Vergne sobra em Roma e lidera segundo treino livre marcado por rodada de Massa e batida de López

O segundo treino livre para o eP de Roma contou com Jean-Éric Vergne na ponta, António Félix da Costa em segundo e a dupla da Nissan na sequência. O treino ainda teve duas interrupções: a primeira, causada por um acidente de José María López; depois, uma rodada de Felipe Massa após problemas no carro

Apesar de ter a liderança negada no primeiro treino livre, Jean-Éric Vergne respondeu como o atual campeão da Fórmula E que é e marcou a volta mais rápida no TL2 para o eP de Roma. Na manhã deste sábado (13), o francês voltou à ponta e vai para o treino de classificação como um dos favoritos para conquistar a pole-position.

Depois da volta de Vergne, todos os outros rivais imediatos ainda tiveram a oportunidade de supera-lo, mas não conseguiram. António Félix da Costa ficou com a segunda colocação, enquanto a dupla da Nissan, com Sébastien Buemi à frente de Oliver Rowland, vieram logo atrás. 
 
Mitch Evans, André Lotterer, Sam Bird, Alexander Sims, Daniel Abt e Jérôme D'Ambrosio completaram o top-10, enquanto Felipe Massa foi o 18º e Lucas Di Grassi ficou com a 20ª posição.
 
Massa teve o dia encurtado após rodar na problemática curva 13. O que pareceu inicialmente um erro normal, foi logo justificado pela chefe da Venturi, Susie Wolff: um defeito no eixo de transmissão do #19. Antes ainda disso, houve uma bandeira vermelha causada por José María López. O argentino chegou rápido demais para contornar a chicane e bateu de frente, danificando bastante o carro da Dragon.

Veja os horários da Fórmula E em Roma.

Jean-Éric Vergne (Foto: DS Techeetah)

Confira como foi o TL2:

O começo do segundo treino livre foi bem movimentado. Inicialmente Sam Bird conseguiu marcar uma volta já na casa de 1min31s logo de cara, enquanto Lucas Di Grassi acertou a barreira de publicidade e seguiu na pista carregando o banner por alguns metros. Nada demais, porém, e deu possibilidade para Oliver Rowland voltar à liderança que ocupou no primeiro treino. 
 
E aí, então, uma bandeira vermelha. Veio causada por José María López com oito minutos de treino. O piloto argentino da Dragon chegou rápido demais ao contorno da chicane e bateu de frente, sem ao menos virar o carro. López não se machucou, mas o carro ficou bastante destruído e, imediatamente, passou a preocupar até com relação ao treino de classificação. 
 

Após quase sete minutos de interrupção, atividade retomada. Quem primeiro anda veloz na bandeira verde é António Félix da Costa, que chega à metade do treino com a liderança em 1min30s779. 

 
O momento de tensão seguinte foi causa por Felipe Massa. O piloto da Venturi perdeu o controle no contorno da curva 13 e acabou rodando na área de escape e forçando uma bandeira amarela. Segunda a chefe de equipe Susie Wolff, o carro de Massa teve o que o time acredita ter sido um problema no eixo de transmissão. 
 
Havia muito tempo ainda no relógio. Robin Frijns aproveitou o momento e partiu para 1min30s710 e a liderança. Após quatro minutos, os comissários acionaram o sistema de bandeira amarela de pista inteira para que a Venturi de Massa fosse sacada da área de escape.

Jérôme D'Ambrosio quase tocou muro de todos os lados para anotar a volta mais rápida chegando aos cinco minutos finais, mas foi líder por pouco tempo: Alexander Sims rapidamente tomou o espaço, mas Da Costa foi ainda melhor na sequência com 1min29s525. O crescimento nas voltas viu Mitch Evans e Stoffel Vandoorne subirem a P2 e P3. Uma rápida bandeira amarela causada por Di Grassi, que saiu da pista na curva 13, não parou as simulações de classificação. 

FE, eP de Roma, TL2, Final:

1 J.E VERGNE DS Techeetah 1:29.370  
2 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:29.525 +0.155
3 S BUEMI Nissan 1:29.526 +0.156
4 O ROWLAND Nissan 1:29.620 +0.250
5 M EVANS Jaguar 1:29.766 +0.396
6 A LOTTERER DS Techeetah 1:29.824 +0.454
7 S BIRD Virgin Audi 1:30.038 +0.668
8 A SIMS BMW 1:30.381 +1.011
9 D ABT Audi 1:30.544 +1.174
10 J D'AMBROSIO Mahindra 1:30.545 +1.175
11 E MORTARA Venturi 1:30.589 +1.219
12 S VANDOORNE HWA Venturi 1:30.678 +1.308
13 M GÜNTHER Dragon Penske 1:30.699 +1.329
14 R FRIJNS Audi 1:30.710 +1.340
15 T DILLMANN NIO 1:30.907 +1.537
16 G PAFFETT HWA Venturi 1:30.959 +1.589
17 O TURVEY NIO 1:31.242 +1.872
18 F MASSA Venturi 1:31.650 +2.280
19 P WEHRLEIN Mahindra 1:31.812 +2.442
20 L DI GRASSI Audi 1:33.179 +3.809
21 A LYNN Jaguar 1:33.321 +3.951
22 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:45.722 +16.352

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.