Final da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras começa na próxima terça-feira no Kartódromo Granja Viana

Falta uma semana para a 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de novembro no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). Edição deste ano conta com um alto número de estreantes

Doze jovens kartistas, sendo nove deles estreantes, brigarão na terça e na quarta-feira da próxima semana pelo prêmio da Seletiva de Kart Petrobras. Será a 17ª final da história do torneio, que foi idealizado no fim dos anos 1990 por Binho Carcasci.

Em jogo nos dias 3 e 4 de novembro estará um cheque de R$ 64 mil para o campeão. Mas, além disso, três pilotos serão selecionados para um programa de orientação que inclui teste com simulador de F1 na Europa, treino com uma equipe de F-Renault Europeia, participação no Mitsubishi Racing Experience no Brasil com Ingo Hoffmann, entre outras ações. Este programa será destinado ao campeão, ao melhor estreante e ao melhor piloto dentre aqueles que já tiveram a oportunidade de participar no ano passado.

CONFIRA O HOTSITE DA SELETIVA NO GRANDE PRÊMIO

Na pista, a programação tem início na manhã de terça com um pequeno warm-up e as tomadas de tempo. No fim da tarde são disputadas as primeiras corridas. As corridas decisivas são realizadas na quarta-feira.

Pietro Rimbano foi o campeão da Seletiva Petrobras em 2014 (Foto: Fabio Oliveira/Radical Motors)

Na Seletiva, tirando o warm-up, todas as atividades contam pontos para o resultado final. As tomadas de tempo são distintas: uma única volta lançada; cinco minutos de pista, podendo parar uma vez no box, valendo a melhor volta de cada piloto; e uma sequência de seis voltas cronometradas, para avaliar a constância dos competidores.

A pontuação vai aumentando a cada fase, com a última corrida sendo a mais importante.

 "Todo início e final de temporada são emocionantes para nós que organizamos e idealizamos a Seletiva de Kart Petrobras com muita dedicação. Tenho certeza que o nível de disputas será alto e teremos os melhores kartistas da Graduados de 2015 nesta decisão", comentou Binho Carcasci. "Agradeço mais uma vez a Petrobras e a Petrobras Distribuidora pelo apoio em mais um ano. Estamos chegando a nossa 17ª final e são poucos os eventos que podem contar com um patrocínio tão duradouro no país."

Os 12 classificados conquistaram suas vagas em quatro etapas diferentes: a Copa Petrobras Sorriso Campeão, dentro da Copa São Paulo Light, o Brasileiro de Kart, o Norte-Brasileiro de Kart e a Copa Brasil. Os três que têm experiência prévia são Bruno Bertoncello (duas finais), Zaiya Fontana e Vini Papareli (uma final cada).

A final também terá representantes de todas as cinco regiões admnistrativas do país. O amazonense Gabriel Silva completou o bolo ao se classificar correndo em MG na Copa Brasil.

Confira os finalistas da Seletiva Petrobras:

O GRANDE PRÊMIO segue publicando, nesta semana, a ficha completa dos finalistas. Clique nos links para conferir as que já foram ao ar:

Zaiya Fontana (RJ)
Gabriel Sereia (SP)
Gaetano di Mauro (SP)
Luiz Branquinho (GO)
João Vitor Rosate (GO)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Juan Vieira (SP)
Vinícius Papareli (SP)
Sérgio Crispim (PB)
Gabriel Silva (AM)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.