Buemi supera Hughes na experiência e garante pole do eP de Diriyah 1 na Fórmula E

Experiente, Sébastien Buemi levou a melhor sobre o novato Jake Hughes e garantiu a pole do eP de Diriyah 1, que abre a primeira rodada dupla da Fórmula E 2022/2023

A Fórmula E realizou a classificação para sua primeira rodada dupla da temporada 2022/2023, o eP de Diriyah, na manhã desta sexta-feira (27), e Sébastien Buemi levou a melhor para garantir a pole na corrida noturna, logo em sua segunda participação pela Envision. Na grande final, o piloto suíço bateu Jake Hughes, da McLaren, com o tempo de 1min09s435 — a diferença entre os dois foi de apenas 0s060. Sam Bird, eliminado pelo pole na semifinal, garantiu a terceira colocação.

Se a Jaguar fez um dia forte em Diriyah, o mesmo não pode ser dito da Maserati — que chamou atenção pela falta de sorte. A tradicional marca italiana, que incorporou a estrutura da Venturi na Fórmula E, teve um dia para ser esquecido — tanto Maximilian Günther quanto Edoardo Mortara bateram no muro e vão precisar de reparos para a corrida.

Relacionadas


Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi conseguiu se classificar ao mata-mata novamente após a pole na estreia e chegou até as quartas de final, quando acabou eliminado por Hughes. Sérgio Sette Câmara, por sua vez, também chegou a sonhar com a classificação — mas acabou eliminado na reta final do Grupo B.

A primeira corrida do fim de semana da Fórmula E no circuito árabe está programada para acontecer às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do BandSports e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Fórmula E realiza sua primeira corrida noturna da temporada em Diriyah (Foto: Fórmula E)

Confira como foi a classificação em Diriyah:

Grupo A

Dan Ticktum foi o primeiro piloto a registrar um tempo no Grupo A, com 1min12s219, mas rapidamente foi caindo na tabela após os competidores saírem para a pista. Com sete minutos para o fim da atividade, quando todos já tinham completado pelo menos uma volta, Maximilian Günther foi direto na barreira de proteção com sua Maserati e causou a interrupção do treino por uma bandeira vermelha.

Neste momento, Sacha Fenestraz era o líder do grupo com o tempo de 1min11s169, seguido por Jake Hughes, Edoardo Mortara e António Félix da Costa na zona de classificação. Oliver Rowland, Ticktum, Norman Nato, Nick Cassidy, Jake Dennis, Günther e Lucas Di Grassi ocupavam as outras posições.

Günther teve um péssimo início de classificação e foi direto no muro em Diriyah (Foto: Reprodução/Fórmula E)

Quando a classificação enfim foi retomada, Hughes marcou 1min10s988 e tomou a ponta. Dennis e Di Grassi também aproveitaram, ocupando as duas posições seguintes, enquanto Fenestraz conseguiu se manter em quarto num primeiro momento. Logo em seguida, entretanto, Ticktum fez 1min10s792 e passou a liderar o Grupo A.

Companheiro de Di Grassi, Rowland enfim entrou na zona de classificação com pouco mais de dois minutos para o fim do treino, com 1min10s600, tirando justamente o companheiro Di Grassi das quartas de final. O brasileiro, entretanto, se recuperou logo em seguida e voltou ao top-4, assim como Da Costa — como resultado, Hughes e Dennis foram imediatamente expulsos da zona de classificação.

Tentando desesperadamente sair da penúltima colocação, Mortara perdeu o controle do carro e atingiu a barreira de proteção com força na traseira, danificando consideravelmente sua Maserati — que não viveu um bom dia em Diriyah.

No fim, com a bandeira quadriculada já sendo agitada, Hughes tomou a primeira posição novamente com um tempo muito forte de 1min10s269, seguido por Rowland, Ticktum e Di Grassi — que entrou no top-4 no último momento possível. Cassidy, Dennis, Da Costa, Nato, Fenestraz, Mortara e Günther foram eliminados.

E a segunda Maserati também foi no muro, desta vez com Edoardo Mortara (Foto: Reprodução/Fórmula E)

Grupo B

A responsabilidade de abrir os trabalhos no Grupo B ficou a cargo de Sam Bird, que marcou 1min17s072 em sua primeira tentativa. Sérgio Sette Câmara e Kelvin van der Linde rapidamente superaram o tempo do britânico, com o brasileiro em primeiro após registrar 1min11s489.

Mitch Evans colocou a outra Jaguar na quarta colocação, logo atrás do companheiro de equipe, antes de ser retirado do top-4 por Wehrlein. Bird até conseguiu tomar a ponta em seguida, mas Buemi marcou 1min10s402 e tirou o posto do inglês. René Rast também passou a fazer parte da disputa e entrou na zona de classificação diretamente em terceiro, expulsando Sette Câmara do grupo.

Na metade da sessão, com seis minutos para o fim, a ordem era a seguinte: Buemi, Bird, Evans e Rast se classificavam, enquanto Wehrlein, Jean-Èric Vergne, Sette Câmara, André Lotterer, Stoffel Vandoorne, van der Linde e Nico Müller — este sem tempo registrado — ocupavam as demais posições.

Wehrlein rapidamente entrou no grupo dos classificados com 1min10s546, o suficiente para alcançar a segunda posição e tirar Rast da zona de classificação. O top-4 ainda sofreu duas alterações em sequência, com Vergne e Lotterer tomando as posições de Bird e Evans, respectivamente. Buemi baixou ainda mais seu tempo, marcando 1min10s349, e abriu 0s197 para o alemão da Porsche.

Sette Câmara marcou 1min10s598 e assumiu a terceira colocação com dois minutos para o fim, o que tirou Lotterer do grupo de classificados. Os pilotos, entretanto, guardaram o melhor para o final. Rast assumiu a ponta momentaneamente, mas Bird tomou o primeiro lugar já depois da bandeirada com 1min09s942, melhor tempo do fim de semana até ali.

Buemi melhorou novamente e marcou 1min10s231, enquanto Evans anotou 1min10s245 para se manter atrás do suíço. Em seguida, Sette Câmara viu Wehrlein e Rast superarem seu melhor tempo e acabou ficando de fora do mata-mata, na sexta posição de seu grupo.

Bird, Buemi, Evans e Rast se classificaram para as quartas de final no Grupo B, enquanto Werhlein, Sette Câmara, Vergne, Lotterer, Vandoorne, van der Linde e Müller acabaram eliminados.

Sam Bird liderou o Grupo B da classificação com tranquilidade (Foto: Fórmula E)

Quartas de final

Dan Ticktum x Oliver Rowland

No primeiro mata-mata do dia, melhor para o piloto da NIO: Ticktum marcou 1min09s592, o suficiente para superar o britânico Rowland, que não conseguiu passar de 1min10s114.

Lucas Di Grassi x Jake Hughes

O segundo duelo do dia reservou um embate entre juventude e experiência na Fórmula E. No fim, melhor para o novato Hughes, que conseguiu registrar 1min09s713 e superou o brasileiro, eliminado com 1min10s052.

Sébastien Buemi x Mitch Evans

Evans e Buemi fizeram um duelo de peso logo depois, e o suíço da Envision levou a melhor: Mitch cruzou a linha de chegada primeiro, com 1min10s039, mas não foi o bastante para bater o tempo do campeão de 2015/2016: 1min09s790 e classificação garantida para a semifinal.

Sam Bird x René Rast

No último duelo das quartas de final, Rast trouxe um desafio e tanto para Bird: marcou 1min09s729 e causou preocupação na Jaguar, mas o britânico conseguiu anotar 1min09s558 para se garantir na semifinal.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pole na estreia da temporada, Di Grassi caiu nas quartas de final em Diriyah (Foto: Fórmula E)

Semifinais

Dan Ticktum x Jake Hughes

No duelo que definiu o primeiro finalista do dia, Hughes levou a melhor sobre Ticktum e cruzou a linha de chegada com 1min09s779. Tentando forçar ao máximo, o piloto da NIO perdeu a traseira na última curva e precisou salvar o carro, perdendo muito tempo. No fim, terminou com 1min10s246.

Sébastien Buemi x Sam Bird

Em combate direto entre dois carros com trens de força da Jaguar, melhor para a equipe cliente: Buemi marcou 1min09s366 e despachou Bird, que não conseguiu passar de 1min09s462.

Ticktum parecia ter a classificação na mão, mas errou no fim e acabou eliminado (Foto: Fórmula E)

Final

Sébastien Buemi x Jake Hughes

Na grande final da classificação em Diriyah, mais um duelo entre juventude e experiência. Após eliminar Di Grassi, Hughes cruzou a linha de chegada primeiro e marcou 1min09s495 — o problema foi que Buemi registrou 1min09s435, superou o britânico por apenas 0s060 e garantiu sua primeira pole pela Envision.

Fórmula E 2022/2023, eP de Diriyah, Grid de Largada:

1S BUEMIEnvision1:09.435 
2J HUGHESMcLaren1:09.495+0.060
3S BIRDJaguar1:09.462+0.027
4D TICKTUMNIO1:10.246+0.811
5R RASTMcLaren1:09.729+0.294
6M EVANSJaguar1:10.039+0.604
7L DI GRASSIMahindra1:10.052+0.617
8O ROWLANDMahindra1:10.114+0.679
9P WEHRLEINPorsche1:10.407+0.972
10N CASSIDYEnvision1:10.829+1.394
11J DENNISAndretti1:10.903+1.468
12J.E VERGNEDS Penske1:10.602+1.167
13A.F DA COSTAPorsche1:10.940+1.505
14S SETTE CÂMARANIO1:10.598+1.163
15A LOTTERERAndretti1:10.607+1.172
16N NATONissan1:10.985+1.550
17S VANDOORNEDS Penske1:10.636+1.201
18S FENESTRAZNissan1:11.073+1.638
19K VAN DER LINDEAbt Cupra1:11.048+1.613
20E MORTARAMaserati1:11.708+2.273
21M GÜNTHERMaserati1:32.982+23.547
22N MÜLLERAbt Cupra
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.