Wehrlein define desclassificação que custou pole-position do eP de Paris como “frustrante e injusta”

O estreante da temporada 2018/19 entende que os desnível na calibragem do pneu é tão pequeno que poderia ser causado até pela perda de pressão à espera da inspeção. Pascal Wehrlein e Jérôme D'Ambrosio seriam pole e sexto colocado, mas acabaram largando do fundo do pelotão e não pontuaram

Pascal Wehrlein está frustrado. O piloto alemão, estreante na Fórmula E, cravara a pole do eP de Paris com certa vantagem para o segundo colocado e teve de lidar com uma desclassificação de todo o treino algumas horas depois. O motivo foi um erro de calibragem de pneu, admitido pela Mahindra ainda antes da prova. Mesmo assim Wehrlein foi contra a natureza da sanção.

 
O que aconteceu foi que a inspeção da FIA encontrou os pneus das Mahindra, tanto de Wehrlein quanto do então líder do campeonato Jérôme D'Ambrosio, 0,05 bar abaixo do limite permitido. Embora leve, uma infração objetiva. A Mahindra admitiu que o instrumento de medição que levou para a França estava desregulado.
 
Wehrlein, entretanto, argumentou que 0,05 psi é algo tão pequeno que poderia ter sido causado pela perda de pressão no período que ficou no Parque Fechado esperando pela avaliação – como os dois pilotos passaram para a Superpole foram alguns dos últimos inspecionados. 
Pascal Wehrlein (Foto: Mahindra)

"É frustrante, porque as circunstâncias da sanção e como chegamos até ela não são justas. Largar em último depois de ser o primeiro é uma enorme diferença, não concordo com a infração", apontou ao site norte-americano 'Motorsport.com'.

 
"A pressão dos pneus era de 0,05 psi mais baixa. Quer dizer, nada. Foi 0,05, não foi 0,5. Isso é nada. Como fui um dos últimos carros a sair para dar minha volta, a revisão no Parque Fechado foi feita apenas mais tarde que nos outros carros – até confirmaram que levou dez minutos a mais que o esperado", falou.
 
"Dez minutos nessas condições provocam que os pneus estejam frios e a pressão fique baixa demais. A pressão do calor era baixa [no Parque Fechado], mas fora do box estava boa. Explicamos isso e que não foi nossa culpa, mas ainda tomaram essa decisão", lamentou.
 
O mais político D'Ambrosio, que havia marcado a sexta colocação e estava em plenas condições de manter a liderança do campeonato, deu uma declaração bem mais conformada. O belga ainda se envolveu num acidente com Sam Bird durante a chuva e carregou uma punição de três posições do grid de largada para o eP de Mônaco.
 
"Nunca é possível quantificar essas coisas. Não acredito que fosse muita, mas as regras são as regras. Cometemos um erro e temos que lidar com isso e seguir em frente", finalizou. 

Segundo o site, a FIA confirmou que a inspeção foi realizada com normalidade. O campeonato segue em dois sábados, no dia 11 de abril.

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