7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Grande Prêmio

Etapa da Copa GP na Granja Viana terá karts equalizados, tornando justa disputa entre pilotos: “É exigência do público”

Felipe Giaffone, proprietário do kartódromo que receberá a próxima etapa da Copa Grande Prêmio de Kart, explica a importância da equalização dos karts, o que aumenta a disputa entre os pilotos amadores e a qualidade da corrida na pista

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma das (poucas) reclamações sobre a Copa Grande Prêmio de Kart por parte dos pilotos participantes, nas etapas anteriores, foi o azar em ser sorteado com um kart pior do que os concorrentes – algo comum em kartódromos com carros alugados. Na busca por igualar as chances de todos os participantes, porém, o GP levou as próximas duas etapas para a Granja Viana – e, assim, espera contornar de vez esta situação.

No kartódromo de Cotia, a garantia é de karts equalizados, o que promete aumentar a disputa na pista e nivelar, pelo alto, o campeonato. A próxima etapa, no dia 14 deste mês, já deve ver os pilotos amadores com tempos muito mais próximos e brigas mais apertadas na pista.

Tempos parelhos com karts equalizados na Granja Viana (Foto: KGV)

"A nossa preocupação é muito grande com a equalização", diz Felipe Giaffone, proprietário do kartódromo e piloto da Copa Truck. "A verdade é que existem muitos pilotos hoje no kart amador que andam tão bem quanto qualquer piloto profissional. Eles foram ficando bons e, para acompanhar a exigência desse público, investimos muito na parte mecânica", explica.

Giaffonne já foi o responsável por garantir a equalização dos karts da Granja. Hoje, essa função fica com a equipe de mecânicos do local: "Quando voltei dos Estados Unidos eu fazia pessoalmente a equalização e fomos desenvolvendo algumas manhas. Depois passei esse posto e hoje temos uma turma boa de pilotos que testam os karts e mecânicos da "velha guarda" que estão muito acostumados."

Ariel Milani, coordenador técnico do kartódromo, é um dos que estão "acostumados" com os karts: "Todos são revisados, diariamente, um a um. Primeiramente fazemos a manutenção preventiva, verificando itens de revisão como freio, transmissão (embreagem, corrente e coroa), motor e direção. Durante esta manutenção, são vistoriadas outras partes do kart não desgastadas de forma natural, ou seja, as avariadas em colisões, principalmente no quadro, por exemplo. Este tipo de manutenção compõe a parte corretiva da revisão, conserto depois de avaria ou falha", explica.


"Em seguida, fazemos a equalização de todos os karts no mínimo uma vez na semana, tentamos fazer duas vezes por semana como regra, mas dependemos do clima e movimento da pista, obviamente. Esta equalização é feita por pilotos profissionais que avaliam a dirigibilidade, frenagem e tempo de volta sempre comparando-o com um kart referência. A tolerância permitida é de menos de três décimos de segundo dentre todos os 40 karts da frota. A pilotagem precisa ser constante, ou seja, frear e acelerar sempre nos mesmos lugares com todos os karts e não tentando fazendo a melhor volta com cada um. Desta forma a comparação torna-se mais assertiva pela pilotagem não ser no limite do conjunto piloto/kart", completa Milani, detalhando o que cada piloto da Copa GP pode esperar de seu carro.

#GALERIA(7184,159619)
Com essa realidade diferente na nova etapa da Copa, o GP espera que mais pilotos amadores sintam-se à vontade para se inscrever e pilotar em alto nível na Granja Viana, disputando vagas na Equipe GP que disputará as 500 Milhas e as vagas na final da Copa, em dezembro.

É válido lembrar que mulheres têm desconto em razão do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama. Garanta seu lugar seguindo o caminho abaixo: 

INSCRIÇÕES NA COPA GP

1) Entre no GRANDE PREMIUM e escolha a opção 'Copa Grande Prêmio de Kart (etapa)' para participação na etapa de 14 de outubro ou em todo o campeonato (as duas etapas classificatórias restantes).

2) Na sequência, preencha todos os seus dados (ignore a opção de cadastro via Facebook). No campo PESO, coloque o valor indicativo + kg (exemplo: 80 kg). Selecione a opção 'Aceito os termos e condições de uso do GRANDE PREMIUM' e clique em AVANÇAR.

Você será redirecionado para a página do PagSeguro, onde deve completar seus dados de pagamento para efetuar a inscrição. Se houver qualquer problema ou dúvida neste processo, mande um e-mail para a organização da Copa Grande Prêmio de Kart.

Assinantes GRANDE PREMIUM devem efetuar sua inscrição via e-mail.

 


Paddock GP: Miguel Cappuccio destaca alto nível dos pilotos na Copa GP de Kart