Mercedes nega “dormir” na estratégia e diz que Verstappen venceria de qualquer jeito

O chefe Toto Wolff não concorda com Valtteri Bottas, que sente que a Mercedes jogou a vitória no GP dos 70 Anos. O dirigente sente que a Red Bull estava simplesmente mais rápida

Valtteri Bottas terminou o GP dos 70 Anos com a sensação de que a Mercedes “dormiu” na estratégia e facilitou o trabalho de Max Verstappen rumo à vitória em Silverstone. O finlandês acompanhou o holandês na primeira metade da prova, mas passou a sofrer muito com desgaste de pneus na segunda e ficou para trás. Para o chefe Toto Wolff, entretanto, a análise é diferente: Verstappen venceria o GP de um jeito ou de outro.

“Não acho que estávamos dormindo, mas aceito a perspectiva dele”, disse Wolff. “Acho que simplesmente tínhamos um carro mais lento hoje e é necessário admitir isso. Se a gente deveria fazer o contrário do Max [Verstappen]? O fato é que isso não mudaria nada porque o Max voltaria com pneus novos, a gente seguiria com pneus piores, e ele terminaria na nossa frente. Não sei o que poderíamos fazer de melhor”, seguiu.

Bottas e Verstappen fizeram o último pit-stop na volta 32 de 52, com ambos colocando pneus duros. A Red Bull conseguiu completar a parte final da prova sem perder desempenho, mas a Mercedes sofreu mais. Prova disso é que Lewis Hamilton, adiando a parada até o giro 41, ganhou muito tempo. Na altura da bandeira quadriculada, o segundo lugar que parecia certo para Valtteri caiu nas mãos de Lewis.

Max Verstappen foi imbatível em Silverstone, analisa a Mercedes (Foto: AFP)

“Claro, ele [Bottas] não está feliz porque ele era segundo e o Lewis era terceiro. Só que foi só aprendendo com o que aconteceu na pista, quando vimos que os pneus do Valtteri tinham muita borracha sobrando, que decidimos deixar o Lewis na pista por mais tempo. O carro estava vibrando muito, mas tinha muita borracha ainda. Aí ele [Hamilton] conseguiu seguir rápido e prolongar o trecho”, encerrou Wolff.

O resultado é um novo golpe nas esperanças de título de Bottas, que já não é nem vice-líder no Mundial de Pilotos. O piloto mais próximo de Hamilton, com 107 pontos, é Verstappen, com 77. Bottas fica em terceiro, acumulando 73.

A próxima corrida da F1 é já nesta semana. A categoria deixa Silverstone e vai para Barcelona, casa do GP da Espanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.