Loeb e Gutiérrez aproveitam punição da Andretti, e X44 conquista Extreme E 2022
A situação da X44 chegou a ser dramática no encerramento da temporada, em Punta del Este, mas uma punição à Andretti deu o terceiro lugar que Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez precisavam para conquistar o título do Extreme E
A temporada 2022 do Extreme E foi decidida neste domingo (27), em Punta del Este, Uruguai, com direito a virada emocionante no fim. A equipe X44 Vida Carbon, que tem Lewis Hamilton como dono, foi campeã da categoria com o terceiro lugar de Sébastien Loeb e Cristina Gutierrez, em corrida totalmente dominada pela Abt. A disputa na última etapa era com a RXR, de propriedade de Nico Rosberg — e que chegou com uma mão na taça —, mas uma punição à Andretti acabou valendo a terceira posição — e o título — ao time britânico.
Desde a largada, a corrida foi absolutamente dominada pela Abt de Nasser Al-Attiyah e Klara Andersson. O piloto, que iniciou a prova no comando do Odyssey 21 elétrico, venceu uma disputa pela liderança com Loeb no começo e passou a abrir em relação ao pelotão, entregando o carro à sueca com uma distância confortável para a McLaren de Tanner Foust e Emma Gilmour.
Relacionadas
Como a RXR não conseguiu se classificar para a corrida final, um terceiro lugar já era suficiente para a X44 assegurar a conquista. A missão, entretanto, foi bem mais difícil do que parece. Loeb iniciou bem a corrida e disputou a liderança com Al-Attiyah por fora, mantendo o segundo lugar nas primeiras curvas, mas perdeu o duelo ao tentar a ponta e se complicou na curva seguinte.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ao tentar manter a proximidade com o rival, Loeb perdeu o ponto de frenagem e passou da entrada de curva, precisando se recuperar e cedendo duas posições. A partir daí, a corrida da X44 passou a ser mesmo em direção ao terceiro lugar, buscando a Andretti de Timmy Hansen e Catie Munnings.
A britânica Munnings imprimiu um ritmo fortíssimo no segundo stint e parecia segurar tranquilamente a vantagem de 2s, quando uma punição colocou tudo a perder. Por ter ultrapassado o limite de velocidade na área de troca de pilotos, a equipe americana levou 7s de penalização e viu as chances de pódio se esvaírem.
Assim, a dupla Al-Attiyah/Andersson completou na primeira posição pela Abt, seguida por Foust/Gilmour [McLaren], Loeb/Gutiérrez [X44], Hansen/Munnings [Andretti] e Hansen/Taylor [Veloce]. Foi o primeiro título da equipe de Hamilton na categoria, um ano após ver o time de Rosberg levantar a taça com o mesmo número de pontos — e duas vitórias a mais.

