Após punição, McNish entrega carro na segunda posição para Di Grassi. Jarvis lidera após quatro horas

O safety-car já foi acionado duas vezes nas 12 Horas de Sebring. Lucas Di Grassi assumiu o carro da Audi, e Bruno Senna segue aguardando sua vez na Aston Martin. O Delta Wing abandonou

Após uma primeira hora tranquila, as 12 Horas de Sebring ficaram movimentadas e viram uma boa briga pela liderança da prova. Desde a última parcial publicada pelo Grande Prêmio, a liderança mudou de mãos algumas vezes. As disputas se intensificaram quando Allan McNish assumiu o volante do e-tron quattro #2, que estava na segunda posição, com 1h20 de corrida.

Assim que McNish entrou no carro, a diferença de Tréluyer, e depois de Fässler, que substituiu o francês, desapareceu rapidamente, e os dois começaram a brigar curva a curva pela liderança. Após algumas voltas colado no tcheco, McNish usou o tráfego para passar pelo companheiro e assumir a dianteira.

Oliver Jarvis está a bordo do e-tron quattro que lidera a prova em Sebring (Foto: Facebook/Audi)

Pouco depois, o safety-car foi acionado pela primeira – e única vez até aqui. O motivo foi a quebra do carro do Delta Wing. O simpático bólido apresentou superaquecimento desde o início da semana e não resistiu muito em Sebring. Neste período sob bandeira amarela, a Audi chamou o #2 para os boxes, devolvendo a ponta a Fässler.

Mais tarde, com a nova parada do #1, McNish reassumiria a liderança, mas não por muito tempo. Ao passar por Mirco Schultis, da PC, o escocês se envolveu em um toque, e os comissários entenderam que o escocês merecia uma punição de um minuto. Outra mudança de líder.

 

 

A segunda rodada de trocas de pilotos para a Audi começou ao término da terceira hora: saiu Fässler e entrou Oliver Jarvis no #1. 20 minutos depois, McNish desceu do carro para a entrada do brasileiro Lucas Di Grassi. Com a punição e a parada a mais nos boxes, o déficit de Lucas era de um minuto.

Briga boa também na GT, que contou com belas ultrapassagens, de Joey Hand sobre Dominik Farnbacher, e o troco, que veio voltas depois. Ambos os pilotos escolheram a larga reta dos boxes para executar as manobras.

Na categoria PC, Bruno Junqueira andou por quase três horas consecutivas antes de entregar o carro a Alex Popow na segunda posição, atrás de David Cheng até o momento em que o safety-car foi acionado pela segunda vez, para que o protótipo de Ed Brown fosse retirado da pista após uma rodada.

A liderança da LMP2, quando foi completada a quarta hora, estava nas mãos de Guy Cosmo, enquanto na GTC o melhor era Jeroen Bleekemolen.

A Aston Martin, que corre para se recuperar de um problema que resultou na perda de 40 minutos, ainda não colocou Bruno Senna na pista. Stefan Mücke era o 39º com oito horas restando no relógio.

ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, quarta hora:

 

1
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
116 voltas
 
 
 
2
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1:05.00
 
 
 
3
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+3 voltas
 
 
 
4
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
+3 voltas
 
 
 
5
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+4 voltas
 
 
 
6
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+7 voltas
 
 
 
7
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+7 voltas
 
 
 
8
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+8 voltas
 
 
 
9
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+9 voltas
 
 
 
10
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
+10 voltas
 
 
 
11
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+11 voltas
 
 
 
12
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+11 voltas
 
 
 
13
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW
Duncan ENDE
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
+11 voltas
 
 
 
14
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
+11 voltas
 
 
 
14
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
+11 voltas
 
 
 
15
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+11 voltas
 
 
 
17
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+11 voltas
 
 
 
18
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+11 voltas
 
 
 
19
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
+11 voltas
 
 
 
20
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+11 voltas
 
 
 
21
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
+12 voltas
 
 
 
22
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
+12 voltas
 
 
 
23
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+12 voltas
 
 
 
24
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
+12 voltas
 
 
 
25
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
+12 voltas
 
 
 
26
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+13 voltas
 
 
 
27
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+13 voltas
 
 
 
28
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
+16 voltas
 
 
 
29
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
30
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
31
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
32
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
33
Al CARTER
Kevin ESTRE
Carlos DE QUESADA
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
34
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
35
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
36
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+17 voltas
 
 
 
37
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+18 voltas
 
 
 
38
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
+19 voltas
 
 
 
39
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+27 voltas
 
 
 
40
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
+35 voltas
 
 
 
41
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+38 voltas
 
 
 
42
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
Abandonou
 
 
 

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.