Vergne aproveita punição a Rowland e herda pole-position do eP de Mônaco. Massa vai à Superpole e é 5º
O treino classificatório para o eP de Mônaco terminou com uma batida em Paris como decisiva. Oliver Rowland fez a volta mais rápida, mas estava punido com a perda de três posições desde a prova na capital francesa e vai largar só em quarto. Jean-Éric Vergne foi rápido e aproveitou a oportunidade para assegurar a posição de honra
Depois de um começo até que promissor, Sébastien Buemi não conseguiu cravar uma volta dominante na manhã deste sábado (11) quando foi à pista na Superpole. O suíço era o único pole – e ainda é o vencedor solitário que a Fórmula E conhece no eP de Mônaco. O mais rápido foi o companheiro de Buemi na Nissan, Oliver Rowland, que carregava uma punição de três posições dada em Paris. Caiu, então, no colo do atual campeão: Jean-Éric Vergne é o pole no Principado, embora Rowland leve os três pontos.
Rowland causou um acidente com Alexander Sims em Paris – pelo qual assumiu a culpa – e acabou perdendo a chance da segunda pole seguida. Vergne andou forte também e garantiu a dianteira para a DS Techeetah. Ao lado dele – ao menos por enquanto, porque está sob investigação por um procedimento na Superpole -, Mitch Evans. Pascal Wehrlein ainda estará em vantagem para Rowland na segunda fila.
A terceira fila será formada por Felipe Massa, que disse no rádio da equipe ter feito uma das votas mais divertidas dele em Mônaco, e Buemi. Alexander Sims, Alex Lynn, António Félix da Costa e José María López fecharam o top-10. Luas Di Grassi foi 13º colocado, uma posição à frente do líder do campeonato, Robin Frijns.
O eP de Mônaco tem a largada marcada para as 11h34 (de Brasília).
Mônaco (Foto: Mahindra)
Confira como foi a classificação:
Grupo 1 – Robin Frijns, André Lotterer, Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa e Lucas Di Grassi
Como costuma ser no grupo dos líderes, todo mundo demorou bastante para ir à pista – os cinco completaram volta rápida já com o cronometro zerado. Lotterer foi quem saiu na frente e terminou com uma volta ruim, acima de 51s. D'Ambrosio e Di Grassi também não impressionaram, respectivamente em 50s6 e 50s5.
O melhor do grupo inicial foi Da Costa. O português cravou 50s375 e saiu em alguma vantagem, embora a volta não tenha sido sequer perto daquelas vistas como melhores do dia. O líder do campeonato Frijns anotou 50s498.
Jean-Éric Vergne (Foto: DS Techeetah)
Grupo 2 – Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara, Mitch Evans, Daniel Abt e Sam Bird
Mais uma vez muita demora. Mortara foi o primeiro e até começou bem, mas foi bem mal no contorno do cotovelo e acabou perdendo bastante tempo. Terminou em nono ao fim do grupo. Abt também foi mal e terminou apenas ligeiramente melhor que Edoardo – e pior que Di Grassi, o companheiro de Audi.
Os donos do grupo foram Vergne, que anotou uma boa volta em 50s048, e Evans, que cravou 50s247. Ambos pularam para as duas primeiras colocações, ao passo que Bird se colocou somente no sétimo posto.
Felipe Massa (Foto: Venturi)
Grupo 3 – Alexander Sims, Pascal Werlein, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Stoffel Vandoorne e Felipe Massa
Quem abriu o terceiro grupo – e nem demorou para tanto – foi Sims. Sem os problemas mecânicos que andam incomodando bastante o alemão, Sims andou ligeiramente melhor que Da Costa e se pôs na batalha pela Superpole. O grupo três logo se mostrou uma força.
Wehrlein anotou uma fortíssima volta em 50s058 e subiu para o segundo posto. Também na casa de 50s0, Massa ficou em terceiro, seguido por Buemi em quarto e Rowland em quinto. Sims, com o tempo inicial, era o sétimo. Vandoorne caiu para nono. Com os novos resultados, todos aqueles que andaram no grupo dos líderes estavam fora da Superpole.
Grupo 4 – Oliver Turvey, Alex Lynn, Gary Paffett, Tom Dillmann, Max Günther e José María López
Mesmo com o último grupo pegando a pista em melhores condições, nenhum dos pilotos do sexteto mexeu na situação do campeonato. Dillmann passou apenas com o 21º lugar, enquanto o companheiro Turvey foi para 16º. Günther foi 14º e perdeu para o parceiro dele na Dragon, López, que fechou em décimo.
O melhor do grupo foi Lynn, que larga em oitavo. Paffett sumiu e terminou no 20º posto.
Desta feita, a Superpole foi formada por Vergne, Wehrlein, Massa, Buemi, Rowland e Evans.
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Oliver Rowland (Foto: FE)
Superpole
Evans saiu na frente e marcou uma volta sólida para abrir os trabalhos. Rowland, na sequência, andou mais forte e se colocou com candidato ao topo do relógio embora estivesse punido com três colocações por uma batida em Paris. Buemi, Massa e Wehrlein não superaram, então sobrou apenas Vergne. O francês pulou para a segunda colocação, mas herdou a pole por conta da situação de Rowland. Evans ainda foi colocado sob investigação por conta da volta do sexto posto. Mas Vergne foi quem ficou com a pole.
FE, eP de Mônaco, grid de largada:
1 | J VERGNE | DS Techeetah | 50.042 | ||
2 | M EVANS | Jaguar | 50.112 | +0.070 | |
3 | P WEHRLEIN | Mahindra | 50.128 | +0.086 | |
4 | O ROWLAND | Nissan | 50.021 | P+3 | |
5 | F MASSA | Venturi | 50.218 | +0.176 | |
6 | S BUEMI | Nissan | 50.234 | +0.192 | |
7 | A SIMS | BMW | 50.351 | +0.309 | |
8 | A LYNN | Jaguar | 50.370 | +0.328 | |
9 | A FÉLIX DA COSTA | BMW | 50.375 | +0.333 | |
10 | J LÓPEZ | Dragon Penske | 50.432 | +0.390 | |
11 | S VANDOORNE | HWA Venturi | 50.451 | +0.409 | |
12 | R FRIJNS | Virgin Audi | 50.498 | +0.456 | |
13 | L DI GRASSI | Audi | 50.502 | +0.460 | |
14 | S BIRD | Virgin Audi | 50.526 | +50.526 | |
15 | O TURVEY | NIO | 50.578 | +50.578 | |
16 | D ABT | Audi | 50.602 | +50.602 | |
17 | M GÜNTHER | Dragon Penske | 50.514 | +0.493 | P+3 |
18 | G PAFFETT | HWA Venturi | 50.664 | +50.664 | |
19 | T DILLMANN | NIO | 50.811 | +50.811 | |
20 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 50.601 | +0.580 | P+3 |
21 | A LOTTERER | DS Techeetah | 51.018 | +51.018 | |
22 | E MORTARA | Venturi | 50.618 | +0.597 | P+3 |