Pourchaire estuda mudança à Fórmula E para substituir Buemi na Nissan em 2023

A Nissan vai perder Sébastien Buemi para a Envision na próxima temporada e pode aproveitar acordo com a ART para garantir contratação de Théo Pourchaire, vice-líder atual da Fórmula 2

BRASILEIROS DA FÓRMULA E BUSCAM RUMO PARA 2023 COM EQUIPES EM MUDANÇA

Atual vice-líder da Fórmula 2, Théo Pourchaire pode fazer parte do grid da Fórmula E na próxima temporada. O piloto francês, que disputa a categoria pela ART, já estaria considerando seus próximos movimentos na carreira, e a subida à Fórmula 1 é obviamente sua primeira opção. No entanto, caso não seja possível ascender à F1, Pourchaire estaria estudando uma ida à Nissan em substituição a Sébastien Buemi. Ao saber da informação, entretanto, o piloto negou que esteja pensando em se transferir.

A Nissan passa por mudanças estruturais visando à próxima temporada, principalmente depois da confirmação de que a marca assumirá completamente as operações do time na Fórmula E — anteriormente, dividia o controle com a e.dams, braço da DAMS na categoria elétrica. E de acordo com o portal inglês The Race, a ART entrou em acordo com o time japonês e será parceira da escuderia nos testes de desenvolvimento do modelo Gen3 da próxima temporada.

Pourchaire, por sua vez, já até mesmo participou de testes secretos com o novo carro Gen3 na Espanha, conduzidos pela Spark Technologies com o objetivo de extrair informações do novo protótipo — algo que a empresa já costuma fazer desde o passado, como quando testou com Nyck de Vries em 2015 ou Antoine Hubert em 2017.

Com a parceria entre Nissan e ART — time de Pourchaire na F2 — firmada, a equipe francesa será a fornecedora da japonesa durante o programa de testes do novo carro — que será realizado em julho pela escuderia —, mas não terá participação formal no controle da equipe no ano que vem.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Buemi está de saída da Nissan, e Pourchaire pensa em substituir o suíço (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em relação à dupla de pilotos para o ano que vem, a Nissan já sabe que vai perder um deles. Sébastien Buemi, campeão da Fórmula E em 2015/2016, vai deixar a equipe rumo à Envision, onde será companheiro de Nick Cassidy — Robin Frijns vai se mudar para a Abt. Desta forma, um dos assentos do time já está vago para a próxima temporada — e pode ser preenchido justamente por Pourchaire.

A outra vaga é de Maximilian Günther, que possui uma boa avaliação interna e deve continuar na equipe para 2023. Pourchaire não foi a única opção no radar da Nissan, que também conversou com o atual campeão Nyck de Vries. No entanto, o neerlandês explora outras opções dentro do grid e quer participar do Mundial de Endurance da FIA pela Toyota, então ainda não tem seu futuro assegurado.

Por fim, sobre os testes com os novos carros Gen3, seis das sete equipes fornecedoras da categoria — DS, Mahindra, NIO, Jaguar, Porsche e Nissan — já receberam seus monopostos para as sessões que vão começar neste mês de junho.

A exceção é a Maserati, que não irá receber um carro. Embora tecnicamente seja inscrita como uma fabricante registrada, a equipe não recebe um monoposto devido ao seu status de marca adicional do Grupo Stellantis — que também é dono da DS — de empresas sob a mesma homologação.

A próxima etapa da Fórmula E acontece no mês que vem. O eP de Marrakech, que voltou ao calendário para substituir a etapa de Vancouver, no Canadá, está marcado para acontecer no dia 2 de julho e marca o último fim de semana com corrida única da temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.