Bird lamenta abandono na estreia da Fórmula E e define foco da Jaguar: “Confiabilidade”

Sam Bird sofreu uma quebra logo na quinta volta do eP da Cidade do México, que abriu a temporada na Fórmula E, e pediu investigação da Jaguar sobre a confiabilidade do carro

Sam Bird não teve motivos para comemorar na abertura oficial da Fórmula E em 2023, no último sábado (14): o piloto da Jaguar sofreu com uma quebra repentina na Cidade do México e abandonou a corrida após apenas cinco voltas, encerrando um fim de semana bastante difícil. Logo antes da primeira relargada, uma falha no eixo de transmissão deixou o inglês absolutamente impotente, e a solução foi mesmo encostar o carro no canto da pista.

Após o abandono, Bird lamentou a estreia frustrante e brincou, dizendo que “não classificaria aquilo como uma corrida”. Além disso, o inglês tentou manter o otimismo em resolver os problemas antes da próxima etapa, no último fim de semana de janeiro.

Relacionadas

“Por sorte, ainda é a primeira corrida e temos muito chão pela frente. Nem todo mundo vai conseguir completar todas as corridas”, disse Bird ao portal inglês The Race. “Eu tive uma [corrida] ruim, agora preciso de algumas boas”, afirmou o britânico, desanimado com a estreia.

Bird sofreu com problemas na Jaguar e abandonou na Cidade do México (Foto: Reprodução/Fórmula E)

Após um acidente repentino sofrido por Sebastién Buemi no último dia de pré-temporada, em Valência, a Jaguar passou a ficar com a pulga atrás da orelha. Como o trem de força da Envision do suíço é fornecido pelo time britânico, o fato gerou preocupação instantânea na equipe de Bird e Mitch Evans. Questionado sobre o que precisa ser o foco principal dos mecânicos antes da próxima corrida, Sam não titubeou.

“A confiabilidade. Precisamos voltar e investigar tudo”, destacou. “Não estou preocupado. Como equipe, tenho certeza de que vamos conseguir resolver isso. Seja um pequeno problema no software ou questões maiores, vamos chegar lá”, garantiu o piloto.

Apesar da preocupação com a quebra logo na primeira corrida, Bird mantém a esperança de que a Jaguar irá resolver o problema em breve. Segundo ele, é uma questão de tempo até que o time britânico se coloque entre os melhores na tabela de tempos, assim como na pré-temporada.

Evans, por outro lado, conseguiu somar quatro pontos com um oitavo lugar na estreia (Foto: Fórmula E)

“Essa é uma grande equipe, eles trabalham extremamente duro”, salientou Bird. “Essa [corrida] foi muito difícil, mas estaremos de volta. Com sorte, vamos estar ocupando o topo das tabelas de tempo muito em breve”, concluiu o inglês.

A Jaguar viu Bird abandonar o eP da Cidade do México, mas ainda saiu com quatro pontos conquistados após Evans garantir o oitavo lugar. Agora, a Fórmula E descansa até o último fim de semana do mês, quando a categoria desembarca em Diriyah, na Arábia Saudita, para sua primeira rodada dupla da temporada. As duas corridas estão marcadas, respectivamente, para os dias 27 e 28 de janeiro, ambas às 14h (horário de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.