GP2 anuncia calendário da temporada 2013 com 11 rodadas duplas e inclusão de Abu Dhabi

A temporada 2013 da GP2 terá início em Sepang, entre 22 e 24 de março, no mesmo fim de semana do GP da Malásia de F1. O campeonato se encerra em 3 de novembro, no circuito de Marina de Yas, em Abu Dhabi

Aos poucos, a GP2 vai deixando de ser estritamente europeia para ganhar ares de categoria de alcance mundial. Depois de ter corrido no Bahrein e em Cingapura nesta temporada, a principal categoria de base antes da F1 vai realizar uma rodada dupla em Abu Dhabi. O calendário do campeonato de 2013 foi anunciado nesta quarta-feira (19) e compreende a realização de 11 rodadas, entre março e novembro.

Assim como aconteceu neste ano, a temporada 2013 da GP2 terá início no circuito de Sepang, na Malásia. A abertura do campeonato fará parte do cronograma do GP da Malásia de F1. Quase um mês depois, em abril, a categoria voa para o Bahrein, onde correrá entre 19 e 21 de abril no circuito de Sakhir.

A GP2 estará em Mônaco e em outros dez circuitos na temporada 2013  (Foto: GP2)

A primeira rodada europeia da GP2 em 2013 será realizada em Barcelona, entre 10 e 12 de maio. Daí por diante serão mais quatro rodadas duplas: Mônaco, Inglaterra, Alemanha e Hungria, tudo antes das férias de verão na Europa. Um mês depois da etapa de Budapeste, que será realizada entre 26 e 28 de julho, a categoria corre no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Entre 6 e 8 de setembro, a GP2 faz sua última prova de 2013 no Velho Mundo, mais precisamente em Monza, na Itália. Duas semanas depois, o certame aporta em Marina Bay, Cingapura, para a penúltima rodada dupla da temporada. Aí a categoria sofre uma pausa e só volta no início de novembro para fechar a temporada em Abu Dhabi, entre 1 e 3 de novembro.

As diferenças em relação a 2012, além da inclusão da etapa de Abu Dhabi, estão na saída da prova em Valência — acompanhando, assim, a F1 —, além de incluir apenas uma rodada dupla em Sakhir, e não duas, como aconteceu neste ano. Os testes da pré-temporada também estão marcados: 26 a 28 de fevereiro, em Jerez de la Frontera; 5 a 7 de março, em Barcelona, Espanha.

Chefão da categoria, Bruno Michel falou com entusiasmo sobre a temporada que está por vir. “2013 será mais uma temporada forte para a GP2. Nós decidimos manter as pistas de prestígio fora da Europa, como Sepang e Sakhir, dois lugares que trouxeram alguns momentos de parar o coração na última temporada”, disse. “Estou muito satisfeito por terminar a temporada em Abu Dhabi. Já corremos lá muitas vezes com a GP2 Ásia e estivemos pela última vez em novembro de 2011 com a última geração do nosso carro”, recordou o comandante da GP2.

“Desde que a categoria estreou, em 2005, sempre entregamos aos pilotos um carro próximo ao da F1 em termos de performance e usamos os mesmos pneus. Este pacote garante aos pilotos da GP2 um ganho de experiência necessária para se graduar para a categoria seguinte [F1]. Nosso único objetivo sempre foi e continuará sendo preparar a próxima geração de pilotos para a F1. Acredito que é exatamente isso que vamos ver novamente em 2013, e estou extremamente ansioso para a próxima temporada”, concluiu o dirigente francês.

GP2, temporada 2013, calendário oficial:
 

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.