Frijns abre pré-temporada da Fórmula E com melhor tempo do dia em Valência

Pré-temporada da Fórmula E começou com Robin Frijns na liderança e estreantes testando seus carros pela primeira vez, além de primeiras simulações do novo formato de classificação

MERCEDES DEVERIA TROCAR BOTTAS POR RUSSELL NA RETA FINAL DA F1 2021?

A pré-temporada da Fórmula E começou nesta segunda-feira (29), no Autódromo Ricardo Tormo, em Valência, com seis horas de testes — divididas em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde — para os 22 competidores no grid da categoria elétrica. E o piloto mais rápido neste primeiro dia foi Robin Frijns, da Envision, que anotou 1min26s968, único competidor a realizar uma volta abaixo da casa de 1min27s a ser registrada durante todo o dia.

Bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne ocupou a segunda colocação com a DS Techeetah, seguido pelo companheiro de equipe, o português António Félix da Costa — outro que já levantou a taça da categoria. Entre os brasileiros em ação, Lucas Di Grassi foi o 14º colocado em sua estreia com a Venturi, enquanto Sérgio Sette Câmara fechou o primeiro dia no 17º posto com a Dragon.

O dia ainda contou com três estreias na categoria elétrica: Dan Ticktum foi o 18º com a NIO, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Oliver Turvey, o 19º. Antonio Giovinazzi, que deixará a Fórmula 1 ao final do ano, foi o 20º com a Dragon. Abaixo dos estreantes, apenas os dois carros da Mercedes, atual dona do título dos construtores na Fórmula E: Stoffel Vandoorne foi o 21º, e o atual campeão Nyck de Vries ficou com a última posição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Robin Frinjs acelera em Valência durante primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Além de Frinjs, Vergne e Félix, fecharam o top-10: Nick Cassidy (Envision), André Lotterer (Porsche), Mitch Evans (Jaguar), Jake Dennis (BMW), Sebastien Buemi (Nissan), Maximilian Günther (Nissan) e Pascal Wehrlein (Porsche).

Após os pilotos anotarem seus tempos, a sessão, à tarde, foi destinada às simulações de classificação, já com o novo formato. Com isso, os competidores foram divididos em dois grupos, e a Venturi mostrou competitividade o suficiente para liderar ambos.

Di Grassi — que faz sua estreia na equipe após a saída da Audi da categoria — anotou 1min27s933 e foi o mais rápido em ritmo de classificação, seguido por Sam Bird e Jean-Éric Vergne. No segundo grupo, foi o companheiro de equipe de Di Grassi, Edoardo Mortara, que comandou a tabela de tempos com 1min27s774. Evans e Frijns ocuparam segunda e terceira colocações, respectivamente.

Em seguida, o primeiro dia da pré-temporada trouxe um aperitivo do que será a classificação da Fórmula E durante o ano. A categoria mudou a forma de definir o grid de largada em suas corridas, adotando um sistema de mata-mata para classificar os pilotos. Assim, os competidores foram colocados em batalhas individuais na pista para as equipes obterem mais informações de como será o novo formato.

Robin Frinjs liderou a tabela de tempos no primeiro dia da pré-temporada da Fórmula E para 2022 (Foto: Fórmula E)

Oliver Rowland venceu Cassidy, Da Costa triunfou sobre Buemi, Wehrlein venceu Lotterer, Askew perdeu para Dennis, Sette Câmara saiu derrotado contra Günther, Sims foi o vencedor contra Turvey, De Vries venceu o companheiro Vandoorne, e em um duelo de estreantes, Giovinazzi duelou com Dan Ticktum — porém, o resultado não foi divulgado pela organização.

Nas semifinais, o piloto mais rápido do dia, Frinjs, duelou com o segundo colocado Vergne. E o francês levou a melhor, após contar com um erro de Robin no primeiro setor que lhe custou em torno de 2s. Na segunda semifinal, Evans triunfou sobre o companheiro de Jaguar, Sam Bird, por quase 0s5 e se classificou para a final. Na terceira disputa, entre Vergne e Evans, o bicampeão da Fórmula E se sagrou vencedor, na primeira experiência da categoria com o novo formato de classificação.

Na grande final, duelaram os dois pilotos da Venturi, que haviam terminado seus grupos na primeira colocação. Mortara venceu Di Grassi por apenas 0s024 e venceu a simulação de disputa. Apesar de os pilotos não estarem utilizando potência máxima, os testes entre os companheiros de equipe são importantes para gerar dados úteis às escuderias e também aos pilotos.

Fórmula E 2022, Autódromo Ricardo Tormo, Valência, pré-temporada, dia 1 (manhã):

1S BIRDJaguar1:27.169 37
2L DI GRASSIMercedes1:27.270+0.10128
3R FRIJNSEnvision Audi1:27.321+0.15235
4E MORTARAVenturi Mercedes1:27.415+0.24635
5A FÉLIX DA COSTADS Techeetah1:27.465+0.29638
6O ROWLANDMahindra1:27.577+0.40834
7M EVANSJaguar1:27.599+0.43038
8J DENNISAndretti BMW1:27.602+0.43332
9N DE VRIESMercedes1:27.608+0.43944
10S VANDOORNEMercedes1:27.623+0.45445
11M GÜNTHERNissan1:27.690+0.52138
12N CASSIDYEnvision Audi1:27.897+0.72841
13S BUEMINissan1:27.933+0.76437
14S SETTE CÂMARADragon Penske1:27.942+0.77333
15A SIMSMahindra1:28.099+0.93039
16P WEHRLEINPorsche1:28.145+0.97640
17J VERGNEDS Techeetah1:28.156+0.98737
18O TURVEYNIO1:28.179+1.01034
19A LOTTERERPorsche1:28.195+1.02633
20O ASKEWAndretti BMW1:28.399+1.23032
21A GIOVINAZZIDragon Penske1:28.602+1.43338
22D TICKTUMNIO1:28.834+1.66528

Fórmula E 2022, Autódromo Ricardo Tormo, Valência, pré-temporada, dia 1 (tarde):

1R FRIJNSEnvision Audi1:26.968 16
2J VERGNEDS Techeetah1:27.141+0.17315
3A FÉLIX DA COSTADS Techeetah1:27.143+0.17516
4N CASSIDYEnvision Audi1:27.154+0.18615
5A LOTTERERPorsche1:27.198+0.2306
6M EVANSJaguar1:27.262+0.29418
7J DENNISAndretti BMW1:27.459+0.49116
8S BUEMINissan1:27.658+0.69015
9M GÜNTHERNissan1:27.681+0.71314
10P WEHRLEINPorsche1:27.839+0.8719
11E MORTARAVenturi Mercedes1:27.890+0.92215
12A SIMSMahindra1:27.903+0.9359
13S BIRDJaguar1:28.213+1.24518
14L DI GRASSIMercedes1:28.216+1.24817
15O ASKEWAndretti BMW1:28.340+1.37218
16O ROWLANDMahindra1:28.619+1.6518
17S SETTE CÂMARADragon Penske1:28.758+1.79013
18D TICKTUMNIO1:29.260+2.29218
19O TURVEYNIO1:29.297+2.32913
20A GIOVINAZZIDragon Penske1:30.136+3.16818
21S VANDOORNEMercedes1:30.983+4.01516
22N DE VRIESMercedes1:31.434+4.46616
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar