Sete horas se passaram, mas ainda é impossível apontar qual dos dois carros da Audi sairá vitorioso das 12 Horas de Sebring de 2013. Restando cinco horas de disputa, ambos os carros já tiveram problemas, se tocaram e trocaram ultrapassagens. Após 200 voltas, apenas 11s separam Benoît Tréluyer, o líder de momento, de Tom Kristensen, o segundo.
Esse equilíbrio entre os dois protótipos alemães resultou em uma emocionante briga pela liderança da corrida, que atingiu seu ápice quando Oliver Jarvis e Lucas Di Grassi estavam na pista. Os dois inclusive chegaram a se tocar, o que, certamente, assustou todo o Team Joest.
“Nós dois estávamos lado a lado, mas eu não o vi, por isso fechei a porta daquele jeito. Mas o importante é que os carros continuaram inteiros e isso não trouxe problemas”, explicou Jarvis ao Grande Prêmio.
Di Grassi pilotou por duas horas antes de entregar o carro para Kristensen, que passou a dividir a pista com o Tréluyer. Neste período, a Audi aproveitou uma parada nos boxes do #1 para fazer reparos em seu assoalho. Ambos os trios entraram nove vezes nos boxes, com uma diferença: o #2 fez apenas oito pit-stops e cumpriu um stop-and-hold de 60 segundos.
Nesse último intervalo de três horas, Bruno Senna enfim entrou na pista no carro da Aston Martin. O brasileiro pilotou por pouco menos de duas horas na tentativa de fazer seu time recuperar terreno, mas a corrida ficou comprometida logo no início por conta de um problema no radiador. O trio, que no momento é representado por Darren Turner, ocupa a nona posição na classificação da categoria GT. O primeiro lugar é do Corvette de Richard Westbrook.
Antes bem na fita da LMPC, a RSR de Bruno Junqueira caiu bastante após um problema mecânico que deixou o time com dois pit-stops a mais que seus concorrentes. Duncan Ende, terceiro piloto a entrar em cena no carro #13, está em quinto lugar na categoria, uma volta atrás do líder Kyle Marcelli.
Na LMP2, o duelo pela vitória envolve dois protótipos da Level 5, sendo que Marino Franchitti é o melhor após sete horas. Scott Tucker é o segundo colocado. Eles têm três voltas de vantagem para Éric Lux.
Por fim, a GTC, que está vendo muitas mudanças na primeira posição, tem no momento Jon Fogarty como o mais bem classificado. Ele fez um pit-stop a menos que o segundo, Alexandre Imperatori.
ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, sétima hora:
1
|
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER Oliver JARVIS |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
211 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
2
|
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN Allan McNISH |
P1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+11.3
|
|
|
|||||
|
|||||
3
|
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD Neel JANI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+3 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
4
|
Klaus GRAF
Lucas LUHR Romain DUMAS |
P1
|
Pickett
HPD ARX-03c Honda |
+3 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
5
|
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG Andrea BELICCHI |
P1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota |
+5 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
6
|
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI Ryan BRISCOE |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+10 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
7
|
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY Simon PAGENAUD |
P2
|
Level 5
HPD ARX-03b Honda |
+11 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
8
|
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL Eric LUX |
P2
|
Greaves
Zytek Z11SN Nissan |
+14 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
9
|
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING Stefan JOHANSSON |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+16 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
10
|
David CHENG
Mike GUASCH David OSTELLA |
PC
|
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
11
|
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS David HEINEMEIER HANSSON |
PC
|
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
12
|
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN Mike WILKINS |
PC
|
CORE
Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
13
|
Oliver GAVIN
Tommy MILNER Richard WESTBROOK |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
14
|
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER Marc GROSSENS |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
15
|
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA Matteo MALUCELLI |
GT
|
Risi
Ferrari F458 Italia |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
16
|
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN Jörg MÜLLER |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
17
|
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW Duncan ENDE |
PC
|
RSR
Oreca FLM09 Oreca |
+17 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
18
|
Dirk MÜLLER
Joey HAND John EDWARDS |
GT
|
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE |
+18 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
19
|
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS Nick TANDY |
GT
|
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR |
+18 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
20
|
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK Anthony LAZZARO |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+19 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
21
|
Bryce MILLER
Marco HOLZER Richard LIETZ |
GT
|
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
22
|
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL Chapman DUCOTE |
PC
|
BAR1
Oreca FLM09 Oreca |
+20 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
23
|
Bill SWEEDLER
Townsend BELL Leh KEEN |
GT
|
West/AJR
Ferrari F458 Italia |
+21 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
24
|
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN Jon FOGARTY |
GTC
|
JDX
Porsche 911 GT3 Cup |
+28 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
25
|
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI Brett SANDBERG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
26
|
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED Sean EDWARDS |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
27
|
Bem KEATING
Damien FAULKNER Craig STANTON |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
28
|
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY Brian WONG |
GTC
|
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
29
|
Al CARTER
Kevin ESTRE Carlos DE QUESADA |
GTC
|
TRG
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
30
|
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER Kuba GIERMAZIAK |
GTC
|
NGT
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
31
|
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN Dion von MOLTKE |
GTC
|
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup |
+29 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
32
|
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS Bob FAIETA |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+30 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
33
|
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY Joe FOSTER |
GTC
|
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup |
+30 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
34
|
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN Lawson ASCHENBACH |
GTC
|
Competition
Porsche 911 GT3 Cup |
+32 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
35
|
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON Pedro LAMY |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+34 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
35
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
GT
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 |
+41 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
37
|
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA Jordan TAYLOR |
GT
|
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1 |
+44 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
38
|
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL Kuno WITTMAR |
GT
|
SRT
SRT Viper GTS-R |
+46 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
39
|
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON Pierre KAFFER |
PC
|
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca |
+51 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
40
|
Scott SHARP
Guy COSMO David BRABHAM |
P2
|
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda |
+52 voltas
|
|
|
|||||
|
|||||
41
|
Chris DYSON
Guy SMITH Butch LEITZINGER |
P1
|
Dyson
Lola B12/60 Mazda |
Abandonou
|
|
|
|||||
|
|||||
42
|
Andy MEYRICK
Olivier PLA |
P1
|
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan |
Abandonou
|
|
|
|||||
O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto