Bird sobrevive a mega-acidente na largada e vence fácil corrida 1 da GP2 em Mônaco. Nasr é quarto

Sam Bird venceu pela segunda vez consecutiva no Principado depois de escapar de um mega-acidente na largada, causado por Johnny Cecotto Jr. A partir daí, foi só comboiar Mitch Evans e ganhar a ponta na estratégia nos boxes

Pelo segundo ano consecutivo, Sam Bird termina na frente em Mônaco. Depois de triunfar na World Series no Principado, em 2012, o britânico usou toda a experiência para triunfar de maneira tranquila na corrida de abertura da etapa de Monte Carlo, nesta sexta-feira (24). Felipe Nasr foi o quarto.

Para terminar com a vitória, o piloto da Russian Time precisou passar ileso – ou quase – por um enorme acidente na primeira curva. Logo no começo da prova, Johnny Cecotto Jr. perdeu o ponto de freada na primeira curva e foi direto na barreira de pneus. Na sequência, praticamente todos os pilotos do grid se envolveram no enrosco.

Fiscais assistem ao trabalho dos colegas após o meleé da largada (Foto: GP2)

Após a bandeira vermelha ter sido acionada, a direção de prova da GP2 deu uma nova largada atrás do safety-car. A partir daí, Bird precisou apenas comboiar Mitch Evans e fazer a ultrapassagem quando o neozelandês fez a parada nos boxes. O novato ainda viu a Arden fazer um trabalho ruim no pit-lane e perder a segunda posição para Kevin Ceccon.

Evans ainda foi pressionado por Felipe Nasr durante toda a fase final da prova, mas conseguindo se defender em um circuito onde é impossível ultrapassar. Beneficiado pelo acidente do começo, James Calado foi o quinto, seguido por Stefano Coletti, que segue como líder do campeonato. René Binder, Adrian Quaife-Hobbs, Stéphane Richelmi e Daniel de Jong completaram o grupo dos dez primeiros.

Confira como foi a etapa da GP2 em Mônaco:

Os prenúncios para a prova da GP2 no Principado já não eram dos melhores. Por causa de um acidente nas corridas preliminares, o início da largada da principal categoria de acesso da F1 foi atrasada em 15 minutos para que alguns reparos pudessem se feitos nos guard-rails. Esse atraso, porém, não foi nada se comparado ao que iria acontecer.

A confusão na GP2 se instalou logo na largada. Partindo da pole-position, Johnny Cecotto Jr. perdeu o controle do carro na primeira curva e foi direto para a barreira de pneus. Um pouco mais atrás, Fabio Leimer não conseguiu evitar o carro do venezuelano e acabou
batendo. Sam Bird, por sua vez, acertou Kevin Ceccon e danificou o equipamento na mesma barreira em que Romain Grosjean havia se acidentado no treino de ontem da F1.

Para tentar fugir do salseiro, Julián Leal tentou tomar a trajetória da direita na primeira curva, mas acabou tocando em Jolyon Palmer e promovendo outro engavetamento. Com isso, a primeira curva terminou com nove baixas. Além dos citados, Robin Frijns, Marcus Ericsson, Alexander Rossi, Nathanaël Berthon e Kevin Giovesi também foram envolvidos na confusão inicial.

Mesmo quem escapou do salseiro voltou com o carro em frangalhos (Foto: GP2)

Para limpar a pista, a direção de provas acionou a bandeira vermelha e determinou que quem conseguiu escapar do acidente e retornado sozinho ao grid poderia ter o carro consertado. Foi esse o caso de Bird, que ganhou uma nova asa traseira, e de Felipe Nasr, com um novo bico.

Por causa do enrosco, a nova largada foi adiada em 20 minutos. Nesse tempo, alguns pilotos tentaram retornar à corrida com os carros já batidos, mas como o dano era muito grande eles acabaram de fora.

Para evitar uma nova bagunça, a direção resolveu dar a largada atrás do safety-car. A ordem era Mitch Evans, o único a escapar ileso da balburdia, Bird, Ceccon, Nasr e James Calado, que ganhou dez posições por causa do meleé. As posições se mantiveram assim quando o carro de segurança saiu, mas com o piloto da Russian Time pressionando o neozelandês pela liderança.

Na oitava volta, Stefano Coletti decidiu ir aos boxes para fazer a primeira parada da corrida. O monegasco aproveitou a parada para sair do trânsito e voltar no ar limpo, onde pôde abrir caminho, cravando a melhor volta da corrida. Na volta 10, foi a vez de Calado parar, com Nasr se dirigindo ao pit-lane no giro seguinte. Ceccon foi aos boxes na 12, enquanto Evans entrou na 13.

Após as paradas, Bird seguia na pista abrindo caminho, já que Evans não estava mais lá. O neozelandês ainda acabou perdendo a posição para Ceccon nos boxes, enquanto Nasr e Calado completavam o top-5. A partir daí, Bird precisou apenas abrir a vantagem necessária para fazer a troca de pneus e voltar na frente para conquistar a segunda vitória de 2013.

Ceccon e Evans completaram o pódio, com Nasr terminando apenas 0s1 atrás do neozelandês. Calado foi o quinto, enquanto Coletti fechou a corrida em sexto, graças à ótima estratégia da equipe Rapax. Com isso, Nasr conseguiu tirar apenas dois pontos de diferença para o monegasco na luta pelo título. A segunda corrida da GP2 acontece neste sábado e terá Adrian Quaife-Hobbs largando da pole.

GP2, Mônaco, corrida 1:

1 Sam BIRD ING Russian Time 1:36:15.919 42 voltas
2 Kevin CECCON ITA Trident +22.0  
3 Mitch EVANS NZL Arden +23.2  
4 Felipe NASR BRA Carlin +23.4  
5 James CALADO ING ART +29.5  
6 Stefano COLETTI MCO Rapax +1:00.5  
7 René BINDER AUT Lazarus +1:02.4  
8 Adrian QUAIFE-HOBBS ING MP +1:08.4  
9 Stéphane RICHELMI MCO Dams +1:12.1  
10 Daniel DE JONG HOL MP +1:22.4  
11 Tom DILLMANN FRA Russian Time +1:29.3  
12 Jon LANCASTER ING Hilmer +1 volta  
13 Simon TRUMMER SUI Rapax +1 volta  
14 Jake ROSENZWEIG EUA Addax +1 volta  
15 Sergio CANAMASAS ESP Caterham +2 voltas  
16 Daniel ABT ALE ART +2 voltas  
17 Rio HARYANTO INA Addax NC  
18 Johnny CECCOTO JR VEN Arden NC  
19 Fabio LEIMER SUI Racing Engineering NC  
20 Jolyon PALMER ING Carlin NC  
21 Julián LEAL COL Racing Engineering NC  
22 Robin FRIJNS HOL Hilmer NC  
23 Marcus ERICSSON SUE Dams NC  
24 Alexander ROSSI EUA Caterham NC  
25 Nathanaël BERTHON FRA Trident NC  
26 Kevin GIOVESI ITA Lazarus NC  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.