Vandoorne voa e coloca Mercedes na pole do eP de Roma da Fórmula E. Di Grassi é 4º
A Fórmula E fez seu terceiro treino de classificação em 2021, agora em Roma, e teve briga até o último instante. No fim das contas, pole ficou com Stoffel Vandoorne
Com o cenário de Roma do plano de fundo, a Fórmula E tomou a pista atualizada da capital italiana para o treino de classificação deste sábado (10). Após treinos livres com menos tempo de pista que o desejado, os pilotos tiveram de encarar o tempo fechado da capital. A Superpole apresentou, como de costume, embate até a última volta lançada, mas quem se destacou e ficou com a pole-position foi Stoffel Vandoorne.
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O belga da Mercedes foi o quarto a andar e sobrou para cima dos três que tinham andado antes dele. Ainda havia desafio, contudo. André Lotterer foi rápido, mas perdeu a chance ao triscar o muro de leve e perder tempo. Sobra, então, Oliver Rowland. Após dois trechos mais rápidos, o inglês também tocou o muro e deixou a dianteira cair por terra.
Desta feita, Vandoorne divide a primeira fila com Lotterer. Rowland é o terceiro e terá Lucas Di Grassi a seu lado, após o piloto da Audi superar Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther, outros dois membros da Superpole. As três primeiras filas apresentam uma sequência de marcas pesadas: Mercedes, Porsche, Nissan, Audi, DS Techeetah e BMW.
Ainda formam o top-10: Robin Frijns, Nyck de vries, Pascal Wehrlein e Sébastien Buemi. Sérgio Sette Câmara larga na 16ª posição, enquanto António Félix da Costa é o 18º colocado.
A largada para o eP de Roma está marcada para as 11h (de Brasília).
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1 – Robin Frijns, Nyck de Vries, Sam Bird, Mitch Evans e António Félix da Costa
O sempre sofrido grupo dos líderes do campeonato sempre faz sofrer, mas sobretudo no começo da temporada, quando a localização na tabela ainda não está consolidada. Dentro dessa realidade, sofreu o atual campeão: Da Costa errou e passou longe de um tempo sequer mediano. Vai largar bem atrás.
Frijns foi o mais rápido do grupo, seguido por De Vries bem próximo. Bird ficou 0s3 atrás, enquanto Evans foi meio segundo mais lento.
Grupo 2 – Oliver Rowland, Pascal Wehrlein, Sérgio Sette Câmara, Nico Müller, René Rast e Oliver Turvey
Após o acidente do TL1, Turvey sequer tomou a pista para classificar – a NIO segue tentando recuperar o carro para a corrida. Já Rast nem deu volta rápida, sofrendo com a Audi em Roma.
Rowland, já veloz no primeiro treino, repetiu a dose e pulou para a dianteira por 0s5 de vantagem. Wehrlein foi o segundo mais rápido, pulando por quarto lugar geral. Sette Câmara ficou em sétimo e sem chances de Superpole.
Grupo 3 – André Lotterer, Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi, Jean-Éric Vergne, Alexander Sims, Jake Dennis
Embora ninguém tenha conseguido desbancar Rowland, o penúltimo grupo emendou quatro pilotos entre o segundo o quinto lugares. Lotterer ficou em segundo por 0s1 e, apesar de mais distantes, Vandoorne, Di Grassi e Vergne se posicionaram bem.
Impressionante para o francês, que sequer fez o TL2 após o acidente no fim do treino inicial. Sims e Dennis ficaram fora do top-10.
Grupo 4 – Maximilian Günther, Alex Lynn, Tom Blomqvist, Norman Nato, Edoardo Mortara e Nick Cassidy
Deste grupo, Günther, após liderar o TL2, conseguiu se esgueirar para começar a recuperar a temporada após o começo desastroso na Arábia Saudita.
Mas foi apenas ele, porque o restante ficou bem para trás. Lynn e Nato foram para o meio do pelotão, mas um erro de Mortara fez com que Cassidy nem abrisse volta rápida. Os dois dividem as últimas duas filas com Turvey e Rast.
Superpole – Rowland, Lotterer, Vandoorne, Di Grassi, Vergne e Günther
Na grande decisão, Günther não conseguiu impor qualquer ritmo e ficou para trás. Vergne e Di Grassi vieram na sequência, nessa ordem e, apesar de melhores, também não foram rápidos o bastante para a primeira fila a não ser que os trio que restava tivesse grandes problemas. Não foi o que aconteceu.
Vandoorne foi bem rápido e, com 1min38s484, colocou 0s4 em Di Grassi. Lotterer era o próximo, mas uma arrastada no muro logo no começo da volta lançada tirou as chances de pole. Mesmo assim, o alemão da Porsche foi rápido e colocou em segundo. Rowland veio com pinta de pole e tirando tempo nas duas primeiras parciais, mas um erro e uma pancada mais forte no muro nos metros finais custaram caro. O piloto da Nissan cruzou a linha com carro capenga, mas ainda conseguiu segurar um valioso terceiro lugar.
Fórmula E 2021, eP de Roma 1, Classificação:
1 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:38.484 | ||
2 | A LOTTERER | Porsche | 1:38.651 | +0.167 | |
3 | O ROWLAND | Nissan | 1:38.889 | +0.405 | |
4 | L DI GRASSI | Audi | 1:38.903 | +0.419 | |
5 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:38.947 | +0.463 | |
6 | M GÜNTHER | BMW | 1:39.751 | +0.959 | |
7 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:39.081 | +1.267 | |
8 | N DE VRIES | Mercedes | 1:39.162 | +0.597 | |
9 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:39.241 | +0.678 | |
10 | S BUEMI | Nissan | 1:39.348 | +0.757 | |
11 | S BIRD | Jaguar | 1:39.443 | +0.864 | |
12 | M EVANS | Jaguar | 1:39.654 | +1.170 | |
13 | A LYNN | Mahindra | 1:39.743 | +1.259 | |
14 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:39.762 | +1.278 | |
15 | A SIMS | Mahindra | 1:39.829 | +1.345 | |
16 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:39.943 | +1.459 | |
17 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:40.057 | +1.573 | |
18 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:40.079 | +1.595 | |
19 | T BLOMQVIST | NIO | 1:40.120 | +1.636 | |
20 | J DENNIS | BMW | 1:40.456 | +1.972 | |
21 | R RAST | Audi | 1:48.022 | +9.538 | |
23 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:52.081 | +13.597 | |
23 | N CASSIDY | Virgin Audi | |||
24 | O TURVEY | NIO |