No Alabama, Palou quebra jejum de 15 anos sem vitórias da Espanha na Indy

Oriol Servià, em 2005, era detentor da única vitória da Espanha na Indy. Álex Palou, com a Ganassi, quebrou o jejum com o triunfo na abertura da temporada 2021 da Indy

Josef Newgarden perde controle da Penske, roda e provoca acidente forte na largada da corrida em Barber (Vídeo: IndyCar)

A vitória de Álex Palou no GP do Alabama da Indy marcou o retorno da Espanha ao topo do pódio na categoria após quase 16 anos. Anteriormente, o único triunfo de um espanhol na categoria aconteceu no GP de Montreal de 2005, vencido por Oriol Servià, na ChampCar.

Servià foi o principal piloto espanhol da Indy nos últimos 20 anos. Em 2005, ano da sua única vitória na ChampCar, anotou outros seis pódios e foi o vice-campeão da temporada, atrás de Sébastien Bourdais.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
LEIA MAIS: Palou brilha em estreia pela Ganassi e vence primeira na Indy no Alabama. Grosjean é 10º

Álex Palou comemora vitória em Barber (Foto: Indycar)

Oriol também teve experiência na Indy após a fusão de IRL e ChampCar, em 2008. Com a Newman Haas, ele foi ao pódio três vezes em 2011 e terminou o campeonato em uma surpreendente quarta colocação. Nos últimos anos, o piloto tem se limitado a participar apenas da Indy 500, com a última aparição em 2019.

A segunda vitória da Espanha na Indy veio nas mãos de Palou, que chegou na categoria em 2019 pela Dale Coyne e assinou com a Ganassi para 2021. No GP do Alabama, largou do terceiro lugar e utilizou uma estratégia de duas paradas para ficar em primeiro, com Will Power em segundo e Scott Dixon em terceiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.