7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Grande Prêmio

Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras 2015 participam de treino com Nuno Cobra Jr. e ações de comunicação

Encerrando as atividades do programa de orientação no Brasil, pilotos tiveram dia especial com treinamento integral de Nuno Cobra Jr. e também participaram de media training e uma palestra sobre marketing esportivo. Europa é o próximo destino dos vencedores da Seletiva 2015

 
Depois de acelerarem com Ingo Hoffmann durante o Mitsubishi Racing Experience, na semana passada, os kartistas Vinícius Papareli e Gaetano di Mauro – campeão e vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2015 – encerraram outras três atividades previstas no Brasil dentro do programa de orientação da Seletiva. Com compromissos escolares no Sul, o gaúcho Bruno Bertoncello, terceiro colocado na competição, não pôde participar das ações em São Paulo.
 
O sábado (21) foi de treinamento integral com o preparador físico e mental coaching Nuno Cobra Jr., no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cobra Jr. utiliza um método que ainda é inédito no mundo todo. Ele foi criado por seu pai, Nuno Cobra, que é uma referência mundial no desenvolvimento de atletas de alto desempenho, tendo no passado trabalhado com o tricampeão de F1, Ayrton Senna, entre muitos outros atletas de renome.
 
Pelo segundo ano, Cobra Jr. realizou a atividade com seu método focado em concentração e equilíbrio, para que os pilotos atinjam altas performances, cuidando do corpo, mente e emocional. Papareli, que em 2014 já havia participado do treinamento, revelou que já usou várias dicas ao longo deste ano.
 
"Eu aprendi os malabares, que eu usei bastante na minha temporada toda, e um pouco de equilíbrio que ele ensinou também. Pra aprender, você precisa ser muito focado e disciplinado, então me ajudou muito na parte de foco. E agora aprendi outras coisas novas que também irei levar adiante nos meus treinamentos", disse.
Vinícius Papareli treinando com Nuno Cobra Jr. (Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)
A importância da comunicação na carreira de um piloto
 
Na segunda-feira (23), os pilotos tiveram um dia dedicado à comunicação. Pela manhã, participaram de um media training, onde receberam dicas e orientações sobre o relacionamento com a imprensa e bateram um papo muito interessante com o jornalista Tiago Mendonça, que atualmente atua como repórter do programa Auto+, do Bandsports, da revista Speedway e é um dos editores do anuário AutoMotor Esporte. 
 
Pela tarde, foi a vez de ouvir o publicitário Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil. Antes de se tornar um dos grandes nomes da área no país, Julianelli foi piloto e correu categorias de turismo. Ninguém melhor para mostrar aos pilotos a importância de um bom relacionamento com os patrocinadores.
 
"Considero a Seletiva de Kart Petrobras super importante para o automobilismo brasileiro e fico muito feliz em poder participar. Basicamente, o que passei para os pilotos foi a importância nos dias de hoje em criar relevância na hora de fazer uma apresentação para um possível patrocinador. É mais do que vender um adesivo no carro ou um bordado no macacão. É preciso oferecer para a empresa um negócio, tendo o automobilismo como meio", explicou.
Finalistas recebem instruções para carreira (Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)
Di Mauro gostou dos ensinamentos e já pensa nas dicas para uma próxima reunião em uma empresa. "Você tem que ser diferente de todos os outros e apresentar aquilo que a empresa vai gostar. Você tem que dar retorno para o patrocinador e isso vai além de liderar uma competição e ir bem na pista. Foi, sem dúvida, uma aula muito grande e com certeza vai mudar muito os conceitos ou o jeito como eu vou me apresentar a partir de agora. Foi bem interessante", destacou.
 
Organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestes 17 anos, Binho Carcasci ficou satisfeito com o encerramento desta fase das atividades no Brasil e em poder oferecer novos conhecimentos para os pilotos. 
 
"Dentro do programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras, acho que o mais importante é a gente poder mostrar as coisas que eles não têm acesso no dia a dia como pilotos. Falar sobre marketing, falar sobre mídia, ter acesso às explicações que um cara como o Ingo Hoffmann pode dar, isso eles não têm acesso todos os dias e talvez nem tivessem pensando nisso nesse estágio da carreira. Mas é importante que eles tenham esse tipo de informação para conseguir construir uma carreira de uma forma completa", finalizou.
 
Papareli, Di Mauro e Bertoncello se preparam agora para as atividades na Europa, na segunda semana de dezembro. Eles participarão de um treino com simulador de F1 na Itália e farão dois dias de testes com a equipe Koiranen GP na F-Renault Europeia.