FE

Rowland quebra barreira dos 50s e coloca Nissan na liderança do TL2 da Fórmula E em Mônaco. Di Grassi é 5º

O segundo treino para o eP de Mônaco terminou com três pilotos abaixo da barreira dos 50s - já na casa dos 49s. Oliver Rowland liderou para a Nissan, enquanto a dupla da DS Techeetah, com Jean-Éric Vergne à frente de André Lotterer, seguiu. Lucas Di Grassi e Felipe Massa chegaram a liderar e terminaram no top-10

Grande Prêmio / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
A barreira dos 50s foi quebrada. O segundo treino livre para o eP de Mônaco, neste sábado (11), terminou com Oliver Rowland na dianteira após uma volta cronometrada em 49s847 no circuito de rua de Monte Carlo. Rowland liderou, embora Jean-Éric Vergne tenha sido o primeiro a quebrar a marca. O francês, atual campeão da Fórmula E, terminou na segunda colocação. 
 
O terceiro posto foi de André Lotterer, seguido por Alex Lynn, Pascal Wehrlein, Alexander Sims, Felipe Massa, Daniel Abt e Sam Bird para fechar o top-10.
 
Tanto Di Grassi quanto Massa lideraram dentro da marca de dez minutos finais da sessão, ainda que Lucas tenha passado por uma rodada no contorno da Sainte Dévote - nada que tenha acabado sendo grave. 
 
Os seis primeiros colocados da sessão anotaram voltas mais velozes que aquele que garantiu a liderança do TL1, algo que mostrou a melhora da pista. Mas a disputa parelha estava novamente lá: os 17 primeiros colocados terminaram no mesmo 1s.
 
Veja os horários do eP de Mônaco da Fórmula E.
Oliver Rowland (Foto: FE)
Confira como foi o TL2:
 
A segunda sessão livre para o eP de Mônaco começou com a notícia de que Max Günther recebeu uma punição de três posições no grid de largada por andar acima do limite de velocidade durante a full-course yellow do treino inicial. Uma vez que a bandeira verde apareceu, todo mundo foi para a pista rapidamente - até Oliver Turvey, que tinha passado por problemas mais cedo.
 
Após uma manhã com sol e ótimas condições de pista, as voltas no TL2 eram boas, mas não batiam aquelas anotadas no TL1. Jean-Éric Vergne terminou os primeiros dez minutos com a liderança em 50s599. O maior momento de sobressalto foi quando Sam Bird deslizou pela pista na tentativa de contornar a chicane. Apesar disso, escapou.
 
Turvey explorou a área de escape na região da piscina num pequeno erro que mostrava um carro da NIO ainda bem irregular. Na sequência, o time avisou para ele ter cuidado que Lucas Di Grassi vinha atrás dele em volta rápida. O piloto da Audi avaliou no rádio que as condições da pista estavam melhorando rapidamente, o que não era ideal pensando na classificação.

António Félix da Costa tomou a ponta de Vergne na virada para os dez minutos finais, mas durou pouco na frente: Felipe Massa apareceu com 50s232 e a liderança. Logo em seguida, Di Grassu rodou no contorno da Sainte Dévote e Edoardo Mortara perdeu a frente da Venturi dele na direção do muro - mas escapou antes da batida.
 
Após a bandeira amarela rápida, chegou Alexander Sims para assumir a liderança. Com quatro minutos para o fim, hora de Di Grassi pular para a dianteira numa troca louca de posições pela pista. Tanto que Alex Lynn saltou para a ponta menos de 30s após Lucas. E Vergne menos de 20s depois dele.

A última mudança foi com Oliver Rowland, ao pular para 49s847. Vergne, Lotterer, Lynn, Di Grassi, Pascal Wehrlein, Sims, Massa, Daniel Abt e Bird fecharam o top-10.

FE, eP de Mônaco, TL2, Resultado Final:

1 O ROWLAND Nissan 0:49.847  
2 J.E VERGNE DS Techeetah 0:49.970 +0.123
3 A LOTTERER DS Techeetah 0:49.981 +0.134
4 A LYNN Jaguar 0:50.042 +0.195
5 L DI GRASSI Audi 0:50.051 +0.204
6 P WEHRLEIN Mahindra 0:50.130 +0.283
7 A SIMS BMW 0:50.199 +0.352
8 F MASSA Venturi 0:50.232 +0.385
9 D ABT Audi 0:50.263 +0.416
10 S BIRD Virgin Audi 0:50.266 +0.419
11 J D'AMBROSIO Mahindra 0:50.321 +0.474
12 A FÉLIX DA COSTA BMW 0:50.403 +0.556
13 S VANDOORNE HWA Venturi 0:50.418 +0.571
14 E MORTARA Venturi 0:50.631 +0.784
15 J.M LÓPEZ Dragon Penske 0:50.679 +0.832
16 G PAFFETT HWA Venturi 0:50.831 +0.984
17 O TURVEY NIO 0:50.831 +0.984
18 M GÜNTHER Dragon Penske 0:50.862 +1.015
19 R FRIJNS Virgin Audi 0:50.980 +1.133
20 T DILLMANN NIO 0:51.142 +1.295
21 S BUEMI Nissan 0:51.176 +1.329
22 M EVANS Jaguar 0:51.363 +1.516


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.