes.

Assim que a luz verde pintou, os pilotos começaram a sair dos boxes. Após as primeiras tentativas, Di Grassi rapidamente fez 1min13s820 e saltou para a dianteira. Bird, sem usar potência máxima, ficou 7s atrás. Logo depois, porém, o piloto da McLaren fez 1min12s394 e tomou a ponta do grupo com folga. Os tempos seguiam altos nos primeiros minutos da atividade.

Com cinco minutos para o fim, o grupo ficou agitado. Vergne tomou a liderança de maneira breve, pois logo foi superado por Dennis, que fez 1min11s732. Da Costa também foi bem e tomou a segunda colocação.

Jake Dennis avançou bem para a segunda fase da classificação (Foto: Fórmula E)

Di Grassi caiu para o oitavo lugar e, mesmo em volta rápida, não conseguiu melhorar. Quem evoluiu foi Rowland, que fez 1min11s899, pulando para o segundo posto. Da Costa e Cassidy foram para quarto e quinto.

Ainda houve tempo, com dois minutos para o fim, para Di Grassi fazer o sexto tempo. O brasileiro, porém, acabou superado por Buemi, que fez 1min12s068.

No fim, poucos melhoraram em São Paulo. Da Costa, porém, fez 1min11s891 e subiu para a segunda colocação. O português se garantiu na fase seguinte da classificação, ao lado de Dennis, Rowland e Vergne. Di Grassi foi o sétimo.

GRUPO B

O segundo grupo da classificação contou com Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne, Robin Frijns, Taylor Barnard, Maximilian Günther, Mitch Evans, Norman Nato, Zane Maloney, Dan Ticktum, Edoardo Mortara e Nico Müller. Assim que a luz verde pintou, os pilotos saíram dos boxes para voltas rápidas.

Com dois minutos de treino, Evans enfrentou problemas na reta oposta e precisou encostar o carro. Poucos antes, Barnard tinha assumido a liderança, com 1min12s423, seguido pelo também novato Maloney.

Apesar de Evans ter conseguido religar o carro, o Jaguar #9 novamente enfrentou problemas e parou. Com isso, a bandeira vermelha foi acionada com sete minutos para o fim do grupo.

Mitch Evans fica parado na pista em São Paulo. Bandeira vermelha acionada (Vídeo: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Minutos depois, a sessão foi reiniciada e todos saíram para a pista — com exceção de Evans. Frijns andou no limite e tomou a liderança por pouco tempo. Instantes depois, Wehrlein cravou 1min11s717 e assumiu a dianteira do grupo com 0s4 de vantagem. Ainda teve Mortara saltando para a segunda colocação pouco tempo depois.

Nato também andou bem e foi para a terceira colocação, com 1min12s154. Ticktum achou um bom giro em São Paulo e entrou no grupo de classificados, com a quarta colocação, à frente de Müller e Frijns.

Na reta final, os tempos seguiram baixando. Vandoorne achou 1min12s046 e saltou do fim do grid para o terceiro lugar, atrás de Wehrlein e Mortara. O italiano ainda melhorou o próprio tempo, mas seguiu no mesmo posto.

No fim, ainda houve tempo para surpresa. Günther fez 1min11s953 e subiu para terceiro, atrás de Wehrlein e Mortara, à frente de Nato, fechando o top-4 que se classificou.

Maximilian Günther avançou para as quartas de final em São Paulo (Foto: Fórmula E)

QUARTAS DE FINAL

Oliver Rowland x António Félix da Costa

A primeira disputa das quartas de final mostrou a força de Rowland. O piloto da Nissan achou um grande primeiro setor, Da Costa ainda conseguiu reagir na parte intermediária, mas o britânico avançou por apenas 0s060 ao cravar 1min10s047.

Jean-Éric Vergne x Jake Dennis

A segunda eliminatória viu uma disputa interessante. Dennis dominou todo o giro e achou uma volta excelente em 1min09s957, com mais de meio segundos de vantagem para Vergne. No fim, na desaceleração, o francês da DS Penske ainda se assustou com o companheiro Günther e quase bateu na reta principal.

Maximilian Günther x Edoardo Mortara

A terceira disputa viu Günther acelerar primeiro e fazer 1min10s140. Mortara não conseguiu acompanhar o ritmo do rival e ficou 0s3 atrás, eliminado de maneira precoce.

Norman Nato x Pascal Wehrlein

O primeiro a abrir volta na disputa final foi Nato, que bateu no primeiro setor e na parte final do giro. Wehrlein, porém, achou um trecho intermediário muito bom e fez 1min09s992 para avançar às semifinais.

António Félix da Costa foi eliminado de maneira precoce (Foto: Fórmula E)

SEMIFINAIS

Oliver Rowland x Jake Dennis

A semifinal inicial teve Oliver Rowland abrindo a volta na frente e cravando 1min09s905. Jake Dennis, porém, fez dois grandes setores finais e superou o rival pela margem mínima de 0s001.

Maximilian Günther x Pascal Wehrlein

A segunda semifinal viu Günther fazer 1min10s351 logo de cara. Wehrlein, porém, achou uma grande volta, dominou todos os setores e cravou 1min09s859 para tomar a vaga à decisão em São Paulo.

FINAL

Jake Dennis x Pascal Wehrlein

A grande briga pela pole começou com Rowland na pista, seguido por Wehrlein. O piloto da Nissan andou no limite e passou perto do muro em diversas ocasiões, cravando 1min09s950.

Logo atrás, Wehrlein novamente andou com perfeição nos setores finais, achando uma volta de 1min09s851 para cravar a pole-position em São Paulo.

Fórmula E 2024/25, eP de São Paulo, Anhembi, Grid de Largada:

POSCarroPilotoEquipeTempo
11P WEHRLEINPorsche1:09.851
223O ROWLANDNissan1:09.950
327J DENNISAndretti1:09.906
47M GÜNTHERDS Penske1:10.351
513AF DA COSTAPorsche1:10.107
617N NATONissan1:10.114
748E MORTARAMahindra1:10.461
825JE VERGNEDS Penske1:10.486
92S VANDOORNEMaserati1:12.046
1037N CASSIDYJaguar1:12.055
1133D TICKTUMCupra Kiro1:12.047
1216S BUEMIEnvision1:12.068
134R FRIJNSEnvision1:12.161
1411L DI GRASSILola1:12.100
1551N MÜLLERAndretti1:12.176
168S BIRDMcLaren1:12.113
175T BARNARDMcLaren1:12.423
1855J HUGHESMaserati1:12.154
1922Z MALONEYLola1:12.550
203D BECKMANNCupra Kiro1:12.310
2121N DE VRIESMahindra1:12.317
229M EVANSJaguarSem Tempo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.