Porsche estende vantagem sobre Jaguar no Troféu de Fabricantes da Fórmula E em Xangai

A Porsche até perdeu a liderança do Troféu de Fabricantes da Fórmula E após a corrida 1 do eP de Xangai, mas recuperou no dia seguinte e ainda abriu vantagem de nove pontos sobre a Jaguar

Se o título do Mundial de Equipes da Fórmula E parece muito próximo da Jaguar após o encerramento da rodada dupla do eP de Xangai, no último fim de semana, a briga pelo Troféu de Fabricantes segue firme e ainda tem a Porsche na primeira posição após o retorno da categoria à China. Em mais uma etapa que viu as duas ponteiras se alternarem na liderança, os alemães deixaram o país com 337 pontos, enquanto os felinos somam 328 tentos.

A contagem do ranking é feita da seguinte forma: cada uma das seis montadoras [Jaguar, Porsche, Nissan, Mahindra, Stellantis e ERT] soma o mesmo número de pontos que os dois carros com o trem de força da marca melhor colocados. Assim, se dois carros da Envision fizerem um 1-2, por exemplo, a Jaguar — sua fornecedora — leva os pontos dos dois primeiros lugares para si no Troféu de Fabricantes.

As parcerias na Fórmula E são as seguintes: Jaguar e Envision; Porsche e Andretti; Nissan e McLaren; Mahindra e Abt CupraDS Penske Maserati usam trens de força Stellantis, enquanto a ERT é a única sem uma cliente no grid. No total, são três campeonatos: Mundial de PilotosMundial de Equipes Troféu de Fabricantes.

Contabilizando as duas corridas da rodada dupla de Xangai, a Porsche foi a montadora que mais somou pontos, com 70 no total. A Jaguar aparece logo atrás, com 62 tentos conquistados. Mais uma vez, as duas equipes de fábrica foram as protagonistas do fim de semana, com vitória de Mitch Evans no sábado (25) e António Félix da Costa no domingo.

A Porsche segue na liderança do Troféu de Fabricantes (Foto: Fórmula E)

Novamente terceira força, a Nissan conquistou 34 pontos e abriu ainda mais a vantagem para a Stellantis, que assegurou 27 tentos nas duas corridas de Xangai. A Mahindra obteve mais sete pontos, todos com Nyck de Vries na corrida 1, enquanto a ERT passou em branco pela quinta corrida consecutiva.

Agora, a Fórmula E parte para uma pausa de um mês e só retorna com a rodada dupla do eP de Portland, entre os dias 28 e 30 de junho. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula E 2024, Troféu de Fabricantes após eP de Xangai

 FabricanteClientePontos
1PorscheAndretti337
2JaguarEnvision328
3NissanMcLaren236
4StellantisDS Penske e Maserati213
5MahindraABT Cupra33
6ERT23

Assista à corrida completa do eP de Xangai 1

Assista à corrida completa do eP de Xangai 2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.