O que deu para ser notado no primeiro treino livre para o eP de Roma, no meio do começo da manhã italiana deste sábado (13) foi um emparelhamento entre várias equipes que conseguiram ocupar em diferentes momentos o posto de mais rápidas da sessão. No fim das contas, após um pequeno duelo de Jean-Éric Vergne e António Félix da Costa, que pareciam disparar na frente, foi Oliver Rowland quem tomou a dianteira e ficou com ela para uma Nissan que dá a sensação de ser a próxima escuderia na fila da vitória da Fórmula E.
Vergne ficou mesmo com a segunda colocação e foi seguido por
Lucas Di Grassi, Sam Bird e Sébastien Buemi, que ainda conseguiram deixar Da Costa para trás nos instantes derradeiros. Robin Frijns, Edoardo Mortara e Pascal Wehrlein fecharam o top-10.
Além de sete dos dez primeiros terem passado pela liderança em algum momento do treino, Mitch Evans e José María López, respectivamente 11º e 12º colocados, também estiveram.
Felipe Massa andou na 15ª colocação.
Oliver Rowland (Foto: Nissan)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Confira como foi o TL1:
O dia da Fórmula E começou com temperatura baixa, em 10°C em Roma, num dia para o qual chuva era esperada para algum momento nas horas seguintes. E logo no começo da sessão, Lucas Di Grassi foi o primeiro a passar fora dos limites da pista na curva 13. Os comissários aproveitaram o ensejo para conduzir o tradicional teste do sistema de amarelo de pista inteira. Deixou vítima, inclusive: Max Günther, Robin Frijns, Pascal Wehrlein e Alex Lynn foram todos postos em investigação por passaram acima da velocidade.
Durou pouco antes dos pilotos começaram a tomar a pista a valer na bandeira verde e, como naturalmente acontece nos minutos iniciais de um fim de semana, muita gente fazendo uso das áreas de escape. Jean-Éric Vergne e Jérôme D'Ambrosio foram os próximos. Vergne, aliás, foi o primeiro a passar abaixo de 1min33s no tempo da classificação, mas a dianteira mudaria constantemente. José María López e Alexander Sims assumiram a ponta na sequência.
O vencedor do eP de Sanya não parava de aparecer no treino e seguia no top-3, mas, na marca de 20 minutos de treino, foi o companheiro dele e António Félix da Costa que quase colidiram no contorno do hairpin. André Lotterer é mais um piloto que tenta se aproximar das brigas por vitórias, enquanto o português lidera o campeonato.
Após uma breve liderança de Daniel Abt, Oliver Rowland passou na marca de 1min32s2 e a dianteira começou a pipocar em outros nomes. Sam Bird baixou de 1min32s pela primeira vez no dia, mas Wehrlein chegou logo na sequência com um giro em 1min31s5.
Jean-Éric Vergne (Foto: DS Techeetah)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
Logo, porém, Bird havia retomado o primeiro lugar, mas agora com uma volta em 1min30s763. Mais de 2s atrás do ponteiro, Gary Paffett recebia mensagens de rádio da HWA utilizando Felipe Massa como comparação. A explicação é Massa, que naquele momento tinha volta 0s7 melhor que a dele, era o mais rápido entre os quatro pilotos que utilizam motor Venturi.
A transmissão da TV aproveitou para mostrar algumas travadas de freio durante o treino: teve para Sébastien Buemi, Bird, Lotterer e Paffett.
Com o relógio apontando a entrada nos dez minutos finais, Buemi foi quem apareceu na ponta enquanto grande parte dos carros iam ao pit-lane para ajustar o carro para as simulações de classificação nos últimos minutos. Vergne voltou à ponta, enquanto Massa precisou travar bastante o carro para escapar pouco. Da Costa e Vergne começaram a travar uma briga particular, porque o português voltou a liderar e logo o francês Vergne bateu novamente a carteira dele.
A confusão, aliás, se estendeu aos últimos minutos: Mitch Evans arrastou o lado direito da Jaguar no muro e arrancou o acabamento do local. Foi por muito pouco que evitou um acidente forte.
A despeito da briga entre os postulantes ao título, Rowland se meteu entre os dois com 1min29s738 e assumiu a dianteira com menos de 15s restando no relógio.
FE, eP de Roma, TL1, Final:
1 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:29.738 |
|
2 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:29.793 |
+0.055 |
3 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:29.993 |
+0.255 |
4 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:30.004 |
+0.266 |
5 |
S BUEMI |
Nissan |
1:30.068 |
+0.330 |
6 |
D ABT |
Audi |
1:30.142 |
+0.404 |
7 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:30.258 |
+0.520 |
8 |
R FRIJNS |
Audi |
1:30.338 |
+0.600 |
9 |
E MORTARA |
Venturi |
1:30.399 |
+0.661 |
10 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:30.463 |
+0.725 |
11 |
M EVANS |
Jaguar |
1:30.501 |
+0.763 |
12 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:30.520 |
+0.782 |
13 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:30.560 |
+0.822 |
14 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:30.710 |
+0.972 |
15 |
F MASSA |
Venturi |
1:30.765 |
+1.027 |
16 |
A SIMS |
BMW |
1:30.770 |
+1.032 |
17 |
T DILLMANN |
NIO |
1:30.817 |
+1.079 |
18 |
O TURVEY |
NIO |
1:30.840 |
+1.102 |
19 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:30.984 |
+1.246 |
20 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:31.060 |
+1.322 |
21 |
A LYNN |
Jaguar |
1:31.479 |
+1.486 |
22 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:31.903 |
+1.910 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.