Sims supera dupla da Mercedes e conquista pole da corrida 1 em Ad Diriyah
O primeiro treino de classificação da temporada 2019/20 da Fórmula E terminou com a BMW superando dois carros de fábrica da Mercedes e dois que utilizam motor Mercedes e Audi. Alexander Sims é o primeiro pole-position da temporada
A temporada 2019/20 da Fórmula E já assistiu o primeiro treino classificatório. Foi logo no começo da manhã desta sexta-feira (22), em Ad Diriyah, na Arábia Saudita. Com os figurões da temporada passada atrapalhados pela distribuição dos grupos – organizados em ordem proporcional à pontuação do campeonato que acabou em julho -, a Superpole teve piloto e equipe novata. O pole-position, entretanto, foi um já conhecido: Alexander Sims.
O piloto da BMW superou a dupla de pilotos da Mercedes, formada por Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries e Edoardo Mortara, com a Venturi que também é empurrada por motores Mercedes. Os três, nessa ordem, terminaram na segunda, terceira e quarta colocações. Sam Bird era o favorito na Superpole, mas errou no setor inicial e caiu para quinto. Jérôme D'Ambrosio sai em sexto.
Grande parte das idas à Superpole está relacionada ao grupo de participação. André Lotterer passou perto de conseguir deixar a Porsche na briga, mas larga em sétimo. Oliver Rowland colocou a Nissan em oitavo, enquanto Maximilian Günther e Oliver Turvey, na desacreditada NIO, fecham o top-10.
Felipe Massa larga apenas na 17ª colocação após não conseguir andar bem no terceiro grupo, enquanto Lucas Di Grassi, que andou na chave inicial, é o 19º. O único problema real da sessão aconteceu no grupo dos novatos: James Calado passou direto numa das curvas e Nico Müller, que vinha logo atrás, repetiu o trajeto e fez o mesmo. Os dois largam na última fila.
A corrida da sexta-feira está marcada para as 9h (de Brasília).
Alexander Sims (Foto: BMW)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Jean-Éric Vergne, Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi, Robin Frijns, Mitch Evans e António Félix da Costa
No grupo de abertura, definido pela classificação da temporada passada, os seis pilotos saíram tarde e praticamente juntos. Desta forma, precisaram andar bem rápido desde a volta de instalação para que pudessem cruzar a linha e abrir a volta decisiva.
Da Costa decidiu tornar a primeira volta dele, normalmente usada pelos pilotos como um giro de ajuste com menos potência, na volta mais rápida. E não foi bem, passando na casa de 1min18s6.
Em seguida, os outros cinco cruzaram a linha praticamente juntos. Vergne foi quem sobressaiu, anotando 1min16s1. Frijns e Buemi fizeram 1min16s, enquanto Evans ficou em 1min16s5 e Di Grassi cruzou em 1min17s2.
Grupo 2 – Daniel Abt, André Lotterer, Sam Bird, Oliver Rowland, Jérôme D'Ambrosio e Pascal Wehrlein
Quem se adiantou para andar logo no segundo grupo foi Rowland, que veio guiando o Nissan como se fosse um kart. Tanto balançou o carro que chegou a chicotear o muro e perder bom tempo que custou bastante. Passou 0s4 melhor que Vergne.
Era apenas o começo do segundo grupo, entretanto. Abt e Wehrlein passaram piores que o inglês, mas Bird cravou 1min14s946 e pulou para a ponta. D'Ambrosio fez 1min15s2 e foi para segundo, ao passo que Lotterer colocou a Porsche na briga com 1min15s5. Vergne, melhor do G1, já caía para quinto.
GUIA DA FE 2019/20
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
Grupo 3 – Alexander Sims, Edoardo Mortara, Felipe Massa, Stoffel Vandoorne, Maximilian Günther e Oliver Turvey
A expectativa para o terceiro grupo era boa, por conta da pista e pelo fato dos carros empurrados pela Mercedes terem mostrado potência nos treinos livres. Vandoorne justificou a expectativa ao pular para o segundo posto, assim como Mortara que subiu para terceiro. Massa, por outro lado, muito mal: conseguiu apenas a 16ª posição.
Sims emplacou com a BMW, jogando a equipe alemã para o quarto posto: melhor que Günther, que vinha animando o público desde a pré-temporada e fechou mais de 0s3 mais lento que o companheiro. Turvey, desacreditado com a NIO, conseguiu ir a nono.
Grupo 4 – Brendon Hartley, Nico Müller, Nyck de Vries, Neel Jani, Ma Qing Hua e James Calado
Campeão da Fórmula 2 apenas algumas semanas atrás, De Vries chegou à Fórmula E bastante ligado. Com uma volta na qual tirou tudo que o carro tinha para dar, jogando o bólido para um lado e o outro, subiu para o segundo lugar geral ao ser 0s1 melhor que o companheiro.
Hartley, após os problemas nos treinos livres, cruzou em 18º. O pior vinha em seguida, quando Calado e Müller passaram direto na mesma curva e quase ao mesmo tempo. Serão os dois últimos no grid de largada. Jani cruzou somente em 20º, ao passo que Qing Hua sai em 22º.
Desta forma, estavam classificados para a Superpole: Bird, De Vries, Vandoorne, Mortara, Sims e D'Ambrosio.
Nyck De Vries (Foto: Mercedes)
Relacionadas
SUPERPOLE
Quem saiu primeiro foi D'Ambrosio, mas sem grande velocidade. Sims, na sequência, fez diferente e pulou para a dianteira com 1min14s563. Mortara e Vandoorne não conseguiram repetir a volta e De Vries, que começou de forma promissora, acabou atrás do companheiro. Restava Bird, favorito à pole, mas que errou no primeiro setor. Desta forma, pole para Sims e a BMW.
Fórmula E 2019/20, eP da Arábia Saudita, Ad Diriyah, classificação:
1 | A SIMS | BMW | 1:14.563 | |
2 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:14.839 | +0.276 |
3 | N DE VRIES | Mercedes | 1:14.929 | +0.366 |
4 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:15.131 | +0.568 |
5 | S BIRD | Virgin Audi | 1:15.350 | +0.787 |
6 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:15.539 | +0.976 |
7 | A LOTTERER | Porsche | 1:15.518 | +0.955 |
8 | O ROWLAND | Nissan | 1:15.653 | +1.090 |
9 | M GÜNTHER | BMW | 1:15.680 | +1.117 |
10 | O TURVEY | NIO | 1:16.018 | +1.455 |
11 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:16.129 | +1.566 |
12 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:16.200 | +1.637 |
13 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:16.200 | +1.637 |
14 | S BUEMI | Nissan | 1:16.243 | +1.680 |
15 | D ABT | Audi | 1:16.264 | +1.701 |
16 | M EVANS | Jaguar | 1:16.532 | +1.969 |
17 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:16.583 | +2.020 |
18 | B HARTLEY | Dragon Penske | 1:17.074 | +2.511 |
19 | L DI GRASSI | Audi | 1:17.213 | +2.650 |
20 | N JANI | Porsche | 1:17.745 | +3.182 |
21 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:18.613 | +4.050 |
22 | M QING HUA | NIO | 1:21.701 | +7.138 |
23 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:23.017 | +8.088 |
24 | J CALADO | Jaguar | 1:23.792 | +8.863 |
Paddockast #42 QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL? Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM |