Com uma bonita manhã ensolarada na pista do Brooklyn, a Fórmula E abriu a manhã deste sábado (13) e começou o fim de semana da decisão da temporada 2018/19. O primeiro treino livre transcorreu sem grandes problemas salvo algumas dificuldades de contorno de curvas e um grande tráfego nos minutos finais. No meio disso Alexander Sims colocou a BMW na frente e já com um tempo abaixo daquele esperado para a pole-position.
Atrás de Sims, cinco postulantes ao título seguidos. Apenas um deles, Sébastien Buemi, entrou também na casa de 1min09s. Importante dizer que a volta esperada para a pole-position estava entre 1min10s e 1min11s pelas expectativas da organização.
Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa – da BMW como Sims – e Mitch Evans seguiram. Edoardo Mortara ainda se colocou à frente de André Lotterer, único entre os oito candidatos ao título que não passou na dianteira. Oliver Rowland e Stoffel Vandoorne fecharam o top-10. Daniel Abt foi 11º, enquanto Di Grassi foi 12º. Felipe Massa terminou na 19ª colocação.
Veja os horários do fim de semana da Fórmula E no eP de Nova York.
Alexander Sims (Foto: BMW)
Confira como foi o TL1:
Com 8h30 (de Brasília) no relógio, o começo da primeira atividade da decisão da temporada 2018/19 da Fórmula E foi marcado pela ida de Lucas Di Grassi e Daniel Abt, a dupla da Audi, para a pista na frente do resto dos pilotos.
Quem saiu na frente em termos de resultados de voltas rápidas, entretanto, foi a dupla da Nissan. Sébastien Buemi e Oliver Rowland foram os responsáveis pela liderança logo no começo e seguiram, primeiro o suíço e depois o inglês, na ponta pelos dez minutos iniciais.
Demorou a acontecer algum problema com os limites da pista: foi logo o líder do campeonato, Jean-Éric Vergne, quem passou direto numa curva após oito minutos e causou a primeira preocupação, embora tenha escapado de colisões. Buemi fez o mesmo na sequência e partiu para os boxes, onde foi mostrado pela transmissão de TV um tanto insatisfeito.
Menos de 15 minutos de sessão, mas Rowland começou a avisar a equipe que o desempenho dos pneus estava caindo rapidamente. O que era visível nos minutos iniciais era um número elevado de travadas de pneus – não apenas de Rowland, mas os pilotos de maneira geral – para contornar curvas.
O primeiro toque no muro veio pelas mãos de José María López. Mas foi brando, é verdade, embora frontal. Apenas mais uma batida do argentino na temporada. Vergne também beijou o muro levemente um pouco depois, mas com a lateral direita do bólido preto e dourado.
Com mais da metade do treino, Mitch Evans enfim sacou a Nissan da dianteira, entrando na casa de 1min11s. A liderança dele durou pouco, porém, porque Stoffel Vandoorne entrou no modo ataque e tomou o posto inapelavelmente: 1min11s458, 0s449 mais rápido que o piloto da Jaguar.
O próximo líder foi Abt, agora com menos de 15min para o final – e logo na sequência travou o carro com força e parou na pista por alguns instantes. António Félix da Costa, um dos que mais travava pneus desde o começo, também passou rapidamente na liderança e jogou a volta mais veloz para a casa da 1min10s. Di Grassi e Rowland ainda conseguiram a ponta com menos de dez minutos para o fim.
Não parecia que ia acabar a mudança louca de posições, entretanto, porque Robin Frijns cravou 1min10s534 pouco depois. E isso porque as voltas de classificação iriam ainda começar na happy hour dos seis últimos minutos. Vergne assumiu a ponta ainda sem toda a potência de classificação, mas errou na curva seis e ficou parado no contorno. Pouco depois de Gary Paffett ficar bem nervoso por ser bloqueado por Felipe Massa, que começava a volta rápida.
Alexander Sims pulou para 1min09s9 e assumiu a dianteira mas o tráfego para os momentos derradeiros da sessão era impressionante. O piloto se manteve nessa até o fim e liderou o treino com Buemi, Frijns, Vergne, Da Costa, Evans, Mortara, Lotterer, Rowland e Lotterer no top-10.
FE, ePde Nova York, TL1:
1 |
A SIMS |
BMW |
1:09.959 |
|
2 |
S BUEMI |
Nissan |
1:09.977 |
+0.018 |
3 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:10.193 |
+0.234 |
4 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:10.226 |
+0.267 |
5 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:10.286 |
+0.327 |
6 |
M EVANS |
Jaguar |
1:10.338 |
+0.379 |
7 |
E MORTARA |
Venturi |
1:10.346 |
+0.387 |
8 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:10.406 |
+0.447 |
9 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:10.506 |
+0.547 |
10 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:10.558 |
+0.599 |
11 |
D ABT |
Audi |
1:10.561 |
+0.602 |
12 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:10.604 |
+0.645 |
13 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:10.714 |
+0.755 |
14 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:10.752 |
+0.793 |
15 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:10.918 |
+0.959 |
16 |
T DILLMANN |
NIO |
1:10.956 |
+0.997 |
17 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:10.992 |
+1.033 |
18 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:11.018 |
+1.059 |
19 |
F MASSA |
Venturi |
1:11.264 |
+1.305 |
20 |
O TURVEY |
NIO |
1:11.405 |
+1.446 |
21 |
A LYNN |
Jaguar |
1:11.595 |
+1.636 |
22 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:12.241 |
+2.282 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.