Trocado por Calado, Lynn acerta retorno à Jaguar como piloto reserva até 2021

Alex Lynn teve a renovação contratual preterida e acabou fora do grid da Fórmula E, mas já está de volta à Jaguar para trabalhar no desenvolvimento do próximo trem de força do time inglês. Como reserva, o contrato dá liberdade para que ele deixe a Jaguar se receber oferta de titularidade em outra escuderia

Se há alguém que encontra o caminho de volta para a Fórmula E, esse alguém é Alex Lynn. O piloto inglês, que não encontrou vaga de titular para a temporada 2019/20, fechou com a Jaguar para ser piloto reserva e de testes durante o restante da jornada 2019/20 e toda a jornada 2020/21. O contrato, porém, deixa aberta a possibilidade dele partir para uma vaga de titularidade.
 
Lynn disputou mais da metade da última temporada pela própria Jaguar, escolhido como substituto de Nelsinho Piquet após a demissão do brasileiro. O inglês teve desempenho melhor: marcou 10 pontos contra apenas um de Piquet, levando em conta que Nelsinho fez seis corridas enquanto Alex participou de sete. Mitch Evans, porém, foi a grande figura do time.
 
Na realidade, Lynn foi um nome de interesse de Jaguar desde que a fábrica resolveu entrar na categoria: chegou a ser testado inicialmente, mas não foi escolhido para a temporada inaugural do time inglês. Chegou a ser reserva da Renault e fez duas corridas pela DS Virgin na temporada 2016/17, ganhando a vaga de titular na temporada seguinte. Em 2018/19, precisou esperar alguns meses até a chance aparecer. 
 
Mas a Jaguar queria um nome de F1 para ser companheiro de Evans em 2019/20, o que não conseguiu. Lynn esteve na briga para seguir titular, mas James Calado conseguiu convencer a chefia de que merecia a vaga. Lynn volta agora como reserva em contrato de duas temporadas e com liberdade para se mudar para qualquer equipe que precisar de um piloto titular no meio do ano. 
Alex Lynn (Foto: Jaguar)
"Correr é meu maior objetivo, e isso é algo que a Jaguar aprecia e entende. Ao passo que eu espero retornar à Jaguar [como titular] no futuro, eles me ajudaram muito quando garantiram que meu contrato permite aceitar um assento com outra equipe da Fórmula E caso eles não possam oferecer isso no futuro. É importante que inclua a possibilidade de aceitar uma vaga durante a atual temporada e também 2020/21", afirmou o piloto. 
 
"Mitch Evans e James Calado formam uma dupla que nos anima e serão amplamente auxiliados por Alex durante a temporada. Alex é não apenas um piloto talentoso e bem-sucedido, também tem experiência na Fórmula E e uma ótima relação com nossa equipe. Essa experiência será muito benéfica para nosso desenvolvimento. Vencer corridas é algo que se atinge apenas com trabalho duro e uma equipe talentosa ao seu redor. Trazer Alex de volta vai nos ajudar nisso", afirmou o chefe da Jaguar, James Barclay.
 
A Jaguar atualmente trabalha no desenvolvimento do trem de força que vai estrear na temporada 2020/21, que será utilizado na versão modificada do atual chassi da FE. Lynn será peça central neste trabalho da fábrica inglesa.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.