Por razões climáticas, eP de Seul fica para maio de 2020 e ‘fura’ parte europeia da temporada

A estreia da nova etapa da capital sul-coreana era desejada para março, junto das etapas de Hong Kong e outra que ainda não tem definição. Entretanto, por conta da identidade climática de Seul em março, a prova precisou ser empurrada para a frente. As informações são do site inglês 'E-Racing365'

Com o eP de Seul assegurado no calendário da temporada 2019/20 desde o ano passado, o que falta confirmar é a data. O óbvio seria um mini-campeonato asiático ao lado das etapas de do continente – em 2019 foram Hong Kong, já confirmada, e Sanya, favorita a permanecer, mas ainda sob dúvidas. Mas vai ser diferente por razões climáticas. 

 
A única dúvida com relação ao eP de Seul é se ele vai ocorrer no dia 2 ou 9 de maio, bem no meio na perna europeia do campeonato. O calendário será divulgado na próxima sexta-feira, 14 de junho, após a realização do Conselho Mundial da FIA.
 
O posicionamento mostra que a prova sul-coreana vai tomar o posto do eP de Mônaco no calendário, sendo realizada entre a prova de Paris e a de Berlim. Mônaco segue como uma corrida bianual na FE, sempre em anos ímpares por conta do revezamento com o Classic GP. 
Jérôme D'Ambrosio (Foto: Mahindra)

Inicialmente, o desejo da Fórmula E era organizar uma fila de corridas na Ásia – seriam três seguidas, neste formato. Mas o clima é uma preocupação. A temperatura média em março na capital coreana é pouco acima dos 10°C e chove em praticamente metade do mês. 

 
"Estou convencido que não vai causar qualquer grande problema. O mercado asiático em geral é muito importante para a BMW e todas as outras fábricas. Desta forma, a Coreia do Sul é um lugar interessante", afirmou o diretor-esportivo da BMW, Jens Marquadt, ao site inglês 'E-Racing365'.
 
O chefe da Audi, Allan McNish, foi mais cuidadoso e lembrou que o período de maio é quando os testes para a temporada seguinte já começaram. Assim, então, vai afetar a programação de testes.
 
"Se isso acontecer e corrermos em Seul em maio vai ser uma questão importante. É bem no meio da perna europeia, então no começo do período de testes. Ter as datas definitivas vai ser importante para todos", ponderou.  
 
Por enquanto, a atual temporada conta com mais duas etapas. A próxima é o eP de Berna, uma estreante, no próximo dia 22 de junho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.