Presidente da Fórmula E acredita em possibilidade de fusão com Fórmula 1

Alejandro Agag, presidente e cofundador da Fórmula E, afirmou que uma junção é, sim, algo possível para as duas categorias. Apesar disso, possibilidade ainda tende a demorar

Imagine uma fusão entre Fórmula 1 e Fórmula E. É difícil pensar em algo neste sentido atualmente, com as duas categorias baseadas em pontos de vista e estratégicos completamente diferentes, mas o cofundador e presidente da categoria dos carros elétricos, Alejandro Agag, acredita ser possível daqui a alguns anos.

Agag aposta que o futuro dos carros está mesmo nos motores elétricos e, assim, a Fórmula E tem grande poder de barganha sobre a F1, uma vez que conta com licença para ser o único campeonato deste naipe chancelado pela FIA até pelo menos a temporada 2039/40.

“Sou um enorme fã da F1, sempre fui. Acho que a eletricidade será a força a mover os carros no futuro, e a Fórmula E tem uma licença exclusiva de 25 anos para monopostos elétricos”, lembrou numa entrevista coletiva organizada pela FIA e realizada pela internet, de forma remota.

“Isso me coloca numa condição de compreensão do futuro. Como aconteceria [a fusão], não sei”, seguiu.

Mas o que precisaria acontecer antes da fusão? O empresário espanhol citou as velocidades: os monopostos elétricos precisam se transformar em tão velozes como aqueles que desfilam pelas pistas da F1.

“Quando os carros elétricos forem tão velozes quanto os monopostos a combustão, não vejo motivo para correr separado. Mas acho que vai demorar um tempo. Eu talvez não esteja aqui ou não tenha a responsabilidade que tenho hoje. Não é iminente, mas as condições estão aí para alguma abordagem no futuro”, afirmou.

Há uma outra conexão entre as duas categorias: John Malone, presidente do conselho-diretivo do Liberty Media e do Liberty Global, respectivamente donas da F1 e da FE.

“Temos [companhias] acionistas diferentes que acontecem de estar relacionados ao mesmo acionista principal, então provavelmente terão de tomar decisões do ponto de vista operacional”, finalizou.

Fora das pistas desde março, a Fórmula E retorna com uma rodada sêxtupla em agosto, marcada para Berlim.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.