Entre altos e baixos, carreira de Alonso mostra diferentes faces do espanhol
Fernando Alonso teve grandes altos em sua carreira como dois títulos na Fórmula 1 e vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Entretanto, também tem baixos em que mostrou um lado mais reclamão e difícil de lidar. Mas uma coisa é certa: sempre mostrou a paixão pelo esporte a motor
Foram 15 vitórias e 36 pódios para o espanhol com o time francês Foto: Media Indycar A parceria de sucesso terminou em 2006 e rendeu dois títulos Foto: Renault Fernando Alonso chegou à McLaren pela primeira vez em 2007 Foto: Media Indycar Entretanto, diferente do que poderia imaginar, não chegou liderando o time... Foto: Media Indycar O espanhol precisou lidar com ninguém menos que o jovem prodígio Lewis Hamilton Foto: Media Indycar Mas o relacionamento da dupla foi tão ruim que perderam o título e Alonso deixou a equipe ao final do mesmo ano Foto: Media Indycar Em 2010, passou a defender a Ferrari Foto: AFP Muita expectativa foi depositada em cima do espanhol, pois esperavam que finalmente acabasse com o hiato de títulos Foto: AFP E foram muitos os êxitos da parceria, com 11 vitórias conquistadas Foto: AFP Além disso, foram 44 pódios juntos Foto: AFP É inegável que Alonso sempre conseguiu extrair mais do que a Ferrari lhe entregava Foto: AFP E o espanhol conseguiu brigar pelo título em 2010, 2012 e 2013 Foto: AFP Mas, no final, as coisas não saíram nada como esperavam Foto: AFP O espanhol terminou a parceria com o time italiano com três vice-campeonatos Foto: AFP Perto do fim, inclusive, os pódios foram ficando cada vez mais raros Foto: AFP E o desgaste da relação piloto/equipe já estava bastante perceptível Foto: AFP O grande domínio da Red Bull com Sebastian Vettel contribuiu para a dificuldade de Alonso Foto: AFP Alonso foi um piloto importante para a Ferrari, mas deixou a equipe em baixa Foto: AFP E não demoraria muito para essa ser uma dupla no grid da F1 Foto: AFP Em 2015, Alonso assinou com a McLaren para uma segunda passagem pelo time Foto: AFP Mas não iria demorar nada, nada para o piloto perceber que teria feito um mau negócio Foto: AFP No GP da Austrália de 2016, o espanhol protagonizou um assustador acidente Foto: AFP O espanhol acabou se enroscando com Esteban Gutiérrez Foto: AFP Apesar da assustadora imagem, o espanhol saiu andando do carro Foto: AFP Mas o bicampeão teve de ficar de fora da etapa seguinte, no Bahrein, para se recuperar totalmente Foto: AFP Fernando ficou constantemente a pé durante o período na McLaren-Honda Foto: AFP Apesar das expectativas da reedição da famosa parceria da F1 serem altas, ela em nada se assemelhou aos bons tempos Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio Foram nada menos que 22 abandonos ao londo da segunda passagem pelo time Foto: AFP Sempre quando as coisas pareciam melhorar, o time dava novo passo para trás Foto: Lulop Foram apenas 25 corridas dentro da zona de pontuação com a McLaren Foto: AFP Detalhe: foram 77 corridas disputadas no período Foto: AFP A temporada de 2010 foi a melhor do espanhol: terminou em décimo Foto: AFP Já a pior foi 2015: ficou apenas em 17º na tabela Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio O começo de 2018 foi bastante animador para o espanhol com cinco corridas consecutivas nos pontos Foto: AFP Entretanto, a coisa desandou no restante do ano e o espanhol foi apenas o 11º Foto: AFP Novo acidente assustador para Alonso, agora em Spa Foto: AFP O espanhol passou por cima do carro de Charles Leclerc - o halo salvou o monegasco Foto: AFP Em sua estreia pela McLaren, Alonso chegou a ser batido por Button Foto: AFP Mas não foi por muito: apenas cinco pontos separaram o inglês do espanhol Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio Entretanto, nos anos seguintes, jamais ficou atrás de um companheiro de equipe Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio Alonso dividiu a McLaren com Button e também Stoffel Vandoorne Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio Ao final de 2018, mais uma vez o relacionamento estava desgastado com a equipe Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio Era apenas contar os minutos para encerrar a segunda passagem pela McLaren Foto: AFP Então, o GP de Abu Dhabi de 2018 marcou a despedida -temporária - de Alonso da F1 Foto: AFP Mas não foi apenas de Fórmula 1 que a carreira de Alonso foi composta Foto: AFP Em 2017, o espanhol fez sua primeira aparição nas 500 ilhas de Indianápolis Foto: Lulop Fernando chegou a perder o GP de Mônaco da Fórmula 1 para correr a prova Foto: Media Indycar Mas perto do fim, o motor Honda o deixou na mão e o piloto precisou abandonar Foto: Media Indycar A segunda participação veio em 2019 e foi ainda mais vergonhosa Foto: Media Indycar Passando pelo bump day, falhou em se classificar e ficou fora da corrida Foto: Media Indycar Alonso também foi se aventurar no Mundial de Endurance Foto: AFP O piloto assinou com a Toyota para disputar uma temporada Foto: AFP Logo na primeira 24 Horas de Le Mans, venceu Foto: Lulop O espanhol havia escalado mais um degrau para a Tríplice Coroa Foto: AFP Os companheiros na jornada de Alonso foram Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi Foto: AFP O piloto deixou claro ao sair da F1 que estava em busca de novos desafios Foto: AFP Alonso mostrou ter o espírito racer ao tentar buscar nova categoria Foto: AFP E na segunda tentativa, vitória novamente Foto: Lulop Próxima missão: se aventurar no rali Foto: AFP O espanhol decidiu que participaria da edição de 2020 do Dakar Foto: Lulop O espanhol contou com a importante mentoria de Mac Coma Foto: Lulop Durante os dias de prova, chegou a capotar, mas nada de mais sério Foto: AFP Os companheiros da Toyota foram para a corrida mais pela experiência do que pela vitória Foto: Lulop Inclusive, o espanhol apontou que o objetivo era apenas terminar a prova Foto: Lulop Mas no final, gostou tanto da experiência que cravou: agora volta para vencer Foto: Lulop
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