Rowland supera Lotterer e coloca Nissan na liderança do TL1 em Hong Kong. Massa é 14º

O primeiro treino livre da noite deste sábado (9) - manhã de domingo em Hong Kong - teve intensa mudança na liderança. Com a pista ainda molhada da chuva da manhã, Oliver Rowland foi quem conseguiu desbancar André Lotterer - líder três vezes diferentes - para pontear definitivamente

O primeiro treino livre para o eP de Hong Kong, realizado ainda na noite deste sábado (9) no Brasil – manhã do domingo no horário local -, começou após uma pancada de chuva que complicou as ações iniciais. Conforme a água – que é uma preocupação real para o restante do dia -, foi diminuindo e os tempos melhorando, as mudanças no topo da tabela de tempos foram muitos. Mas Oliver Rowland foi quem riu por último ao anotar 1min09s283 com menos de dois minutos para o final.  

A segunda colocação ficou nas mãos de André Lotterer, que chegou a liderar a sessão em três momentos diferentes e teve a carteira batida por Rowland quando tudo parecia quase finalizado. Jean-Éric Vergne, companheiro do alemão, foi o terceiro. 
 
Quem também circundou a liderança diversas vezes durante a sessão foi Sébastien Buemi, que terminou em quarto. Daniel Abt, Robin Frijns, José María López, Gary Paffett, Alexander Sims e Edoardo Mortara fecharam o top-10. Paffett também encerrou a sessão ao parar na pista, com problemas, e causar bandeira amarela nos segundos finais.
 
O quarteto brasileiro chegou a andar bem, especialmente Felipe Massa e Nelsinho Piquet, mas terminaram longe dos ponteiros. Massa foi 14º, enquanto Piquet fechou em 16º; Lucas Di Grassi e Felipe Nasr ficaram em 17º e 18º.
Chuva na manhã em Hong Kong (Foto: Audi)

Confira como foi o TL1:

Uma pancada de chuva brindou o começo da manhã de Hong Kong pouco antes do primeiro treino. Apesar de ter sido algo de apenas alguns minutos e que parou antes da bandeira verde, os carros tiveram de entrar numa pista bastante molhada. 
 
Sem perder tempo, os pilotos se lançaram para pista e entraram todos nos primeiros minutos. Daniel Abt foi o primeiro a cravar volta rápida, mas ainda na casa de 1min14s. Naturalmente, com os pilotos entendendo o traçado e a secagem pós-chuva, a queda dos tempos acontecia bem rapidamente. Em dez minutos, André Lotterer já cruzava a linha para 1min11s919 enquanto todos os 14 primeiros colocados estavam ao menos em 1min13s.
 
A desenvoltura de Pascal Wehrlein na pista molhada era promissora para a Mahindra num dia em que a chuva é esperada mais vezes. O piloto alemão lidava muito bem com o carro na água, enquanto José María López e Gary Paffett cometiam pequenos deslizes e escapavam da pista.
 
Com 30 minutos para o fim da sessão, Sébastien Buemi era quem liderava, mas a Venturi logo mostrou força. Felipe Massa subiu para o terceiro posto, já na cassa dos 1min11s. Pouco depois, Edoardo Mortara fez 1min10s956. Ponta e nova barreira quebrada.
Felipe Massa (Foto: BMW)
Massa continuou a melhora da Venturi ao cravar nova volta na casa de 1min10s e pular para a segunda colocação. Logo Lotterer emendou um giro melhor e recuperou a ponta, mas a Venturi segurava os dois carros no top-3 enquanto tinha ainda a dupla do HWA – que usa os motores monegascos – entre os dez primeiros. 
 
O que aconteceu na sequência foi uma quase interrupção da pista. Nenhuma bandeira vermelha, mas o traçado chegou a ficar vazio. Na volta, menos mudança no topo da tabela de tempos. Sam Bird, por sua parte, escapou de sofrer um atraso gigantesco ao escapar da pista na curva um e passar perto de uma batida. 

O outro piloto da Virgin, Robin Frijns, foi quem apareceu para desafiar Lotterer e tomar a ponta. A resposta, entretanto, veio bem rápida: Lotterer de novo, com 1min09s653, voltou para a posição de honra. Sem o mesmo rendimento, António Félix da Costa bateu firme na zebra e preocupou a BMW.
 
Na blitz final do desempenho, Buemi e Jean-Éric Vergne se aproximaram, mas foi somente Oliver Rowland quem saltou para a primeira colocação: 1min09s283.

FE, eP de Hong Kong, TL1, Final:

1 OLIVER ROWLAND TAI NISSAN 1:09.283  
2 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH DS 1:09.653 +0.370
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH DS 1:09.744 +0.461
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI NISSAN 1:09.893 +0.610
5 DANIEL ABT ALE AUDI 1:09.956 +0.673
6 ROBIN FRIJNS HOL VIRGIN AUDI 1:09.957 +0.674
7 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON PENSKE 1:10.070 +0.787
8 GARY PAFFETT ING HWA VENTURI 1:10.236 +0.953
9 ALEXANDER SIMS ING BMW 1:10.382 +1.099
10 EDOARDO MORTARA ITA VENTURI 1:10.418 +1.135
11 STOFFEL VANDOORNE BEL HWA VENTURI 1:10.567 +1.284
12 SAM BIRD ING VIRGIN AUDI 1:10.724 +1.441
13 TOM DILLMANN FRA NIO 1:10.728 +1.445
14 FELIPE MASSA BRA VENTURI 1:10.864 +1.581
15 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:10.898 +1.615
16 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:11.021 +1.738
17 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI 1:11.316 +2.033
18 FELIPE NASR BRA DRAGON PENSKE 1:11.321 +2.038
19 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW 1:11.380 +2.097
20 PASCAL WEHRLEIN ALE MAHINDRA 1:11.396 +2.113
21 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL MAHINDRA 1:11.843 +2.560
22 OLIVER TURVEY ING NIO 1:12.305 +3.022

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.