Frijns abre pré-temporada da Fórmula E com melhor tempo do dia em Valência
Pré-temporada da Fórmula E começou com Robin Frijns na liderança e estreantes testando seus carros pela primeira vez, além de primeiras simulações do novo formato de classificação
A pré-temporada da Fórmula E começou nesta segunda-feira (29), no Autódromo Ricardo Tormo, em Valência, com seis horas de testes — divididas em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde — para os 22 competidores no grid da categoria elétrica. E o piloto mais rápido neste primeiro dia foi Robin Frijns, da Envision, que anotou 1min26s968, único competidor a realizar uma volta abaixo da casa de 1min27s a ser registrada durante todo o dia.
Bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne ocupou a segunda colocação com a DS Techeetah, seguido pelo companheiro de equipe, o português António Félix da Costa — outro que já levantou a taça da categoria. Entre os brasileiros em ação, Lucas Di Grassi foi o 14º colocado em sua estreia com a Venturi, enquanto Sérgio Sette Câmara fechou o primeiro dia no 17º posto com a Dragon.
Relacionadas
O dia ainda contou com três estreias na categoria elétrica: Dan Ticktum foi o 18º com a NIO, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Oliver Turvey, o 19º. Antonio Giovinazzi, que deixará a Fórmula 1 ao final do ano, foi o 20º com a Dragon. Abaixo dos estreantes, apenas os dois carros da Mercedes, atual dona do título dos construtores na Fórmula E: Stoffel Vandoorne foi o 21º, e o atual campeão Nyck de Vries ficou com a última posição.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Além de Frinjs, Vergne e Félix, fecharam o top-10: Nick Cassidy (Envision), André Lotterer (Porsche), Mitch Evans (Jaguar), Jake Dennis (BMW), Sebastien Buemi (Nissan), Maximilian Günther (Nissan) e Pascal Wehrlein (Porsche).
Após os pilotos anotarem seus tempos, a sessão, à tarde, foi destinada às simulações de classificação, já com o novo formato. Com isso, os competidores foram divididos em dois grupos, e a Venturi mostrou competitividade o suficiente para liderar ambos.
Di Grassi — que faz sua estreia na equipe após a saída da Audi da categoria — anotou 1min27s933 e foi o mais rápido em ritmo de classificação, seguido por Sam Bird e Jean-Éric Vergne. No segundo grupo, foi o companheiro de equipe de Di Grassi, Edoardo Mortara, que comandou a tabela de tempos com 1min27s774. Evans e Frijns ocuparam segunda e terceira colocações, respectivamente.
Em seguida, o primeiro dia da pré-temporada trouxe um aperitivo do que será a classificação da Fórmula E durante o ano. A categoria mudou a forma de definir o grid de largada em suas corridas, adotando um sistema de mata-mata para classificar os pilotos. Assim, os competidores foram colocados em batalhas individuais na pista para as equipes obterem mais informações de como será o novo formato.
Oliver Rowland venceu Cassidy, Da Costa triunfou sobre Buemi, Wehrlein venceu Lotterer, Askew perdeu para Dennis, Sette Câmara saiu derrotado contra Günther, Sims foi o vencedor contra Turvey, De Vries venceu o companheiro Vandoorne, e em um duelo de estreantes, Giovinazzi duelou com Dan Ticktum — porém, o resultado não foi divulgado pela organização.
Nas semifinais, o piloto mais rápido do dia, Frinjs, duelou com o segundo colocado Vergne. E o francês levou a melhor, após contar com um erro de Robin no primeiro setor que lhe custou em torno de 2s. Na segunda semifinal, Evans triunfou sobre o companheiro de Jaguar, Sam Bird, por quase 0s5 e se classificou para a final. Na terceira disputa, entre Vergne e Evans, o bicampeão da Fórmula E se sagrou vencedor, na primeira experiência da categoria com o novo formato de classificação.
Na grande final, duelaram os dois pilotos da Venturi, que haviam terminado seus grupos na primeira colocação. Mortara venceu Di Grassi por apenas 0s024 e venceu a simulação de disputa. Apesar de os pilotos não estarem utilizando potência máxima, os testes entre os companheiros de equipe são importantes para gerar dados úteis às escuderias e também aos pilotos.
Fórmula E 2022, Autódromo Ricardo Tormo, Valência, pré-temporada, dia 1 (manhã):
1 | S BIRD | Jaguar | 1:27.169 | 37 | |
2 | L DI GRASSI | Mercedes | 1:27.270 | +0.101 | 28 |
3 | R FRIJNS | Envision Audi | 1:27.321 | +0.152 | 35 |
4 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:27.415 | +0.246 | 35 |
5 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:27.465 | +0.296 | 38 |
6 | O ROWLAND | Mahindra | 1:27.577 | +0.408 | 34 |
7 | M EVANS | Jaguar | 1:27.599 | +0.430 | 38 |
8 | J DENNIS | Andretti BMW | 1:27.602 | +0.433 | 32 |
9 | N DE VRIES | Mercedes | 1:27.608 | +0.439 | 44 |
10 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:27.623 | +0.454 | 45 |
11 | M GÜNTHER | Nissan | 1:27.690 | +0.521 | 38 |
12 | N CASSIDY | Envision Audi | 1:27.897 | +0.728 | 41 |
13 | S BUEMI | Nissan | 1:27.933 | +0.764 | 37 |
14 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:27.942 | +0.773 | 33 |
15 | A SIMS | Mahindra | 1:28.099 | +0.930 | 39 |
16 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:28.145 | +0.976 | 40 |
17 | J VERGNE | DS Techeetah | 1:28.156 | +0.987 | 37 |
18 | O TURVEY | NIO | 1:28.179 | +1.010 | 34 |
19 | A LOTTERER | Porsche | 1:28.195 | +1.026 | 33 |
20 | O ASKEW | Andretti BMW | 1:28.399 | +1.230 | 32 |
21 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:28.602 | +1.433 | 38 |
22 | D TICKTUM | NIO | 1:28.834 | +1.665 | 28 |
Fórmula E 2022, Autódromo Ricardo Tormo, Valência, pré-temporada, dia 1 (tarde):
1 | R FRIJNS | Envision Audi | 1:26.968 | 16 | |
2 | J VERGNE | DS Techeetah | 1:27.141 | +0.173 | 15 |
3 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:27.143 | +0.175 | 16 |
4 | N CASSIDY | Envision Audi | 1:27.154 | +0.186 | 15 |
5 | A LOTTERER | Porsche | 1:27.198 | +0.230 | 6 |
6 | M EVANS | Jaguar | 1:27.262 | +0.294 | 18 |
7 | J DENNIS | Andretti BMW | 1:27.459 | +0.491 | 16 |
8 | S BUEMI | Nissan | 1:27.658 | +0.690 | 15 |
9 | M GÜNTHER | Nissan | 1:27.681 | +0.713 | 14 |
10 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:27.839 | +0.871 | 9 |
11 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:27.890 | +0.922 | 15 |
12 | A SIMS | Mahindra | 1:27.903 | +0.935 | 9 |
13 | S BIRD | Jaguar | 1:28.213 | +1.245 | 18 |
14 | L DI GRASSI | Mercedes | 1:28.216 | +1.248 | 17 |
15 | O ASKEW | Andretti BMW | 1:28.340 | +1.372 | 18 |
16 | O ROWLAND | Mahindra | 1:28.619 | +1.651 | 8 |
17 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:28.758 | +1.790 | 13 |
18 | D TICKTUM | NIO | 1:29.260 | +2.292 | 18 |
19 | O TURVEY | NIO | 1:29.297 | +2.329 | 13 |
20 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:30.136 | +3.168 | 18 |
21 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:30.983 | +4.015 | 16 |
22 | N DE VRIES | Mercedes | 1:31.434 | +4.466 | 16 |