Audi se despede das 12h de Sebring com vitória emocionante de Fässler, Tréluyer e Jarvis. Di Grassi é 2º

Como se 12 horas de corrida não fossem tempo suficiente, a edição de 2013 da mais tradicional prova de longa duração dos Estados Unidos foi definida somente nas voltas finais em Sebring

A lista de vencedores 12 Horas de Sebring ganhou três novos nomes neste sábado (16). Em uma edição histórica, que marca o fim de uma era na corrida norte-americana, Marcel Fässler, Benoît Tréluyer e Oliver Jarvis levaram a melhor em uma disputa emocionante com o segundo protótipo da Audi, pilotado por Tom Kristensen, Allan McNish e Lucas Di Grassi. Após meio dia de prova, a diferença foi de somente 7s6, sendo que eles chegaram a ficar separados por 1s os 30 minutos finais.

Fässler, Tréluyer e Jarvis serão lembrados como os últimos vencedores da última 12 Horas de Sebring que contou com os protótipos de Le Mans (LMP1) – a partir de 2014, devido à fusão da ALMS com a Grand-Am, esses carros não poderão mais competir na Flórida. O trio também encerra uma fase vitoriosa na história da Audi, que estreou em Sebring em 1999 e, desde então, triunfou 11 vezes na classificação geral.

Fässler, Tréluyer e Jarvis entraram para a história em Sebring (Foto: Facebook/Audi)

O pódio foi completado pela equipe Rebellion, que completou seis voltas a menos que os protótipos da Audi. Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Neel Jani são os pilotos.

Fazendo sua estreia como piloto da Aston Martin, Bruno Senna viu seu Vantage V8 ter problemas logo nas primeiras voltas e perder muito tempo no boxes. Assim, ele, Darren Turner e Stefan Mücke terminaram só em oitavo lugar na categoria GT. Na classe PC, Bruno Junqueira liderou boa parte da prova, mas também enfrentou problemas e fechou na quarta posição.

Confira como foi a 61ª edição das 12 Horas de Sebring:

Parciais: 
Largada: Tréluyer mantém liderança, e Delta Wing para nos boxes
Hora 1: Equipe de Senna troca radiador. Tréluyer lidera
Hora 4: Após punição de McNish, Di Grassi assume carro em 2º lugar

Hora 7: Di Grassi e Jarvis se tocam na disputa pela liderança
Hora 10: Di Grassi recebe carro na liderança a duas horas do fim

As imagens das 12 Horas de Sebring

As horas iniciais da prova começaram com o Audi #1, pilotado por Benoît Tréluyer, na liderança. O panorama começou a mudar quando Allan McNish assumiu o lugar de Tom Kristensen no Audi #2 e começou a descontar a diferença.

O crescimento do escocês, porém, foi atrapalhado por uma punição após um toque com o LMPC de Mirco Schultis – os comissários o penalizaram com 60 segundos de stop-and-hold. Já ao volante, Marcel Fässler retomou a ponta.

A partir de então, os dois protótipos adotaram estratégias diferentes, com o #2 tentando compensar o tempo perdido. A briga voltou a esquentar na metade da corrida, quando os dois mais jovens de cada trio estavam na pista: Oliver Jarvis, no #1, e Lucas Di Grassi, no #2.

O brasileiro assumiu a ponta numa manobra em que os dois chegaram a se tocar. Mas Jarvis não vendeu o osso fácil e tratou de recuperar – por alguns minutos, os dois trocaram ultrapassagens e se alternaram na ponta. A alternância acabou quando Tréluyer entrou pela segunda vez no Audi #1.

No início da oitava hora, McNish, de volta ao #2, se aproveitou de uma bandeira amarela provocada pelo forte acidente de Bill Sweedler para tirar Fässler da primeira posição. Essa ordem se manteve até o primeiro pit-stop do segundo turno de Di Grassi, quando o brasileiro, que pilotou por quase 4h neste sábado, ficou mais tempo parado no pit e acabou superado por Jarvis.

Na hora final, com os experientes Tréluyer e Kristensen na pista, a disputa continuou muito próxima. O dinamarquês chegou muito perto de ultrapassar o francês em certo momento, quando os dois estiveram lado a lado, mas um Porsche retardatário acabou deixando o maior vencedor das 12 Horas de Sebring encaixotado e tornou a vida de Tréluyer mais fácil. Dali em diante, ele precisou apenas administrar a vantagem para vencer pela pequena margem de 7s6.

Na categoria LMP2, a equipe Level 5 fez uma dobradinha. Na sexta posição geral, Scott Tucker, Marino Franchitti e Ryan Briscoe ficaram com a vitória na abertura da temporada da ALMS, seguidos pelo mesmo Tucker, Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud. Tom Kimber-Smith, Christian Zugel e Eric Lux completaram o pódio da classe.

Completando as subdivisões de protótipos, David Cheng, Mike Guasch e David Ostella levaram a PC. A diferença também foi pequena: 15s para Kyle Marcelli, Chris Cumming e Stefan Johansson – que chegou a rodar nas horas finais da prova.

Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook, de Corvette, desbancaram o favoritismo da Ferrari de Gianmaria Bruni, Olivier Beretta e Matteo Malucelli. A equipe italiana liderou boa parte da prova, confirmando a boa forma apresentada nos treinos livres, mas perdeu a vitória após duas escapadas da pista nas horas finais.

Outra categoria equilibrada e cheia de reviravoltas foi a GTC. O melhor Porsche desta divisão foi de Cooper MacNeil, Jeroen Bleekemolen e Dion von Moltke. Eles bateram Nelson Canache Jr., Spencer Pumpelly e Brian Wong por 35s. O ator de Hollywood Patrick Dempsey foi só o sexto colocado, depois de largar na pole-position. Após as cinco horas de corrida, apenas quatro carros abandonaram, número muito pequeno para uma prova de tamanha dificuldade.

ALMS, 12 Horas de Sebring, final:

 

1
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
364 voltas
 
 
 
2
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+7.68
 
 
 
3
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+5 voltas
 
 
 
4
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
+6 voltas
 
 
 
5
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+10 voltas
 
 
 
6
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+18 voltas
 
 
 
7
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+19 voltas
 
 
 
8
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+22 voltas
 
 
 
9
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
+28 voltas
 
 
 
10
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+28 voltas
 
 
 
11
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
+29 voltas
 
 
 
12
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW
Duncan ENDE
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
+29 voltas
 
 
 
13
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+29 voltas
 
 
 
14
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
+30 voltas
 
 
 
15
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+31 voltas
 
 
 
16
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
+31 voltas
 
 
 
17
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
+32 voltas
 
 
 
18
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+34 voltas
 
 
 
19
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+35 voltas
 
 
 
20
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
+35 voltas
 
 
 
21
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+38 voltas
 
 
 
22
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+43 voltas
 
 
 
23
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+46 voltas
 
 
 
24
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
+49 voltas
 
 
 
25
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+49 voltas
 
 
 
26
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+50 voltas
 
 
 
27
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
+50 voltas
 
 
 
28
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+51 voltas
 
 
 
29
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+53 voltas
 
 
 
30
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+53 voltas
 
 
 
31
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
+55 voltas
 
 
 
32
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+55 voltas
 
 
 
33
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+57 voltas
 
 
 
35
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+61 voltas
 
 
 
35
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+63 voltas
 
 
 
36
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
+78 voltas
 
 
 
37
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+83 voltas
 
 
 
38
Al CARTER
Kevin ESTRE
Carlos DE QUESADA
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+95 voltas
 
 
 
39
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
NC
 
 
 
40
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
NC
 
 
 
41
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
NC
 
 
 
42
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
NC
 
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.