Com boas largadas, Maurício conquista primeira vitória no Brasileiro de Marcas em Interlagos

O atual campeão do certame curiosamente conquistou neste domingo a primeira vitória da carreira no Brasileiro de Marcas, apostando principalmente em boas largadas. Allam Khodair foi o segundo

Ricardo Maurício conquistou o título do Brasileiro de Marcas em 2012 apostando apenas na consistência, sem vencer nenhuma vez. Para a nova temporada, a estratégia parece ter mudado. É que, de forma dominante, o piloto da Honda recebeu a bandeira quadriculada na frente na corrida de abertura de 2013, neste domingo (7), em Interlagos.

Para terminar na frente, o piloto paulista começou a acelerar desde a largada. Partindo do sétimo posto, Maurício pulou para a terceira colocação logo na primeira curva, ficando atrás do pole, Vicente Orige, e de Allam Khodair. A partir daí, o piloto começou a pressionar o colega da Stock Car no duelo pela vice-liderança.

Ricardo Maurício passou Vicente Orige para vencer em Interlagos (Foto: Felipe Tesser/Grande Prêmio)

Só que nem houve tempo para um duelo. Brigando por posições intermediárias, Serafin Jr. – que substitui Vitor Meira no carro da Amir Nasr – acabou rodando na Subida da Junção e tocando em Alceu Feldmann. Com o carro da Ford danificado, o safety-car acabou acionado pela direção de prova.

O carro de segurança ficou na pista apenas por uma volta. No recomeço, Maurício mais uma vez tracionou bem, passando Khodair. Outro que também conseguiu avançar foi Galid Osman, que assumiu a terceira colocação. Entretanto, o piloto da Toyota acabou punido por ter queimado a largada, sendo obrigado a se dirigir ao pit-lane.

Enquanto não cumpria a punição, Galid segurava o restante do pelotão, permitindo que Maurício colasse no companheiro de equipe, Orige. A ultrapassagem foi inevitável, e na quinta volta o piloto do carro 90 já estava no comando da prova. Khodair também passou o pole, retornando à segunda colocação, mas já muito distante do líder.

Sem ser pressionado, Maurício seguiu rumo à bandeira quadriculada para poder comemorar a primeira vitória na categoria – algo curioso para quem já tem um título. Khodair terminou em segundo, com Ricardo Zonta completando o pódio.

Para ficar com a terceira colocação, o ex-piloto de F1 precisou ganhar um duelo entre os Toyota, deixando Denis Navarro em quinto. O grupo dos dez primeiros ainda teve Gustavo Martins, Alceu Feldmann, Thiago Marques, Pedro Nunes, Leandro Romera e Osman.

Quem não deu sorte neste domingo foram os carros da Mitsubishi. Eduardo Rocha, em 12º, foi o melhor representante da marca nipônica. Outro que também teve problemas foi Orige. O pole precisou ir aos boxes e cruzou a linha de chegada apenas em 13º.

Brasileiro de Marcas, Interlagos, corrida 1:

1 Ricardo MAURÍCIO SP JLM Honda 32:08.559 17 voltas
2 Allam KHODAIR SP J. Star Chevrolet +8.265  
3 Ricardo ZONTA PR RZ Toyota +15.862  
4 Denis NAVARRO SP Bassani Toyota +17.288  
5 Kreis JR/G MARTINS SC/RS Carlos Alves Chevrolet +20.351  
6 Alceu FELDMANN PR Full Time Honda +20.742  
7 Thiago MARQUES PR Amir Nasr Ford +31.344  
8 Leandro ROMERA SP J. Star Chevrolet +31.526  
9 Pedro NUNES SP Bassani Toyota +35.599  
10 Galid OSMAN SP RZ Toyota +36.942  
11 Felipe GAMA SP Full Time Honda +45.993  
12 Eduardo ROCHA SP Petrópolis Mitsubishi +46.206  
13 Vicente ORIGE SC JLM Honda +1 volta  
14 J CAMPOS/G CASAGRANDE PR/PR Carlos Alves Chevrolet NC  
15 Leonardo NIENKÖTTER SC Officer Mitsubishi NC  
16 Fernando NIENKÖTTER SC Officer Mitsubishi NC  
17 SERAFIN JR RJ Amir Nasr Ford NC  

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube