|
A classificação da F-E após o eP de Moscou |
O esquema que a F-E vai apresentar neste final de semana dos dias 27 e 28 em Londres é diferente do que foi visto no resto da temporada. Se trata, primeiro, de uma rodada dupla, e o programa ser decidido entre treinos livres, classificação e corrida nos dois dias torna as coisas muito mais cansativas. E mais importante: isso acontece enquanto três pilotos se digladiam para o título da temporada inaugural da categoria.
O líder do campeonato, Nelsinho Piquet, notoriamente tem se dado bem nas pistas mais travadas do calendário. Foi assim nas duas que venceu, Long Beach e Moscou, por exemplo. Segundo o piloto definiu em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, quanto mais parecido com as pistas impossíveis do jogo de videogame 'Mario Kart', melhor.
"Acho que eu e o carro funcionamos bem em pistas difíceis, pistas onduladas, travadas, complicadas. Porque eu pego a mão da pista muito rápido e me adapto rápido. Sempre andei em pistas diferentes toda hora, é o tipo de coisa que eu gosto. Mais uma pista nova, para mim, é ouro. Adoro essas coisas: quanto mais difícil, mais ondulada, mais 'Mario Kart' for a pista, mais eu gosto", analisou.
Piquet vence com Di Grassi em segundo em Moscou (Foto: AP)
Quanto ao fato de se tratar da primeira rodada dupla da categoria, Piquet não considera necessário traçar uma estratégia diferente. Apenas fazer o arroz com feijão da forma que a equipe China já vem trabalhando.
"Tem que fazer o café com leite tranquilo, a mesma coisa de sempre. Não tem que inventar história. Temos feito um trabalho consistente, sem nenhum erro, sem batida e confusão, e isso é o que vamos buscar novamente. Claro que sem deixar a pressão pegar nessa última fase do campeonato", seguiu.
Já Di Grassi, segundo colocado e 17 pontos atrás, é um fã do traçado do Parque Battersea. Ele mesmo já disse antes do começo da temporada. Mas não sabe exatamente se a pista vai dar vantagem a ele e a Audi ABT. E assim como Piquet, não vai mudar a estratégia.
"É muito difícil de conseguir dizer se vai me favorecer. O que eu posso dizer é que a pista é bem diferente dos restos das pistas do campeonato. É bem estreita, é uma das pistas mais longas, também. Vai ser um desafio para todo mundo, incluindo eu. Acho que vai depender bastante da classificação e vai ser difícil fazer ultrapassagem", explicou ao GP.
A celebração de Di Grassi (Foto: AP)
"A gente vai com a mesma estratégia. Eu preciso recuperar os pontos, preciso ser mais agressivo. Se tivesse alguma margem para trabalhar, se eu estivesse na posição inversa poderia mudar um pouco a estratégia, mas nesse caso eu vou com a mesma mentalidade das outras corridas. Tentando vencer e recuperar o primeiro lugar que eu mantive a temporada inteira", concluiu.
O outro dos 'candidatos reais' ao título da F-E, Sébastien Buemi, 23 pontos fora da liderança, falou ao site da F-E que a intenção é vencer em Londres. Quanto ao título, é um passo seguinte.
"Claro que o objetivo é vencer a corrida. Não acho que vai ser possível vencer o campeonato sem ganhar a corrida ou sendo muito competitivo. Então temos de vencer, independente do que aconteça", disse Buemi aos site oficial da F-E.
O GRANDE PRÊMIO acompanha a rodada dupla que decide a F-E em detalhes a partir das 4h15 do sábado.