Rowland e De Vries lideram treinos livres no começo da maratona de Berlim da FE
A Fórmula E abriu os trabalhos no Tempelhof com dois treinos livres. Oliver Rowland liderou o TL1 e Nyck de Vries fez o mesmo no TL2, com tempos mais representativos. Lucas Di Grassi foi o melhor brasileiro, sendo o oitavo mais rápido do dia até aqui
A Fórmula E está oficialmente de volta. A categoria, sem corridas desde o fim de fevereiro, realizou dois treinos livres na manhã desta quarta-feira (5), abrindo os trabalhos para o primeiro dos seis ePs de Berlim que encerram a temporada 2019/20. Nas atividades, Oliver Rowland e Nyck de Vries foram líderes respectivamente do TL1 e do TL2.
As sessões ajudaram a confirmar expectativas de um grid muito parelho na retomada da FE. Rowland, por exemplo, caiu para 12° no TL2, que teve tempos mais rápidos após uma simulação de classificação.
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De Vries teve o tempo mais rápido de todos, com 1min06s846. Só o holandês e António Félix da Costa, segundo melhor no TL2, andaram abaixo de 1min07s. Maximilian Günther, Jérôme D’Ambrosio e Sébastien Buemi fecharam o top-5.
Para os brasileiros, pouco destaque. Lucas Di Grassi cumpriu expectativas ao anotar o oitavo melhor tempo do dia até aqui, mas ainda com distância significativa para as primeiras posições. Felipe Massa até viu a Venturi brilhar em alguns momentos, mas foi 13° no fim da contas. Pedreira mesmo foi com Sérgio Sette Câmara, estreante na Dragon: o piloto foi 23° tanto no TL1 quanto no TL2.
Saiba como foi o TL1 da Fórmula E em Berlim
A sessão começou às 9h em Berlim, ainda com temperaturas relativamente frias para o verão europeu. Mesmo assim, equipes e pilotos não perderam tempo e começaram a coletar dados importantes para corrida e classificação. Ao fim dos primeiros dez minutos de atividade, Oliver Rowland apareceu na liderança, anotando tempo de 1min09s713. Claro, ainda com muito tempo de volta a ser encontrado. Robin Frijns, Alexander Sims, Sam Bird e Alex Lynn seguiam o piloto da Nissan de perto.
Os minutos passavam e Rowland seguia liderando. Para muitos, entretanto, a missão não era necessariamente voar baixo. Lynn, Rast, Abt e Sette Câmara, todos com equipes novas para a série de corridas em Berlim, cumpriam processos de adaptação. O brasileiro, que até foi bem no teste de novatos do começo do ano, tinha mais dificuldades e era 23°. Sérgio só não era lanterninha porque James Calado, com problemas eletrônicos na Jaguar, não tinha deixado a garagem ainda.
Foi só na segunda metade da sessão, conforme pilotos começavam a forçar mais o ritmo e usar elementos como o Modo Ataque, que a tabela de tempos começou a ganhar nova cara. Nyck de Vries saltou para primeiro com tempo de 1min08s945, seguido por António Félix da Costa. Rowland, assim caía de primeiro para terceiro. Na sequência, Jérôme D’Ambrosio surgiu na liderança.
Restavam pouco menos de dez minutos no TL1 quando Rowland voltou a se impôr, conseguindo o tempo de 1min07s832, bem mais rápido. Bird, por sua vez, encaixou-se em segundo. E o timing foi perfeito: instantes depois, Calado apareceu parado na pista naquela que seria sua primeira volta após superar problemas mecânicos. O novo contratempo causou bandeira vermelha. Sem tempo hábil para resgatar o bólido, a sessão foi encerrada prematuramente.
Fórmula E 2019/20, eP de Berlim 1, Tempelhof, treino livre 1:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.832 | |
2 | S BIRD | Virgin Audi | 1:08.068 | +0.236 |
3 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:08.129 | +0.297 |
4 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:08.168 | +0.336 |
5 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:08.219 | +0.387 |
6 | A SIMS | BMW | 1:08.349 | +0.517 |
7 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:08.484 | +0.652 |
8 | N DE VRIES | Mercedes | 1:08.601 | +0.769 |
9 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:08.617 | +0.785 |
10 | S BUEMI | Nissan | 1:08.712 | +0.880 |
11 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:08.718 | +0.886 |
12 | A LYNN | Mahindra | 1:08.783 | +0.951 |
13 | O TURVEY | NIO | 1:08.816 | +0.984 |
14 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:08.996 | +1.164 |
15 | M GÜNTHER | BMW | 1:09.196 | +1.364 |
16 | M EVANS | Jaguar | 1:09.199 | +1.367 |
17 | R RAST | Audi | 1:09.236 | +1.404 |
18 | D ABT | NIO | 1:09.247 | +1.415 |
19 | A LOTTERER | Porsche | 1:09.309 | +1.477 |
20 | L DI GRASSI | Audi | 1:09.378 | +1.546 |
21 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:09.390 | +1.171 |
22 | N JANI | Porsche | 1:09.505 | +1.286 |
23 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:09.982 | +1.763 |
24 | J CALADO | Jaguar |
Saiba como foi o TL2 da Fórmula E em Berlim
A sessão começou com mais notícias ruins para Calado. O piloto, que já não tinha nem andado no TL1 após dois problemas eletrônicos, não conseguiria ir à pista no TL2 também: a Jaguar precisou trocar a bateria do carro #51. Não haveria tempo hábil para fazer a mudança e ir à pista.
De Vries foi o primeiro líder da sessão, anotando tempo de 1min07s358. Da Costa, Müller, Lotterer e Vergne fechavam o top-5. Enquanto isso, Frijns rodava sozinho e dava sorte de não danificar a Virgin.
A sessão seguia com ritmo diferente do TL1. O foco claramente não era em voltas rápidas, com pilotos simulados situações de corrida. Félix da Costa, por exemplo, até se enrolou na tentativa de pegar o Modo Ataque, quase causando acidente com Turvey.
Foi só com dez minutos para o fim do TL2 que De Vries perdeu a liderança. Foi para Buemi, com tempo de 1min07s301. Pouco depois, Günther conseguiu 1min07s005. Era um tempo até impressionante: de uma hora para outra, uma sessão equilibrada ganhava um piloto andando 0s3 mais rápido que o líder anterior.
Mesmo assim, não seria suficiente. De Vries foi o primeiro a andar abaixo de 1min07s, conseguindo precisamente 1min06s846. Dessa vez, era uma liderança realmente convincente: nem mesmo a evolução de Da Costa para para 1min06s922 seria suficiente para forçar uma mudança na liderança.
Fórmula E 2019/20, eP de Berlim 1, Tempelhof, treino livre 2:
1 | N DE VRIES | Mercedes | 1:06.846 | |
2 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:06.922 | +0.076 |
3 | M GÜNTHER | BMW | 1:07.005 | +0.159 |
4 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:07.160 | +0.314 |
5 | S BUEMI | Nissan | 1:07.301 | +0.455 |
6 | M EVANS | Jaguar | 1:07.346 | +0.500 |
7 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.382 | +0.536 |
8 | L DI GRASSI | Audi | 1:07.441 | +0.595 |
9 | R RAST | Audi | 1:07.600 | +0.754 |
10 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:07.604 | +0.758 |
11 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:07.628 | +0.782 |
12 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.665 | +0.819 |
13 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:07.677 | +0.831 |
14 | A LYNN | Mahindra | 1:07.684 | +0.838 |
15 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:07.771 | +0.925 |
16 | N JANI | Porsche | 1:07.810 | +0.964 |
17 | A LOTTERER | Porsche | 1:07.951 | +1.105 |
18 | O TURVEY | NIO | 1:07.954 | +1.108 |
19 | A SIMS | BMW | 1:07.976 | +1.130 |
20 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:07.988 | +1.142 |
21 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:07.993 | +0.692 |
22 | D ABT | NIO | 1:08.201 | +0.900 |
23 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:08.324 | +1.023 |
24 | J CALADO | Jaguar |