Sims domina e leva pole em Nova York. Vergne é 12º e Buemi sai da briga

O treino classificatório para a corrida 2 do eP de Nova York eliminou Sébastien Buemi da briga pelo título, apesar do suíço ter sido o melhor entre os concorrentes. Alexander Sims é o pole, mas Mitch Evans, Lucas Di Grassi e Jean-Éric Vergne são, respectivamente, 8º, 11º e 12º

O treino classificatório para a corrida 2 do eP de Nova York, neste domingo (14), tinha que ser ao menos tenso. Não havia alternativa, porque é o último dia da temporada e por ter gente que necessitava da pole para seguir na briga. Como sobreviveriam os postulantes ao título saindo do Grupo 1? A resposta foi que apenas um deles, Sébastien Buemi, conseguiu sair para a Superpole. Buemi precisava da pole, mas não conseguiu. O pole é Alexander Sims, deixando apenas três competidores na luta pelo troféu.

Buemi foi o personagem do treino, sem dúvida. Melhor entre os líderes, era o sexto colocado – último entre os classificados para a Superpole – quando o quarto grupo entrou em cena. A torcida deu certo, ninguém superou a volta dele – ainda que Gary Paffett estivesse no caminho quando foi atrapalhado por Tom Dillmann. Mesmo assim, primeiro a sair para a pista na Superpole, sofreu com a melhora da pista. Conseguiu sair em terceiro, mas não pode mais alcançar Jean-Éric Vergne.
 
Ao lado de Sims na primeira fila está Robin Frijns, enquanto Buemi terá a companhia de Sam Bird na segunda fila. Stoffel Vandoorne e Daniel Abt completam as filas da Superpole. Oliver Rowland é o sétimo colocado e tem, a seu lado, o melhor entre os três que ainda estão na briga: Mitch Evans. Após sair de 13º para 2º no sábado, Evans tem de vencer e anotar a melhor volta da corrida para ser o campeão. Paffett e Edoardo Mortara fecham o top-10.
 
Vice e líder do campeonato estão mais atrás. Lucas Di Grassi, 22 pontos atrás, larga na 11ª posição e tem o ponteiro Vergne logo atrás. Largam assim, lado a lado na sexta fila. Felipe Massa cometeu um erro e é o 22º colocado.
 
Alexander Sims (Foto: BMW)

Confira como foi o treino de classificação:

Grupo 1 – Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi, Mitch Evans, Sébastien Buemi e António Félix da Costa
 
Com quase todos juntos no final do grupo, o primeiro piloto na pista foi o único que não briga pelo título: Da Costa. Vergne, Di Grassi, Buemi e Evans seguiam, nessa ordem. As voltas foram melhores que as do sábado, com o português completando em 1min10s3. Mas Vergne melhorou e fez 1min10s2.
 
Di Grassi foi ainda mais rápido, embora só por alguns milésimos. Buemi e Evans, sim, com 1min10s0, pontearam o grupo. Novamente o suíço como o mais rápido.
Grupo 2 – André Lotterer, Daniel Abt, Robin Frijns, Sam Bird e Jérôme D'Ambrosio
 
Líder do TL3, D'Ambrosio foi quem saiu na frente do grupo e andou bastante mal – pior tempo entre todos os que já haviam classificado. O último a completar volta no grupo, Lotterer errou no setor intermediário e acabou pior. 
 
Mas o grupo foi rápido. Bird passou melhor que Buemi e assumiu a ponta por instantes, porque Frijns passou ainda mais rápido. E Abt concluiu uma volta melhor que a de ambos. Os três na casa de 1min09s. Apenas com dez pilotos já com voltas lançadas, Vergne já estava fora da Superpole, enquanto Di Grassi era o sexto.
Daniel Abt (Foto: Audi)

Grupo 3 – Oliver Rowland, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Felipe Massa, Alexander Sims e Stoffel Vandoorne

 
O começo do grupo teve Mortara e Sims saindo quase juntos e brigando pelo espaço ainda na volta de instalação. Quando Sims se afastou, Mortara concluiu primeiro a passou à frente de Di Grassi. Sims foi mais rápido que ele e que todos, com 1min09s6 e a dianteira. 
 
Rowland entrou ligeiramente mais rápido que Evans e chegou a pensar na Superpole, mas caiu para fora da zona de disputa da posição de honra quando Venturi andou em 1min09s8 e pulou para segundo. Wehrlein foi mal e passou mais lento que o companheiro, enquanto Massa errou, não contornou a curva 6 e ficou atravessado na pista por alguns momentos.
Grupo 4 – Maximilian Günther, Alex Lynn, Gary Paffett, Oliver Turvey, José María López e Tom Dillmann
 
López se adiantou e foi quem saiu na frente para a pista. Uma saída até bem cedo para ele, Dillmann e Turvey, todos com voltas colocados no meio do pelotão. Günther foi o pior deles, com o 18º lugar.
 
O grande momento de Dillmann foi quando ele dava a volta de retorno aos boxes – ocupando a linha rápida do traçado. Paffett tinha uma boa volta e tinha chances de Superpole, mas perdeu tempo e passou em nono – ainda melhor do grupo. Lynn passou por último e, por causa de um erro, terminou em 21º.
 
O fracasso do G4 foi o sucesso de Buemi, que comemorou na garagem da Nissan e saiu correndo de volta para o carro e com um sorriso no rosto.
 
A Superpole ficou formada por Sims, Vandoorne, Abt, Frijns, Bird e Buemi.
Sébastien Buemi (Foto: Nissan)

SUPERPOLE

A Superpole começou logo com Buemi, correndo de volta ao carro para abrir. O suíço andou bem, na casa de 1min09s7, mas tinha como inimiga a pista que continuava melhorando. Bird passou mais lento, mas Frijns foi mais veloz por 0s017. Era o fim da briga do suíço para buscar um título improvável. Abt foi mal, passou em 1min10, enquanto Vandoorne foi pior que Bird. Restava Sims, mais rápido da fase de grupos, que repetiu o domínio em 1min09s6. Pole pela primeira vez na FE.

FE, eP de Nova York, Treino de Classificação, Corrida 2, Resultado Final:

1 A SIMS BMW   1:09.617  
2 R FRIJNS Virgin Audi   1:09.712 +0.095
3 S BUEMI Nissan   1:09.729 +0.112
4 S BIRD Virgin Audi   1:09.895 +0.278
5 S VANDOORNE HWA Venturi   1:09.994 +0.377
6 D ABT Audi   1:10.096 +0.638
7 O ROWLAND Nissan   1:10.052 +0.479
8 M EVANS Jaguar   1:10.063 +0.435
9 G PAFFETT HWA Venturi   1:10.155 +0.446
10 E MORTARA Venturi   1:10.217 +0.538
11 L DI GRASSI Audi   1:10.255 +0.600
12 J.E VERGNE DS Techeetah   1:10.278 +0.661
13 J.M LÓPEZ Dragon Penske   1:10.352 +0.735
14 A FÉLIX DA COSTA BMW   1:10.369 +0.752
15 O TURVEY NIO   1:10.439 +0.822
16 J D'AMBROSIO Mahindra   1:10.504 +0.887
17 T DILLMANN NIO   1:10.573 +0.956
18 P WEHRLEIN Mahindra   1:10.574 +0.957
19 M GÜNTHER Dragon Penske   1:10.653 +1.036
20 A LOTTERER DS Techeetah   1:10.699 +1.082
21 A LYNN Jaguar   1:12.537 +2.920
22 F MASSA Venturi   1:19.831 +10.119

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.