Vitória faz Bird abrir temporada na liderança da FE. Confira classificação

Sam Bird fechou a primeira etapa da FE como líder do campeonato. O britânico aparece com 26 pontos – 25 pela vitória, 1 por liderar a primeira fase da classificação. André Lotterer e Stoffel Vandoorne ficam respectivamente com 18 e 15

A temporada 2018/19 da Fórmula E começou oficialmente nesta sexta-feira (22), e com Sam Bird na liderança. O piloto da Virgin venceu em Ad Diriyah a primeira de duas corridas do fim de semana e deu o primeiro passo na busca de um título inédito.
 
Bird, além dos 25 pontos da vitória, leva junto 1 ponto de bonificação por ser o mais rápido na primeira fase do treino classificatório. São, portanto, 26 ao todo e 8 de vantagem sobre o segundo colocado, André Lotterer, que aparece com 18 após o primeiro pódio da Porsche no certame.
 
Stoffel Vandoorne, também com o primeiro pódio da Mercedes na FE, fica em terceiro com 15. O top-5 ainda conta com Oliver Rowland e Robin Frijns, respectivamente com 12 e 10. Nyck de Vries, o melhor estreante do dia, somou 8 e aparece em sexto.
Sam Bird venceu na Arábia Saudita (Foto: Virgin)

Alexander Sims, mesmo cruzando a linha de chegada em oitavo, é sétimo na classificação. É que o britânico soma os 4 pontos do resultado com os 3 da pole-position, o que permite ultrapassar Edoardo Mortara, com 6 tentos.

 
Os outros dois pilotos já com pontos são Jérome D’Ambrosio e Mitch Evans, que terminaram respectivamente em nono  e décimo. Daniel Abt, que fez a volta mais rápida, não leva o ponto extra por ficar fora da zona de pontos após acidente.
 
Alguns pilotos de destaque, por sua vez, começam zerados. Jean-Éric Vergne e Sébastien Buemi abandonaram com problemas mecânicos, isso enquanto Lucas Di Grassi não conseguiu se recuperar de uma classificação ruim. O mesmo vale para o outro brasileiro do certame, Felipe Massa.
 
Em termos de Campeonato de Equipes, a liderança é da Virgin, com 36 pontos. O segundo lugar fica com a Mercedes, dona de 23. Porsche, Nissan e BMW completam o top-5, respectivamente com 18, 12 e 7.

Fórmula E 2019/20, Classificação:

        Poles Vitórias PONTOS
1 S BIRD ING Virgin Audi 1 26
2 A LOTTERER ALE Porsche 18
3 S VANDOORNE BEL Mercedes 15
4 O ROWLAND ING Nissan 12
5 R FRIJNS HOL Virgin Audi 10
6 N DE VRIES HOL Mercedes 8
7 A SIMS ING BMW 1 7
8 E MORTARA SUI Venturi Mercedes 6
9 J D'AMBROSIO BEL Mahindra 2
10 M EVANS NZL Jaguar 2
11 P WEHRLEIN ALE Mahindra 0
12 F MASSA BRA Venturi Mercedes 0
13 L DI GRASSI BRA Audi 0
14 A.F. DA COSTA POR DS Techeetah 0
15 O TURVEY ING NIO 0
16 J CALADO ING Jaguar 0
17 N JANI SUI Porsche 0
18 M GÜNTHER ALE BMW 0
19 B HARTLEY NZL Dragon Penske 0
20 M QING HUA CHI NIO 0
21 S BUEMI SUI Nissan 0
22 D ABT ALE Audi 0
23 N MÜLLER SUI Dragon Penske 0
24 J.E VERGNE FRA DS Techeetah 0

 

Paddockast #42
QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL?

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.